terça-feira, 14 de abril de 2009

ONG SABERCUIDAR. Segurança Pública: ação social no combate à redução da violência

por Newton Correia, 13.04.09, 5:05 pm
Presídio para gestantes em Minas investe na ressocialização
Há um mês, fui convidado para participar em Vespasiano, região metropolitana de Belo Horizonte, de uma visita do governador de Minas Gerais, Aécio Neves, ao Centro de Referência à Gestante Privada de Liberdade, primeiro presídio no país criado para abrigar detentas grávidas e os bebês delas. A iniciativa tem a proposta de humanizar o ambiente prisional para os filhos de mães condenadas pela Justiça.

A concepção desse projeto é bem peculiar, principalmente, por não reproduzir modelos já esgotados e inoperantes. O presídio cor de rosa, como é mais conhecido, mantém 45 mães abrigadas, a maioria condenada por tráfico de drogas. As presas ficam na unidade prisional até os filhos completarem um ano.

No local não existem celas e as detentas trabalham com artesanato, o novo ofício passa ser uma alternativa de geração de renda para as famílias. O governo de Minas Gerais, ainda este ano, vai criar no local oficinas de fabricação de fraldas, móveis de bambu e outros produtos artesanais. Esse presídio modelo foi destaque em matéria produzida pelo Fantástico da Rede Globo (05.04).
Leia na Íntegra: ONG SABERCUIDAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário