terça-feira, 10 de novembro de 2009

Produção de soja em Minas pode ficar perto do recorde


A nova previsão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a safra 2009/2010 em Minas, com base em informações sobre os plantios, confirma os efeitos da migração de produtores de milho para a soja. De acordo com a Superintendência de Política e Economia Agrícola da Secretaria da Agricultura de Minas Gerais, o aumento estimado de produção da leguminosa é de 9,2%, com o volume previsto de quase 3 milhões de toneladas em relação à safra anterior, que alcançou cerca de 2,7 milhões de toneladas.

Conforme a estimativa atual, a produção mineira de soja deve ficar apenas 3% abaixo da safra recorde alcançada pelo Estado em 2005, diz Márcia Aparecida de Paiva Silva, assessora técnica da superintendência.

Já o aumento da ocupação de terra com o cultivo de soja no Estado, de acordo com a previsão, é de 7,8%. A área de plantio é de 986,1 mil hectares contra 914,4 mil hectares da safra anterior. Márcia Silva explica que o cultivo da leguminosa oferece melhores perspectivas, atualmente, que o do milho por causa do alto estoque de passagem desse grão no Brasil. Além disso, o plantio da soja “superprecoce” possibilita a colocação antecipada do produto no mercado, com um preço compensador.


Leia mais na integra: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário