Turistas perdidos em busca de informação e transporte público, como os que a reportagem de O TEMPO mostrou na última segunda-feira, devem ser cenas do passado em Belo Horizonte. Pelo menos é o que promete a empresa de turismo municipal, a Belotur, que vai aproveitar o fato de a cidade ser uma das sedes da Copa de 2014 para atrair parceiros e colocar em prática diversos projetos que estão parados ou engavetados.
“Há problemas na cidade e a Belotur conhece todos eles. A hora de resolver é agora, com a Copa”, diz a diretora de promoção turística da empresa, Ana Paula de Azevedo. Um dos projetos que devem sair do papel é o do ônibus turístico, que terá sua primeira rota ainda em 2011. O projeto é de 2006, mas, na primeira licitação, não houve interessados. Agora, com a perspectiva do grande número de visitantes que a Copa trará, a linha já foi licitada. O primeiro roteiro será o Centro-Sul, que vai levar os visitantes a locais como as praças da Liberdade e da Estação, Museu Histórico Abílio Barreto, Mercado Central, a região da Savassi e os parques Municipal e das Mangabeiras.
Em 2012 deve começar a funcionar a rota da Pampulha. “Vai ser importante para fazer a união entre os pontos turísticos lá. Hoje, o visitante vai à igreja de São Francisco e não consegue chegar ao museu”, diz o diretor presidente em exercício da Belotur, Arthur Vianna.
O ônibus terá ar-condicionado e será equipado com um GPS que identifica o local por onde ele passa e transmite informações sobre os principais pontos. A passagem deve custar de R$ 10 a R$ 15. Ainda não foi definido quantos ônibus circularão na cidade.
Totens. Também neste ano, a cidade ganhará 50 totens em pontos estratégicos, como aeroportos, rodoviárias e atrativos turísticos. Neles, haverá informações sobre hoteis, restaurantes, programação cultural e locais de visitação. Os totens devem suprir a carência de informações nesses locais. Em 2012, serão instalados mais cem totens.
Nas ruas
Cidade terá nova sinalização até 2012
A sinalização de trânsito, turística e interpretativa (com informações sobre pontos importantes) de Belo Horizonte será renovada até o final de 2012. A BHTrans está desenvolvendo um projeto que prevê placas em português, inglês e espanhol.
No caso dos pontos turísticos, haverá placas também em braile. Segundo a Belotur, a nova sinalização vai atender às necessidades da Copa do Mundo e também às mudanças pelas quais a cidade passou nos últimos tempos, como as obras nas avenidas Antônio Carlos e Cristiano Machado e a transferência do governo do Estado para a Cidade Administrativa.
“Na praça da Liberdade, por exemplo, vai mudar tudo, porque ali deixou de ser o centro administrativo doEstado para virar um centro cultural”, diz a diretora de promoção turística da Belotur, Ana Paula de Azevedo. Desde 2005 foram investidos R$ 1,3 milhão na sinalização de Belo Horizonte, em convênio com o Ministério do Turismo.
A colocação das novas placas deve melhorar a vida de turistas e dos próprios moradores. “Até quem mora em Belo Horizonte desde que nasceu se confunde quando precisa ir a algum lugar que não conhece bem. Em termos de sinalização, a cidade está repleta de ?pontos de adivinhação?”, escreveu o leitor Sergio Pereira ao portal O TEMPO Online. (APP)
Fonte: O Tempo
Nenhum comentário:
Postar um comentário