quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Marcio Lacerda: “Aécio Neves é o líder maior”



Entre as bandeiras que marcam a trajetória política de Aécio Neves – seja nas eleições ou não –, uma das principais e mais contundentes é a defesa aos municípios brasileiros. Ela está na base da discussão, por exemplo, de um novo pacto federativo, da tão sonhada reforma tributária e mesmo na luta por maior justiça na distribuição dos royalties do minério de ferro. E este reconhecimento foi reafirmado no primeiro dia de 2013 pelo prefeito reeleito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, que tratou Aécio Neves como “o líder maior” da ampla aliança de partidos e lideranças municipais formada em torno de sua campanha.

Mais do que o maior líder das eleições de 2010Aécio Neves já havia demonstrado seu desprendimento do poder e sua aversão à partidarização das administrações públicas ao comandar, em 2008, uma aliança entre opostos em Belo Horizonte. Pensando fazer de Belo Horizonte um exemplo nacional de união de forças políticas pelo bem dos cidadãos, ele – ao lado do ex-prefeito Fernando Pimentel – uniu PSDB e PT em torno de uma mesma candidatura, que venceu as eleições com Lacerda eleito no segundo turno.




Porém, infelizmente, a partidarização enraizada nas bases do PT falou mais alto. Marcio Lacerda passou quatro anos convivendo com as inúmeras tentativas de sabotagem administrativa vinda de seu vice-prefeito, Roberto Carvalho (PT). Fato que culminou com o rompimento forçado pelos petistas no dia anterior às eleições de 2012.

Marcio Lacerda, mesmo sendo vítima do rompimento, venceu o PT nas eleições, mas tomou posse no primeiro dia 2013 falando em tom conciliador. Mostrou que levará à frente a ideologia defendida por Aécio Neves nas eleições: as diferenças partidárias devem ficar na disputa pelo voto; no momento da administração pública, o interesse primeiro é o bem estar da população.

Lacerda fez isto ao reconhecer o apoio que recebeu do governo federal durante seu primeiro mandato como prefeito, o que não pode dizer o mesmo em relação ao diretório municipal do PT, mesmo tendo de abrigar mais de 600 petistas em cargos de confiança durante sua administração 2009-2012.

E nas suas primeiras palavras como prefeito reeleito e empossado, Marcio Lacerda deu o tom do todo o seu pensamento político: “a atenção a Belo Horizonte transcende a questão partidária”, disse ao lembrar do maior legado deixado pelo líder das eleições, Aécio Neves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário