domingo, 20 de outubro de 2013

Aécio Neves Demonstra Satisfação e Cautela com Resultado de Pesquisa em Minas

Fonte: Portal UAI

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) fez questão de agradecer a confiança dos mineiros e de ressaltar a gestão do governador Antonio Anastasia (PSDB) ao comentar o resultado da pesquisa EM Data/Ufla/MDA, que avaliou a intenção de voto para as disputas pelas vagas de presidente, governador e senador. Na simulação de disputa presidencial, Aécio vence a presidente Dilma Rousseff (PT) em Minas em todos os cenários.

O tucano aparece com 46,6% das intenções, contra 35,4% da petista, quando o outro adversário é o governador do Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), que fica com 6,6%. Já no embate com Marina (PSB), Aécio tem 43,8% e Dilma 33,8%, contra 13,2% da ex-senadora. Foram ouvidos 2.006 entre os dias 12 e 15. A margem de erro é de 2,1%.


Aécio considerou os números extremamente positivos: “Agradeço a grande confiança que os mineiros vêm manifestando, e aproveito para reiterar o meu profundo e permanente compromisso com Minas”. Ele ressaltou os 80% de aprovação do governo Anastasia.

“É uma demonstração de que o modelo de gestão fundamentado na transparência e na melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos mineiros, iniciado em 2003, continua tendo a aprovação da grande maioria da população”. Para Aécio, as pesquisas devem ser vistas com cautela, já que é preciso aguardar a definição do quadro eleitoral em Minas e no Brasil.

Para o presidente estadual do PSB, deputado federal Júlio Delgado, o resultado da sondagem presidencial reforça a tese de parceria entre PSDB e PSB num eventual segundo turno.

“Esses números são importantíssimos para um cenário de segundo turno que a gente deseja: a soma de Aécio com Eduardo ou Marina nos permite mais de 50% contra Dilma”, afirmou.

No caso do Palácio da Liberdade, o bom desempenho de Lacerda, segundo Delgado, mostra “que o PSB tem de ser protagonista em Minas, seja com o Marcio ou um palanque comum para enfrentar Pimentel, que é o nome de Dilma em BH”. Já o presidente estadual do PT, deputado federal Reginaldo Lopes, considerou o resultado “excelente” para Dilma.

“O senador Aécio tem um desempenho de apenas 10 pontos à frente, é muito pouco. Antes da crise a presidente estava à frente de Aécio e, como está em processo de recuperação, é natural que ele tenha assumido a dianteira no estado em que foi governador”, argumenta.

Governador

Os principais nomes na corrida pelo governo avaliaram que ainda é cedo para ter uma amostra do que ocorrerá no ano que vem. No levantamento, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel (PT), e o governador Anastasia aparecem como os favoritos para governador e senador, respectivamente.

Pimentel comentou o resultado, que o coloca com percentual entre 31,5% e 42,2%, à frente dos possíveis candidatos do atual governo. “Fico muito feliz de ser lembrado. É uma honra e deve ser fruto da trajetória como prefeito e ministro, mas é muito cedo para fazer prognóstico. As candidaturas vão se definir no ano que vem”, comentou.

O senador Clésio Andrade (PMDB), que aparece com percentual entre 7,5% e 9,2% das intenções de voto, dependendo do cenário, gostou do resultado. “É sinal de que o trabalho no Senado que está sendo reconhecido pelo povo”, disse.

Já o presidente estadual do PSDB, deputado federal Marcus Pestana, que segundo o levantamento teria hoje 3,9% dos votos, acredita que a população não está preocupada com eleição agora e apenas reage ao que o pesquisador pergunta.

“No tempo certo nosso grupo liderado pelo senador Aécio terá um nome que será um forte candidato. Neste momento, o grau de conhecimento é o que foi manifestado na pesquisa espontânea”, afirmou o tucano.

Nesse caso, em que o pesquisador não informa quais são os candidatos em disputa, a preferência é por Aécio e Anastasia como opção de voto para governador. Pestana lembra que em março de 2010 Anastasia tinha 5% nos levantamentos e acabou vencendo em outubro com 62%.

Pimenta da Veiga, Alberto Pinto Coelho e Marcio Lacerda não retornaram as ligações da reportagem. Procurado por meio de sua assessoria, o governador Antonio Anastasia não comentou o levantamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário