quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Medicina chinesa é tema do VII Fórum de Saúde da ESP/MG


A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP/MG), através do Programa ESP Integral, realizou o VII Fórum de Orientação em Saúde, nessa terça-feira (8), no auditório da sede da Escola. O objetivo foi proporcionar a orientação em saúde através da visão diferenciada sobre a medicina tradicional chinesa aos funcionários da Escola.

As palestras foram ministradas pelo doutor em acupuntura pela Federação Mundial de Medicina Chinesa, Giuseppe Madaldi, e pelo acupunturista e massoterapeuta do programa ESP Integral, Ronnie Henrique Coelho, com mediação do coordenador do ESP Integral, Marcello Giffoni.

Madaldi apontou a mudança de paradigma do conceito de saúde e de relação entre profissionais e usuários de saúde. “A relação centrada no hospital e que tem uma barreira entre médico e paciente muda de lugar porque um paciente, hoje em dia, precisa do bem-estar de uma forma geral: físico, mental, emocional”. O palestrante destacou, ainda, a necessidade de quantificar os resultados das práticas. “A proposta da medicina oriental é bem integrativa, visando o equilíbrio. Com certeza, é notada mudança de comportamento como maior harmonia, tanto dentro quanto fora da Instituição. É necessário criar ferramentas para quantificar os benefícios dessas práticas. Não tenham dúvidas de que a eficiência deste trabalho é fantástica”.


Leia mais na integra: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário