quarta-feira, 24 de março de 2010

Azeredo assume presidência da Comissão de Controle das Atividades de Inteligência


O Presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado, Eduardo Azeredo (PSDB-MG), assumiu nesta terça-feira, dia 23, a presidência da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI). Ele recebeu o cargo das mãos do deputado Emanuel Fernandes (PSDB-SP), Presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados. A Constituição estabelece a alternância anual das duas Casas no comando da Comissão, criada para fiscalizar as ações do Sistema Brasileiro de Inteligência, comandado pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e formado por 12 entidades, entre elas, a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), as secretarias dos comandos militares e a Polícia Federal.

Azeredo destacou os esforços para viabilizar as atividades da CCAI, como a elaboração de novo regimento interno, ampliando a composição da Comissão. O Senador também questionou a falta de uma ação mais efetiva de inteligência nas áreas sindical e de organizações não-governamentais de caráter mais agressivo, como o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST).

Cobrança
E o Senador Eduardo Azeredo voltou a cobrar do Governo Federal investimentos efetivos em infraestrutura e transporte. Segundo ele, espera-se que seja de fato cumprido o anúncio de que o PAC 2 destinará recursos para a duplicação da BR-040, entre o trevo de Ouro Preto e Barbacena; e o metrô de Belo Horizonte. “Em sete anos, o Governo Federal não ampliou um metro sequer de metrô em Belo Horizonte. Por isso, é possível desconfiar dessa promessa feita em ano eleitoral. Se for cumprida, ótimo, mas vamos continuar cobrando”, disse.
Azeredo lembrou que, há um ano, os senadores de Minas Gerais estiveram com o Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, que garantiu o início imediato da licitação para a duplicação da BR-040. Entretanto, nada foi feito até agora. “Essa rodovia liga duas das maiores cidades do Brasil, Belo Horizonte e Rio. A duplicação é uma demanda antiga da população da Zona da Mata e das Vertentes e precisa ser feita com urgência”, completou, cobrando também a entrega da obra do Viaduto das Almas, atrasada em um ano. “Agora dizem que estão esperando a presença do Presidente Lula para fazer a inauguração. Ora, o funcionamento do novo viaduto é muito importante para ser submetido a critérios de campanha eleitoral”, concluiu

Fonte: Assessoria de Imprensa do Senador Eduardo Azeredo

Nenhum comentário:

Postar um comentário