sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Culpar Raio por Apagão é Piada


Fonte: Portal O Tempo

Irritada com os últimos apagões ocorridos no país, a presidente Dilma Rousseff contestou as explicações dadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e até por técnicos do Ministério de Minas e Energia e disse que os cortes de luz são provocados por falha humana, nunca por raios.

"No dia em que falarem para vocês que caiu um raio, gargalhem", afirmou Dilma, ontem, durante café da manhã com jornalistas, no Palácio do Planalto.

"Raio cai todo dia neste país, a toda hora. Raio não pode desligar sistema. Se desligou, é falha humana. Raio é derivado de uma coisa chamada chuva, crucial para o sistema funcionar. Não posso querer que tenha chuva e não tenha raio. A nossa briga é para impedir que, quando o raio cai, o sistema pare".

Para o diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, o corte de abastecimento que deixou consumidores de 12 Estados sem energia, no último dia 15, pode ter sido causado por um raio.

Dilma admitiu haver outros riscos de interrupção de energia, mas rejeitou o termo apagão, alegando que a palavra foi usada quando "o Brasil inteiro ficou às escuras", em 2001, porque não havia linhas de transmissão suficientes.

 "Sem que vocês saibam, deve ter umas 3.000 quedas de energia por ano", afirmou. Para ela, é preciso ser "implacável" com a falta de luz. "Não podemos aceitar conviver com isso", disse.

Ridículo. A presidente desdenhou de comentários dando conta de que o Brasil pode ser obrigado a economizar novamente energia, como em 2001, e chegou a falar em má-fé. "Acho ridículo dizer que o Brasil corre risco de racionamento"

Com planilhas sobre "descargas elétricas" na mão, Dilma se levantou e, diante dos repórteres, começou a dar uma aula sobre raios e a necessidade de proteção do sistema. "No caso de transmissão, somos vítimas eternas e temos de nos preparar", insistiu.

Ex-ministra das Minas e Energia, Dilma também atribuiu a uma falha humana a falta de luz que atingiu o aeroporto do Galeão anteontem. "O sistema elétrico do Galeão terá de ser trocado. No Rio, sempre que a temperatura passa de 40 graus, a Light tem problema", disse.

Juros vão cair mais. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, declarou ontem, em entrevista ao portal G1, que o Banco do Brasil e a Caixa continuarão a reduzir taxas de juros. "Em 2013, a economia vai começar muito melhor do que começou em 2011. Em 2011, os juros estavam altos. Tínhamos algum tributo que estamos tirando. Não tinha redução de energia elétrica e o câmbio estava desfavorável".

Nenhum comentário:

Postar um comentário