terça-feira, 10 de agosto de 2010

Antonio Anastasia assume compromisso de levar gasoduto a Uberaba


Antonio Anastasia garante levar gasoduto ao Triângulo em sua reeleição

Em visita a Uberaba, Anastasia e Aécio Neves lembraram que em razão da iniciativa do Governo do Estado, a cidade poderá receber usina de uréia-amônia da Petrobras
O governador Antonio Anastasia assumiu o compromisso, nesta segunda-feira (09/08), em Uberaba (Triângulo Mineiro), que, reeleito, dará prioridade à construção do gasoduto ligando o município de São Carlos (SP) a Uberaba e a Uberlândia. Antonio Anastasia afirmou que esse é seu compromisso para que a Petrobras instale em Uberaba uma planta de ureia-amônia, insumo básico para a produção de fertilizantes. A construção do gasoduto, com 235 quilômetros de extensão até Uberaba e outros 120 quilômetros até Uberlândia, foi anunciada em março deste ano pelo ex-governador Aécio Neves, candidato ao Senado. Os recursos serão da ordem de R$ 750 milhões. Atualmente o Brasil importa 75% dos fertilizantes nitrogenados que consome.

“O gasoduto virá. A Cemig já fez os acordos finais com a Petrobras. Teremos aqui a usina, que vai permitir a planta de amônia. Isso vai significar uma redução drástica dos preços dos insumos da agropecuária, pois haverá produção no Brasil, em vez de importação. Isso vai reduzir os custos da produção. É um investimento grande do Governo do Estado que vai dar emprego de qualidade, não só em Uberaba, mas na região. E ainda terá uma consequência excelente, que é a redução do preço dos fertilizantes, que hoje representam uma grande parte dos insumos e dos custos da agropecuária”, disse o governador Antonio Anastasia.

Luta do Governo do Estado

O esforço pela instalação da planta de ureia-amônia em Uberaba foi iniciada pelo ex-governador Aécio Neves. No início deste ano, Aécio Neves se reuniu pessoalmente com o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e com representantes do Governo Federal, quando demonstrou tecnicamente que o Triângulo Mineiro era a melhor região para receber o investimento da Petrobras.

Aécio Neves lembrou que foi preciso o Governo do Estado tomar a iniciativa de lutar por Uberaba para que a Petrobras revisse a possibilidade de trazer para Minas Gerais a nova planta. Ele também afirmou que a reeleição do governador Antonio Anastasia significará o cumprimento da promessa de construção do gasoduto pela Cemig.

“Estamos absolutamente convencidos que Uberaba é o local adequado para a instalação dessa planta, porque grande parte do mercado consumidor está aqui e no seu entorno. Garantimos à Petrobras – fiz isso pessoalmente ao presidente – que a Cemig traz o gás que era o grande dificultador para que essa planta fosse garantida aqui. Tenho absoluta convicção de que ganhando o governador Anastasia, nós teremos essa planta aqui em Uberaba, porque não há sentido que ela seja em outro local. E o Estado está fazendo a sua parte. O grande obstáculo que havia está superado. O governador Anastasia reitera o compromisso com a construção do gasoduto, numa primeira etapa até Uberaba e depois até Uberlândia, disse Aécio Neves.

Entenda a negociação do Governo do Estado para a instalação da fábrica de ureia-amônia em Uberaba

12 de março de 2010 – O então governador Aécio Neves anuncia, em Uberaba, que o Governo de Minas, através da Cemig, irá construir um gasoduto para atender o Triângulo Mineiro, com investimentos de R$ 750 milhões. A construção possibilitará a instalação, em Uberaba, de uma planta da Petrobras de uréia-amônia, insumo básico para a produção de fertilizantes.

18 de março de 2010 – Em reunião entre Aécio Neves, o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, e o vice-presidente da República, José Alencar, é criado um grupo de trabalho para analisar a construção do gasoduto e a instalação da planta de uréia-amônia.

19 de março de 2010 – Reunião do Conselho de Administração da Petrobras decide que a implantação da usina de amônia em Uberaba é prioridade para a empresa.


Fonte: Coligação “Somos Minas Gerais”

Um comentário:

  1. Só sei que Hélio Costa tem uns amiguinhos estranhos e com passado obscuro. Segue o link:

    http://www.youtube.com/watch?v=0WkBLtuaFrw

    ResponderExcluir