sexta-feira, 22 de julho de 2011

Escolas estaduais fazem a alegria da comunidade nas férias



Várias escolas da Superintendência Regional de Ensino (SER) de Ubá, na Zona da Mata, aproveitam o período de férias para desenvolver ou ampliar atividades de esporte e lazer com a comunidade. A Escola Estadual Doutor Levindo Coelho, por exemplo, por meio de uma parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), amplia o horário das aulas de Hip Hop, que no período letivo duram uma hora por dia. Assim, os cerca de 60 estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental podem aprender um pouco mais sobre o gênero.
Mas não são apenas os jovens que usam o espaço da instituição, no bairro Vila Casal. Lá também é desenvolvido um projeto de dança da Prefeitura para a melhor idade. Durante as férias, os alunos têm ainda aulas de capoeira e podem jogar futsal, handball e vôlei, entre outros esportes. O estudante do 8º ano, Lucas Gonçalves, de 16 anos, que participa da oficina de futsal, diz que a abertura da escola durante as férias é um presente para a comunidade. “No bairro não temos muita opção. Se não fosse a escola ficaríamos na rua”.
O diretor Janderson Perpétuo, ressalta a importância da escola para a comunidade: “Tudo o que a escola propõe a comunidade escolar abraça. Ao abrir as escolas nos finais de semana e durante as férias, nós estimulamos a comunidade a valorizar o espaço”. Durante o recesso, a biblioteca também fica aberta todas as manhãs para que os estudantes possam fazer pesquisas e ler livros.
Outra instituição que está abrindo suas portas nestas férias é a Escola Estadual Professor David Procópio, no município de Ervália. Ela é sede da 7º Copa Ervália de Futsal. Oito equipes formadas por moradores da cidade e alunos do ensino médio da escola participam da competição.
Os jogos são realizados à noite, de segunda à sexta-feira. O diretor da escola, Edson de Souza Fontes, afirma que as arquibancadas ficam sempre lotadas: “Por dia, cerca de 300 pessoas assistem aos jogos. Elas ficam muito empolgadas e torcem mesmo. A média de público chega a dobrar nos dias de decisão”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário