segunda-feira, 8 de junho de 2009

Governo garante acesso gratuito na entrega de óculos


Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que necessitam de óculos recebem atendimento em tempo recorde no Estado. Em pouco mais de 15 minutos, pacientes de Belo Horizonte e região, munidos de receita médica, carteira de identidade e cartão do SUS, recebem gratuitamente os óculos, entregues pela Coordenadoria de Oftalmologia Social, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), com sede em Belo Horizonte. Para a demanda que vem do interior, o prazo médio de entrega é uma semana. A Coordenadoria atende, em média, 1.500 pessoas mensalmente da capital e interior.
Com expectativa de entregar cerca de 20 mil óculos somente neste ano, o coordenador do serviço em Minas, Jules Jesus Ayoub, prevê crescimento de 54% no atendimento em comparação a 2008. No ano passado, cerca de 13 mil pessoas, entre crianças e adultos, foram atendidas no Estado. Com investimentos anuais de R$ 850 mil, oriundos do Ministério da Saúde, a Coordenadoria, gerida pela Saúde Estadual, fornece ainda bengalas, doadas aos portadores de deficiência visual quando há indicação médica.As prescrições médicas são adquiridas após consultas em postos de saúde, em Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou em serviços particulares. Os óculos produzidos são em acetato, modelo padrão para perto ou longe, com modelos diferentes conforme o sexo, variando também a cor. Há ainda modelos infantis. Jules Jesus assegura que o produto é de primeira linha, o que garante segurança ao usuário.
De acordo com Ayoub, até 2003 o serviço era feito pelas 13 gerências regionais de saúde. “Perdia-se em preço, com a compra descentralizada, e no custo de manutenção de estoques, dentre outros. Hoje, o serviço está todo centralizado em Belo Horizonte.

Leia mais na integra: Portal Minas On-line

Nenhum comentário:

Postar um comentário