sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Cursos para deficientes


PUC Minas abre cursos gratuitos para deficientes se capacitarem para omercado de trabalho.


Pessoas com diferentes tipos de deficiência podem exercer praticamente qualquer atividade profissional. Para o pesquisador e professor de Gestão de Pessoas e Comportamento da UFMG, Antônio Luiz Marques, “parte da dificuldade de inclusão está relacionada com uma histórica cultura empresarial”.

Orientador de projetos de pós-graduação sobre o assunto, Antônio alerta que grande parte dos gerentes de empresas valorizavam candidatos jovens e inteligentes para comporem o quadro de funcionários da organização.

Mas há alternativas acessíveis de capacitação profissional e resgate da cidadania, por exemplo os cursos gratuitos oferecidos pela Proex da PUC Minas, para pessoas com deficiência física, auditiva, visual, mental ou múltipla. Entre as opções estão Informática Básica, Inclusão Digital, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Jardinagem, Auxiliar de Limpeza, Massagem Terapêutica, Drenagem Linfática, Introdução à Cidadania e Direitos Básicos.

"A iniciativa do curso é louvável. Dar emprego não é incluir. Tem que desenvolver o sentimento de inclusão, que envolve respeito e igualdade, por exemplo", explica o professor de Gestão de Pessoas e Comportamento da UFMG, Antônio Luiz Marques.

Os interessados para o Programa de Capacitação para Pessoas com Deficiência da PUC devem ter 16 anos ou mais, e pessoas de baixa renda têm prioridade na inscrição, que pode ser feita até 12 de fevereiro.

Outras informações: (31) 3319-4927 ou 3319-4977 (segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h).


Nenhum comentário:

Postar um comentário