sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Ibope: Aécio é Oposicionista em Melhores Condições de Crescimento para 2014

Fonte: Uol Mais

Com a proximidade do prazo final de filiações partidárias com vistas às eleições de 2014, as especulações em torno de nomes da oposição à presidente Dilma Rousseff (PT), como Marina Silva (sem partido) e José Serra (PSDB), crescem. Isso em função da primeira ainda não ter viabilizado a criação de seu partido, a REDE, e o segundo, por sua posição no mínimo misteriosa.

No caso de Marina, os números mostram que a curva de queda de suas intenções de voto tem se mantido constante e em ritmo acelerado, apesar de que se mantém em segundo lugar em qualquer cenário.

Já Serra não tem passado de um ghost candidate. Ou seja, nos holofotes se nega como candidato, mas nos bastidores alimenta essa possibilidade, prejudicando principalmente o real pré-candidato de seu partido, Aécio Neves (PSDB).

Por outro lado, a pesquisa divulgada pelo Ibope ontem traz dois importantes dados talvez relegados ao segundo plano pela recuperação da popularidade de Dilma, mas que são fundamentais para se enxergar a real situação das pré-candidaturas de oposição.

O primeiro dele confirma que Aécio Neves é o pré-candidato da oposição com melhores condições de crescimento. O senador mineiro é o nome oposicionista com menor rejeição, principal fator que deve ser analisado quando se tenta projetar o potencial de crescimento de uma candidatura

Já Serra é o campeão de rejeição com 47%. Já Marina e Eduardo Campos (PSB) tem 36%. Todos piores do que Aécio Neves (35%), que se igual à Dilma Rousseff.

O segundo fator importantíssimo para se ler as pré-candidaturas de oposição em 2014 é a consulta feita pelo Ibope levando-se em conta a citação espontânea dos eleitores. Nela, Aécio Neves já é o candidato oposicionista mais citado. Fica à frente, inclusive, de Marina e Serra, que já tiveram a oportunidade e a visibilidade de uma eleição presidencial.

Situação das pré-candidaturas oposicionistas para 2014

Intenção de voto (espontâneo):
Aécio Neves 5%
Marina Silva 4%
José Serra 3%
Eduardo Campos 1%
Não sabem em quem votar 45%
Branco/nulo 12%
Pré-candidatos governistas 30%

Índice de rejeição:
José Serra 47%
Marina Silva 36%
Eduardo Campos 36%
Aécio Neves 35%
Pré-candidatos governistas 34% 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário