sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Governo Aécio: Cidade Administrativa é destaque em publicação sobre sustentabilidade


Sustentabilidade na nova sede do governo de MG


A Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, nova sede do governo de Minas Gerais, pretende ser a primeira do Brasil a se preocupar com questões relacionadas à sustentabilidade. Parte das obras já está concluída e a sede estará em pleno funcionamento em outubro deste anoO Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, e o Palácio das Princesas, em Recife, são provas concretas de que, no Brasil, as sedes dos governos estaduais são edificações históricas, que pouco se preocuparam com questões relacionadas à sustentabilidade na época em que foram construídas.

O governo de Minas Gerais, no entanto, está realizando uma série de obras para tentar mudar essa realidade e se tornar a primeira sede governamental, no Brasil, que segue critérios sustentáveis.

Entre as medidas implantadas na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, como foi nomeada a nova sede do governo mineiro, projetada por Oscar Niemeyer, estão:

– sensores de luz fotossensíveis, que acendem apenas na presença de pessoas;– elevadores inteligentes, que funcionam de acordo com a demanda;– revestimento de vidro de máximo desempenho em toda a fachada dos prédios, o que bloqueia a entrada de calor e diminui a necessidade do uso de ar-condicionado;– sistema de esgoto sanitário a vácuo;– móveis feitos a partir de madeira certificada de reflorestamento com selo FSC;– sistema de coleta seletiva em todas as estações de trabalho– e rampas de acesso em todos os ambientes dos prédios, como uma das medidas de acessibilidade no local.

As obras principais e externas da Cidade Administrativa já estão concluídas. Hoje, dia 22 de fevereiro, funcionários de quatro secretarias se mudaram para os novos prédios. A previsão é que, em março, o governador Aécio Neves e o vice Antonio Anastásia ocupem seus novos gabinetes no prédio e, em outubro, a sede já abrigue toda a estrutura do governo mineiro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário