domingo, 26 de abril de 2009

AÉCIO NEVES E O MEIO AMBIENTE

Na belíssima e superlotada festa de 21 de Abril em Ouro Preto, o Governador Aécio Neves também nos proporcionou em seu discurso um importante trecho em defesa do planeta Terra. A cada dia que passa ele vem aproveitando todos os seus espaços para chamar atenção para esse tema.
Nesse belo discurso, ele nos diz de seu permanente olhar para “a grave enfermidade do planeta e a vertiginosa crise que se multiplica das questões que envolvem a sustentabilidade da vida e do meio ambiente. A Terra está combalida pela sua exploração predatória dos últimos 150 anos, e se não houver atos concretos que a salvem, a vida não suportará outros 150 anos de insânia, se a tanto durar a agonia.
“Temos que decidir, ainda nesta geração, se continuamos na voragem enlouquecida de consumo dos recursos naturais, ou se sacrificamos parte do conforto em favor da vida. Não há mais como adiarmos as urgentes medidas que as nossas consciências reclamam todos os dias. O problema é um só e possui várias faces: água, aquecimento global, emissão de gás carbônico…”O discurso de Aécio nos remete a um importante texto do teólogo P. Teilhard de Chardin que pôs em relevo com a felicidade, a ação de certas pessoas, que vão além das diversas curvaturas e cálculos matemáticos dos físicos.
Para ele, existe uma curvatura da pessoa que atua no mundo a partir de seu começo, dessa forma ela abre caminho a uma autonomia, cada vez mais, afirmada na ação pessoal de um líder. Assim como ele, provoca ao mesmo tempo uma solidariedade cada vez mais latente no universo. Esses são os que modificam o mundo.
Leia na íntegra aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário