Em janeiro, Belo Horizonte recebe um recorte de uma das mais representativas exposições de arte contemporânea mundial: a 29ª Bienal de São Paulo - Obras Selecionadas. A segunda maior bienal do mundo, que fica atrás apenas da Bienal de Veneza, escolheu os espaços daFundação Clóvis Salgado (FCS) em Belo Horizonte para abrir a itinerância da 29ª edição da mostra.
As obras selecionadas para a exposição em Belo Horizonte poderão ser vistas entre os dias 18 de janeiro e 20 de março de 2011, no Palácio das Artes e Centro de Arte Contemporânea e Fotografia. O público irá conferir os trabalhos de nomes como Jean-Luc Godard, Carlos Garaicoa, Gil Vicente, Hélio Oiticica, Ligia Pape e Matheus Rocha Pitta, entre muitos outros. A curadoria da 29ª Bienal de São Paulo é de Moacir dos Anjos e Agnaldo Faria. No total, estão expostas cerca de 190 obras de 35 artistas brasileiros e internacionais que discutem a ligação profunda entre arte e política.
A 29ª Bienal de São Paulo - Obras Selecionadas é fruto de uma realização conjunta da Fundação Clóvis Salgado e Fundação Bienal de São Paulo, com patrocínio nacional do Banco Itaú e Fiat. A FCS tem ainda o patrocínio local da OI e OI Futuro. A exposição vai ocupar galerias e espaços diversos do Palácio das Artes, como hall de entrada, passeio e Cine Humberto Mauro e o Centro de Arte Contemporânea e Fotografia da FCS. A entrada é franca em todos os espaços e para a mostra de cinema.
29ª Bienal de São Paulo - Obras Selecionadas
As obras exibidas em Belo Horizonte tiveram, como recorte inicial, os trabalhos dos artistas mineiros que participaram da 29ª Bienal de São Paulo, encerrada no dia 12 de dezembro de 2010. A partir daí foram selecionadas cerca de 190 obras de 35 artistas que poderão ser vistas nos espaços da Fundação Clóvis Salgado.
Em São Paulo a 29ª Bienal foi dividida em núcleos ou blocos curatoriais, trabalhando as relações entre arte e política. Em Belo Horizonte a exposição seguirá a mesma linha, agrupando as obras de acordo com o conceito a que pertencem e mantendo a sua coerência artística. Como resultado deste trabalho conjunto, o público terá acesso a um rico acervo de pinturas, instalações, projeções em vídeo, fotografias, esculturas e ilustrações, entre outras técnicas.
No Cine Humberto Mauro, a mostra de filmes fica em cartaz de 18 de janeiro a 10 de fevereiro e vai exibir produções variadas, que passam, por exemplo, por documentários, ficção e filmes nacionais e internacionais. Ao todo, serão exibidas cerca de 30 obras, divididas em 10 programas diferentes e que agrupam os filmes de acordo com a sua temática comum. Assinam as produções nomes como Eduardo Feller, Agnès Varda, Paul Chan e o brasileiro Glauber Rocha. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do cinema 30 minutos antes de cada sessão.
Uma relação histórica
Desde sua abertura, nos anos 70, o Palácio das Artes tem uma filosofia que vai ao encontro do pensamento dos curadores da 29ª Bienal de São Paulo, que ancora o seu trabalho na convicção de ser impossível separar arte e política. Nos anos de ferro da ditadura militar brasileira, em 1970, o espaço exibiu, em sua inauguração, a mostra Do Corpo à Terra, que tornou-se um dos principais marcos da cultura em Minas Gerais e do Brasil. Com curadoria de Frederico de Morais, a exposição teve a presença de vários artistas que também foram selecionados para a 29ª Bienal de São Paulo, como Cildo Meirelles, Artur Barrio, Nelson Leirner e Carlos Vergara.
Com a realização desse projeto, a Fundação Clóvis Salgado cumpre a maior missão que lhe cabe, que é oferecer ao público mineiro uma programação cultural de conteúdo inquestionável e diversificada.
Ação educativa
Para receber cada público da melhor maneira possível e potencializar o seu contato com as obras da exposição, Belo Horizonte vai contar com um serviço educativo cuidadosamente preparado pela 29ª Bienal de São Paulo. O objetivo é difundir a arte contemporânea para seus mais diversos públicos, passando a eles informações detalhadas sobre os trabalhos da 29ª Bienal, favorecendo o diálogo e estimulando as pessoas a construírem e acreditarem nas suas próprias percepções da arte. As informações sobre a ação educativa e o agendamento de atividades devem ser feitas pelos telefones (31) 3236-7322 ou (31) 3236-7389.
Lista de artistas da 29ª Bienal de São Paulo - Obras Selecionadas (Belo Horizonte)
1. Adrian Piper
2. Alessandra Sanguinetti
3. Antônio Dias
4. Apichatpong Weerasethakul
5. Artur Barrio
6. Carlos Garaicoa
7. Cildo Meireles
8. Cinthia Marcelle
9. Clarice Lispector
10. Efrain Almeida
11. Flávio de Carvalho
12. Gil Vicente
13. Gustav Metzger
14. Hélio Oiticica
15. Jean-Luc Godard
16. Jimmie Durham
17. Joachim Koester
18. Jonathas de Andrade
19. José Leonilson
20. Kendell Geers
21. Lygia Pape
22. Manon de Boer
23. Matheus Rocha Pitta
24. Miguel Angel Rojas
25. Nan Goldin
26. Oscar Bony
27. Rosangela Rennó
28. Samuel Beckett
29. Sandra Gamarra
30. Sara Ramo
31. Sophie Ristelhueber
32. Tamar Guimarães
33. Tatiana Blass
34. Tucuman Arde
Nenhum comentário:
Postar um comentário