sexta-feira, 13 de março de 2009

Estado abre 20 mil vagas para cursos profissionalizantes


Bianca Melo - Estado de Minas
A Secretaria de Estado de Educação aplica neste sábado, pelo segundo ano consecutivo, as provas do Programa de Educação Profissional de Minas Gerais (PEP). São 283 mil pessoas para 20 mil vagas. Podem participar pessoas que terminaram o ensino médio (não importa em que tipo de escola), alunos do segundo ou terceiro ano do médio nas escolas estaduais e ainda quem está no Curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Apesar de não se ter ainda estatística final, há inscrições de pessoas que concluíram até cursos superiores. São 74 cursos técnicos gratuitos ofertados em 98 cidades.


O programa é resultado de convênios para abertura de vagas de cursos técnicos em Minas. As vagas são criadas na própria rede do Estado e em escolas técnicas já existentes. Neste último caso, o governo libera o recurso necessário para melhor aproveitamento da estrutura. "Repassamos para formação de professores, aquisição de material didático, para auxiliara na manutenção de laboratórios ou melhorar a infra-estrutura", cita o coordenador do PEP, Joaquim Antônio Gonçalves.


No ano passado foram aplicados R$ 60 milhões e, neste ano, serão R$ 70 milhões. Ele afirma que a procura surpreendeu a turma da secretaria. Desde 2002, está proibido no país receber diploma de técnico sem ter concluído o ensino médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário