quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Anastasia Destaca Legado de Niemeyer para a História de Minas Gerais



O governador Antonio Anastasia destacou nesta quinta-feira (06), durante entrevista em Belo Horizonte, a relevância da obra de Oscar Niemeyer para a história e a cultura de Minas Gerais. O arquiteto, um dos mais importantes nomes da arquitetura moderna do mundo, morreu na última quarta-feira, no Rio de Janeiro, aos 104 anos.

“Nós mineiros, principalmente belo-horizontinos, temos muito a agradecer e homenagear Niemeyer. Ele começou aqui a sua trajetória de fama internacional com o conjunto da Pampulha, teve em Juscelino Kubitschek, certamente, seu principal apoiador, naquele início ainda nos anos 1940, e, portanto, Niemeyer, a partir dali, fez Brasília e fez outras tantas obras, e uma das últimas, a Cidade Administrativa. E, por isso mesmo, deverá, permanentemente, estar na nossa lembrança, na nossa memória e nas nossas homenagens”, afirmou o Anastasia.





O conjunto arquitetônico da Cidade Administrativa Presidente Tancredo de Almeida Neves foi inaugurado em março de 2010 pelo então governador Aécio Neves, para abrigar, em um mesmo local, os diversos órgãos da administração direta do Poder Executivo Estadual.

Aécio Neves justificou a escolha do arquiteto Oscar Niemeyer para fazer o projeto da Cidade Administrativa citando uma frase do antropólogo, educador e senador Darci Ribeiro. "Daqui a 200 anos, o mundo vai se lembrar de apenas três brasileiros. Um será certamente Oscar Niemeyer, os outros dois, não faço nem ideia de quem possa ser", disse à época.

Na cerimônia de lançamento do projeto, em julho de 2004, o engenheiro José Carlos Sussekind, responsável pelos cálculos de várias obras de Niemeyer, disse que a Cidade Administrativa representou o ápice da carreira Niemeyer.

 “O projeto coroou uma carreira de quase 70 anos, uma carreira que começou na Pampulha. A nova sede da máquina administrativa do Estado representa o simbolismo que, em sua leitura, Oscar quis dar à importância, talvez à serena grandeza de Minas Gerais”, disse o engenheiro.



Confira mais noticias sobre o Arquiteto Oscar Niemeyer:



  



Nenhum comentário:

Postar um comentário