terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Filme revela história de superação de ex-morador da CSPD


A história de um dos primeiros moradores da Casa de Saúde Padre Damião (CSPD), em Ubá, na Zona da Mata, está sendo documentada. Um vídeo sobre a trajetória de vida de José Corsino Filho que, depois de ser internado na unidade aos 12 anos de idade, foi transferido para uma colônia no Rio de Janeiro e acabou se formando em Medicina, foi rodado na unidade em janeiro. A Casa de Saúde Padre Damião pertence ao Complexo de Reabilitação e Atenção ao Idoso, da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). Por muitos anos, seu foco assistencial foi voltado para os pacientes portadores de hanseníase e se chamava Sanatório Padre Damião.

O documentário é baseado no livro escrito pelo médico, “Eu estava lá”, lançado ano passado e que revela uma história de superação e conquistas. O roteiro e direção são de Abelardo Carvalho, diretor premiado pela produção de curtas-metragens como “Fábrica de papel’, selecionado ano passado para o Festival Internacional de Filme Etnográfico e “Várias vidas de Joana”, curta-documentário que, no ano passado, levou o prêmio de melhor curta do Festival de Cabo Frio e Mostra PUC 2009. A produção é da Cavídeo, produtora carioca. A película foi feita em alta definição.

Nascido em Viçosa, Corsino foi internado, ainda jovem, em Ubá. Depois de passar por um hospital e uma colônia no Rio de Janeiro, para onde eram levadas as vítimas de hanseníase, conseguiu estudar e se formar em Medicina. Atuou como perito do antigo INPS, foi professor assistente em duas faculdades e trabalhou no Centro Municipal de Saúde Augusto Amaral Peixoto, onde foi chefe do Serviço de Epidemiologia. Atualmente, ainda atende em um consultório no bairro carioca do Acari.


Nenhum comentário:

Postar um comentário