quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

ETE Onça aumenta eficiência do tratamento de esgoto em BH


Com a inauguração da segunda etapa da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Onça, nesta quarta-feira (27), Belo Horizonte se tornará a primeira capital do país com capacidade para tratar todo seu esgoto de forma secundária. A obra, realizada pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), ajudará o Governo de Minas em sua meta dupla de ampliar o saneamento em Minas e despoluir o Rio das Velhas.

Para cumpri-la, o governo triplicou, nos últimos sete anos, o número de ETEs no Estado. O volume de esgoto tratado subiu de 22 milhões de m3 para 150 milhões. Hoje, usufruem da rede sanitária cerca de 7,5 milhões de mineiros, 33% a mais que em 2002. A rede de esgoto passou de 10,3 mil km em 2003, para 15,1 mil km em 2009. “Trabalhamos muito para levar à população um saneamento de qualidade, que é uma das prioridades deste governo. As novas estruturas da ETE Onça comprovam o nosso esforço”, diz o presidente da Copasa, Ricardo Simões.

A primeira etapa da ETE Onça foi finalizada em 2006, a um custo de R$ 105 milhões. Com a segunda etapa, cujos investimentos somaram R$ 70 milhões, o esgoto que chega à estação desaguará no Ribeirão do Onça em condições de permitir a vida dos peixes que existiam em suas águas, deixando para trás aproximadamente 40 toneladas de material poluente por dia.


Leia mais na integra: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário