quarta-feira, 20 de julho de 2011

Governador Antonio Anastasia participa da inauguração do Centro de Distribuição da Itambé

O governador Antonio Anastasia participou, nesta quarta-feira (20), da solenidade de inauguração do Centro de Distribuição da Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais (CCPR), dona da marca Itambé, em Pará de Minas, no Centro-Oeste do Estado.

Com investimentos de R$ 30 milhões, o Centro de Distribuição José Pereira Campos Filho atenderá a capital e todo o interior de Minas Gerais, os demais estados do Sudeste e algumas cidades da região Centro-Oeste. A nova unidade irá gerar 120 empregos.


“O novo Centro é um feito muito positivo, é um estabelecimento grandioso, construído em um tempo recorde, menos de nove meses, que já conta com muitos empregados. A Itambé é uma marca mineira por tradição já com tantas décadas e certamente vamos continuar desenvolvendo para que a Itambé se consolide cada vez mais como uma experiência muito exitosa e bem sucedida de cooperativismo em Minas e no Brasil”, destacou o governador em entrevista.


Mais investimentos
A construção do Centro de Distribuição faz parte do projeto de expansão da fábrica da Itambé em Pará de Minas, de R$ 100 milhões, cujo protocolo de intenções foi assinado com o Governo de Minas em dezembro de 2010. O investimento vai gerar a criação de 300 empregos diretos e três mil indiretos.


O projeto começou a ser implementado em novembro do ano passado e tem conclusão prevista para junho de 2013, quando terá capacidade instalada de produção de 33 milhões de litros por mês, diante dos 19 milhões de litros atualmente produzidos por mês. Haverá aumento na produção de todas as linhas: leite longa vida, bebida láctea, creme de leite, iogurte, coalhada, leite fermentado, queijo petit suisse e requeijão.


O presidente da Itambé, Jacques Gontijo, falou sobre os benefícios dos novos investimentos na unidade da fábrica de Pará de Minas, destacando o apoio do Governo de Minas para a concretização do empreendimento.


“Vale destacar a atenção do Governo de Minas ao setor de leite e derivados, que sempre encaminha soluções para aumentar a capacidade competitiva da cadeira produtiva do leite mineiro. Isso nos estimula a investir em Minas, Estado que deu origem à nossa Itambé e onde estão 29 das 31 de nossas cooperativas”, ressaltou o presidente.


Também participaram da solenidade o ex-presidente da Itambé, José Pereira Campos Filho, homenageado com o nome do novo Centro de Distribuição, o prefeito de Pará de Minas, José Porfírio de Oliveira, o presidente da Faemg, Roberto Simões, e lideranças políticas e empresariais da região.


Incentivos

O governador assinou, em dezembro de 2010, decreto com medidas tributárias de proteção ao setor leiteiro. Para assegurar a competitividade da cadeia leiteira mineira, o leite e derivados produzidos fora do Estado, que até então tinham isenção do ICMS, passaram a ser tributados, respectivamente, com alíquota de 12% e 18%. O leite pasteurizado e leite UHT e os derivados de leite produzidos em Minas Gerais e comercializados no varejo continuaram isentos do imposto. Além disso, a isenção do ICMS passou a ser ampliada também para o setor de distribuição do leite no Estado.


“Em matéria de certificação, de qualificação, de infraestrutura, de incentivos tributários da competência do Estado, ou seja, tudo o que tiver ao alcance do Estado, e já fizemos boa parte em dezembro, queremos discutir com os produtores e com a cadeia produtiva do leite, seguindo o objetivo de sempre agregar valor ao leite produzido em Minas”, disse Antonio Anastasia.
Fórum do Leite

A exemplo do Fórum do Café, o governador promoverá em breve a instalação do Fórum do Leite, que terá o objetivo de valorizar e fortalecer a produção e os produtores mineiros de leite, criando novas oportunidades de negócio.


O Governo de Minas já mantém, desde o final de 2005, o Minas Leite - Programa de Incentivo à Cadeia Produtiva do Leite no Estado - que leva aos pecuaristas de pequenas propriedades orientações sobre gerenciamento e técnicas de baixo custo para aumento da produtividade.
Atualmente, o programa presta assistência gratuita, por intermédio de 282 técnicos da Emater-MG, a 600 propriedades, em 173 municípios, que são usadas como unidades demonstrativas para difusão das tecnologias aplicadas. Cada propriedade serve de referência para dez outras, ou seja, o alcance atual do Minas Leite é de quase seis mil propriedades leiteiras. Até o final de 2011 serão 1.000 propriedades incorporadas ao programa.Minas Gerais possui a maior bacia leiteira do país e é responsável por 28% da produção nacional, com 7,9 bilhões de litros de leite por ano. A pecuária leiteira é desenvolvida em aproximadamente 280 mil propriedades do Estado e está presente em quase todos os municípios mineiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário