Fonte: Agência Minas
Nesta segunda-feira (3), os
2,2 milhões de alunos da rede estadual voltaram às salas de aula. Em todo o
Estado, estudantes deixaram para trás os dias de férias e retomaram suas
atenções para livros didáticos e cadernos nas 3.670 escolas da rede.
Algumas escolas prepararam
novidades para recebê-los. A Escola Estadual Professor Francisco Brant, de Belo
Horizonte, por exemplo, tem uma nova área de convivência para seus alunos.
Construída em janeiro, a arena pedagógica foi feita para ser um espaço para os
professores lecionarem seus conteúdos fora da sala de aula.
“Trata-se de uma iniciativa
pedagógica da nossa escola tendo em vista o Reinventando o Ensino Médio, que
chega à nossa escola e vai começar bem com esse novo espaço que estamos
oferecendo aos nossos alunos”, afirma a diretora da instituição, Arlene Borges
da Cunha.
A obra da escola, feita com
recursos do Ministério da Educação (MEC), através do Programa Dinheiro Direto
na Escola (PDDE), e do fundo de manutenção da escola, da Secretaria de Estado
de Educação (SEE), tem investimentos que somam aproximadamente R$ 15 mil, que
incluem também a revitalização de outra área de lazer dos alunos e da entrada
da escola.
Arlene está empolgada com o
Reinventando. "O grande foco é o Reinventando, com o sexto horário para os
alunos e a proposta de um ensino médio revitalizado", diz. Além do
seminário de percurso organizado por todas as escolas da rede, a escola vai
ainda fazer oficinas com seus alunos para apresentar as três áreas de
empregabilidade escolhidas inicialmente: Comunicação Aplicada, Meio Ambiente e
Recursos Naturais e Empreendedorismo e Gestão.
Dos 1.080 alunos da escola,
cerca de 320 entram em 2014 inseridos nessa nova proposta de ensino médio.
Patricia de Fátima Favato de Abreu é um deles. "Vai ser bem melhor com o
Reinventando, para nos preparar para lá fora, para quando sairmos da
escola", afirma a estudante, oriunda da rede municipal que encontrou a
novidade na nova escola.
Já Bárbara Lisboa termina o
ensino médio esse ano. A aluna do 3º ano tem planos para 2014. “Vou fazer
medicina em uma universidade federal. Vou fazer de tudo para poder conseguir, é
meu sonho. Tenho certeza que vou passar esse ano”, afirma a jovem, que está na
Escola Estadual Professor Francisco Brant desde o 6º ano do ensino fundamental.
Primeiro Dia de Escola
Enquanto Bárbara e outros
alunos do 3º ano do ensino médio se preparam para deixar a escola para trás e
começar um novo ciclo, alunos do 1º ano do ensino fundamental estão apenas
começando sua história escolar, muitos deles acompanhados pelos pais nesse
primeiro dia.
Rudá Penha Fernandes é um
desses estudantes. Aluno da Escola Estadual Padre Eustáquio, em Belo Horizonte,
Rudá tem hoje seu primeiro dia de aula na escola. “O 1º ano vai ser bom. Vai
ser diferente”. A avó, Rita de Cássia Nascimento, acompanhou o menino de seis
anos no seu primeiro dia.
“Estamos apreensivos, mas sabemos que essa é
uma boa escola, a diretora é maravilhosa e todo mundo lá em casa estudou aqui.
Então fico mais tranqüila e a gente procura passar essa energia positiva para
ele”.
A mãe de Júlia Vitória Silva
da Cruz, Alexandra Conceição Silva da Cruz, levou a filha para a mesma escola
por um razão diferente. Pensando no futuro da filha, Alexandra trocou a escola
particular, onde Júlia fez a pré-escola, por uma da rede estadual.
“Além de morar perto da
escola, acho que para entrar em uma universidade ela vai ter mais oportunidades
se vier de uma escola pública”. Mas, enquanto Júlia está tranqüila com a troca
de escola, a mãe fica um pouco nervosa com a entrada da filha no ensino
fundamental e as mudanças que vêm em sua nova fase.
“É uma mudança, é totalmente
diferente. Agora ela está em uma escola com mais alunos, tem dever de casa.
Agora tem que pensar em coisas mais sérias”, ressalta.
Daniel Pires também levou o
filho para seu primeiro dia, mas está bem mais tranqüilo que Alexandra. E ele
tem motivos de sobra para isso: Daniel estudou na mesma escola onde seu filho,
Diego dos Santos Pires, estuda a partir de hoje. “A gente tem a confiança, fica
seguro de trazer, porque já passei aqui e sei o que ele vai passar”, afirma
Daniel.
Pelo que a diretora, Maria
Leonor Cardoso Ferreira, e sua equipe planejam para 2014, os pais podem contar
com a escola. Segundo ela, o Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), da
Secretaria de Estado de Educação, continuará com um trabalho mais intenso.
“A ideia esse ano é que
todos os profissionais em fora de sala vamos fazer um sistema de apadrinhamento
dos alunos. Então cada funcionário vai ficar responsável por um quantitativo de
alunos e com o desafio de desenvolver e acabar com a defasagem desses
estudantes”. A Escola Estadual Padre
Eustáquio começou o ano letivo com 975 alunos do 1º ao 5º ano do ensino
fundamental.
Interior de Minas
Na Escola Estadual Afonso
Arinos, no Noroeste do Estado, a volta às aulas contou com uma programação
especial. Além de uma gincana, atividades com música e contação de histórias,
marcaram as primeiras atividades de 2014 com os estudantes dos anos iniciais do
ensino fundamental. “Hoje é dia de
receber os alunos, por isso tem que ser com mais alegria, mais energia”,
explica a professora do quinto ano, Denilva Souza Dias.
A educadora ainda explicou
que as primeiras ações do planejamento pedagógico estão definidas. “Vamos
começar o ano com uma revisão dos conteúdos estudados no ano passado. Ainda
estre mês faremos uma avaliação diagnóstica de Português e Matemática. Na
quarta-feira, nós faremos o planejamento no módulo II para traçar o roteiro de
estudos para o semestre com base na matriz curricular”, detalha Denilva.
Com o objetivo de aproveitar
o tempo do calendário escolar, o passeio pelos diversos temas da História já
começam esta semana com os alunos da Escola Estadual Henrique Diniz, em
Barbacena, na Zona da Mata.
A escola atende cerca de 740
alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio. Nas aulas com o 3º ano
do ensino médio, um dos primeiro temas a serem abordados é o período
republicano no Brasil. Para o último ano da educação básica ainda estão
previstos simulados e outras atividades com foco no Exame Nacional do Ensino
Médio (Enem).
De acordo com o professor de
História, Felipe Souza Soares, o primeiro dia de aula também é uma oportunidade
para alunos e professores firmarem algumas regras de convivência.
Tudo para que o ano letivo
ocorra sem problemas. “Eu sempre planejo
conversar com os alunos para ‘sentir’ como é a turma. Nós também estabelecemos
algumas regras de convivência e as formas de avaliação”, adianta o professor.
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