quarta-feira, 5 de maio de 2010

Centro de Arte Contemporânea recebe exposição Onde a Água Encontra a Terra


O Centro de Arte Contemporânea e Fotografia da Fundação Clóvis Salgado recebe, a partir deste sábado (8), a exposição Onde a Água Encontra a Terra. A mostra levará o público a pensar e discutir as relações entre dois elementos da natureza – água e terra - passando por questões fundamentais da teoria da Cultura. Com curadoria de Paulo Herkenhoff, as imagens registradas pela americana Carol Armstrong e pelos brasileiros Fernando Azevedo e Leonardo Kossoy propõem uma nova perspectiva para a abordagem da fotografia. A exposição fica aberta até o dia 27 de junho e a entrada é franca.

No dia 9 de junho haverá um encontro com o curador Paulo Herkenhoff às 19h, no Centro de Arte Contemporânea e Fotografia. Neste encontro, também gratuito, o curador da Bienal de São Paulo e uma das maiores autoridades do país no campo da arte contemporânea, conversa com o público sobre a proposta da exposição e os trabalhos dos fotógrafos. A exposição é mais uma das atividades que celebram os 40 anos da Fundação Clóvis Salgado, completados em 2010.

As 53 obras estabelecem nexos da presença da água na fronteira com a terra, marcantes na produção de cada um deles. Rio, mar, oceano, chuva, piscina ou poça. Praia, muro, ilha, ponte, represa, piscina ou calçada. Em Onde a Água Encontra a Terra dá sentido a cada imagem e ao conjunto delas, passando pela filosofia, pela literatura e pela história da arte.

O projeto da mostra surgiu no início de 2007, quando Fernando Azevedo, Leonardo Kossoy e Carol Armstrong se reuniram em Nova Iorque para discutir uma exposição que também se desdobrasse em uma discussão das relações entre imagem e teoria da cultura. A partir de fotografias particulares que indicavam certos interesses teóricos e situações das imagens, o grupo chegou às bases do formato que será apresentado ao público em Belo Horizonte, e que já passou pelo Rio de Janeiro e São Paulo.


Leia mais na integra: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário