quinta-feira, 4 de julho de 2013

Aécio Neves 2014: O Crescimento Pífio do Brasil em 2012 deixou o País na Penúltima Posição entre os Países Latino-Americanos

Parece que a presidente Dilma Rousseff e o PT terão de estender a lista de pessoas e instituições que querem rotular como “agourentos” ou “pessimistas”, na qual tentam colocar o presidente do PSDB e pré-candidato em 2014, Aécio Neves. O crescimento pífio da economia brasileira em 2012, nacionalmente batizado de “pibinho”, teve reflexo em toda a América Latina e foi constatado também pela Comissão Econômica para a América Latia e o Caribe (Cepal).

A entidade, que agora, se Dilma e o PT mantiverem as suas posições, deverá ser chamada de “agourenta” e “pessimista”, fez um ranking com países da região e avaliou as suas evoluções econômicas no ano de 2012. Nele foram analisados o Produto Interno Bruto (PIB) e as taxas de inflação.

No caso do PIB, o Brasil com os seus irrisórios 0,9% de crescimento, ficou na lanterna entre os países que apresentaram crescimento no ano passado. No geral, ficou à frente apenas do Paraguai que apresentou retração de 1,2% no mesmo período.

A volta da inflação, também uma criação da oposição, segundo o PT, também influenciou para o desempenho desastroso no Brasil em relação à América Latina. A taxa brasileira de inflação em 2012 foi de 5,8%, a sexta mais alta da região, atrás de países como Chile, Cuba, Panamá e Peru.

Neste quesito, a situação do Brasil tende a piorar em 2013, já que a expectativa é de que neste ano a inflação fique acima do teto previsto pelo governo federal de 6,5%. Mesmo que não ultrapasse o limite, ficará acima do patamar atingido em 2012.


A Cepal é uma das mais respeitadas instituições de análise econômica e política do mundo. Mas se continuar a mostrar tanta verdade sobre o desempenho fraco do governo federal e da presidente Dilma Rousseff, em breve, estará entre os inimigos do PT para 2014, como já o é Aécio Neves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário