sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Na Tentativa Desesperada de Rejuvenescer, Dilma voltou ao Twitter

Aécio Neves é um cara jovial. Mais do que uma questão de faixa etária – ele completou 53 anos em março – este é um traço de personalidade que permeia todas as esferas da sua vida. 

Quem com ele convive, costuma usar as palavras entusiasmo e alegria para definir tanto a forma como ele se entrega ao trabalho quanto ao fato de manter uma vida social que não esconde: depois de uma exaustiva jornada , ele pode ser visto em eventos culturais, batendo papo com amigos em um barzinho ou cantando modas de viola, à beira da fogueira, na Fazenda da Mata – que pertence à família desde 1867. 

Não por acaso, dizem que uma de suas frases favoritas é da escritora americana Gertrude Stein: “a alegria é a coisa mais séria da vida”.

Até semana passada, esta jovialidade do mineiro parecia, aos olhos dos seus adversários, uma fraqueza.  Parecia. O quadro, porém, mudou drasticamente a partir da quinta-feira passada, quando foi ao ar o programa do PSDB. 

As pesquisas qualitativas realizadas pelo Palácio do Planalto durante o programa, fizeram piscar as luzes de alerta: 

Aécio havia se saído bem – e a jovialidade era um dos pontos de força do senador.  Para completar, o hangout, realizado depois do programa com Aécio Neves, fora assistido por quase 200 mil pessoas ao longo de uma hora.

Some-se, a isso, o alerta anterior, ao sabor das manifestações ocorridas no meio do ano, que deixaram claro à presidente e seu marqueteiro, que Dilma estava afastada da população – especialmente dos jovens, que passaram a ser alvo de inúmeras ações.

De uma hora para outra, começam a surgir programas e redes sociais chapa branca dedicadas à conquista do público jovem. 

Na sequência, temos boatos de que Dilma é dada a surtos de jovem rebeldia – ela faria passeios noturnos, de moto, ouvindo rock, pelas ruas de Brasília. Só faltou a roupa de couro – talvez porque o Marqueteiro João Santana, que gosta da sutileza, tenha achado demais. 

Nos últimos dias, planta-se também a imagem de uma Dilma que foge de seguranças no exterior para fazer compras em shoppings ou simplesmente perambular, rebeldemente, pelas ruas de Manhattan. 

Puro marketing alimentado por uma imprensa tola que, por acreditar que tem um furo nas mãos, divulga a mentira e ajuda a alimentar a fantasia.

A cereja do bolo desta estratégia surgiu hoje, com o retorno da presidente da República ao Twitter – rede que ela abandonara desde o final da campanha, em 2010. 

Não por acaso, a Dilma verdadeira voltou batendo papo com um fake famoso, o Dilma Bolada. Seu autor, 

Jefferson Monteiro começou realmente fazendo humor. Desde abril último, porém, quando esteve em Brasília, há indícios sugerindo que ele saiu da informalidade para reforçar a comunicação presidencial. É de se notar que, ao sabor das pesquisas qualitativas durante o programa do PSDB, desde a semana passada o perfil Dilma Bolada já se dedicava a atacar pesadamente Aécio Neves – coisa inédita desde que foi criado.

De bolada a rebelde, o que se vê nos últimos dias é apenas a tentativa desesperada de aproximar 

Dilma de um segmento com o qual Aécio Neves tem uma proximidade natural. Na ausência de uma Dilma jovial e rebelde, tentam agora, às vésperas de uma nova campanha eleitoral, reinventá-la. Embora a estratégia seja quase ridícula, a notícia não deixa de ser boa para a oposição. Mostra que Aécio tem bem mais chance do que seus adversários querem nos fazer crer.


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