quinta-feira, 1 de julho de 2010

Alberto Pinto Coelho, presidente da ALMG, será o vice de Antonio Anastasia


Candidatura construída

Apoiado por 54 dos 58 deputados que integram a base de apoio governista em sete anos de mandato tucano, Pinto Coelho tem grandes chances de ser o próximo a disputar o Liberdade.

A indicação de Alberto Pinto Coelho (PP) para compor a chapa majoritária do governador Antonio Anastasia (PSDB) não foi surpresa para ninguém. O deputado e presidente da Assembleia vem construindo há meses sua candidatura a vice-governador do estado, cargo cobiçadíssimo, já que Anastasia, apesar de disputar sua primeira eleição, não poderá concorrer em 2014, pois assumiu em abril deste ano o lugar de Aécio Neves, que se desincompatibilizou para disputar uma vaga ao Senado. Ou seja, se Anastasia for eleito, o vice-governador tem grandes chances de ser o próximo candidato ao Palácio da Liberdade

Aos 65 anos, Pinto Coelho, que exerce seu quarto mandato como deputado estadual, primeiro cargo eletivo que ocupou, venceu a queda de braço com os Democratas, que também pleiteavam a indicação, apesar de filiado a um partido bem menor e com número reduzido de prefeituras em comparação com o DEM. O grande trunfo de Alberto, reconhecido por Anastasia e também por Aécio, na entrevista de ontem, durante o anúncio de seu nome, foi a ampla coligação que conseguiu formar em torno de sua indicação.

O deputado tem o apoio de 54 dos 58 deputados que integram a base de apoio governista nestes sete anos de mandato de Aécio e Anastasia. Isso representa nada menos que 70% de toda a composição da Assembleia (77 deputados), na qual a maioria dos integrantes disputa mais um mandato. Junto com os parlamentares vem uma força cobiçada, para não dizer fundamental, em todas as disputas eleitorais: os prefeitos. A conta de Aécio Neves é que os deputados que apoiam a indicação de Alberto Pinto Coelho têm ao seu lado cerca de 600 dos 853 prefeitos mineiros e representam 2/3 de todos os deputados federais e estaduais que vão disputar a reeleição e fazem parte formal ouinformalmente da chapa tucana.

Considerados cabos eleitorais de primeira linha, o apoio dos prefeitos é importante para enfrentar o principal adversário de Anastasia, o senador Hélio Costa, que, além de filiado ao PMDB, um dos partidos mais capilarizados do país, com um número grande de administrações municipais, deverá contar em sua campanha com um aliado de peso como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

BOM TRÂNSITO – Além desse apoio, Pinto Coelho tem bom trânsito entre os parlamentares, já foi líder de governo de Itamar Franco (PPS) na Assembleia Legislativa e também de Aécio Neves, que trabalhou efetivamente para torná-lo vice de Anastasia, contrariando o DEM mineiro, aliado de primeira hora do ex-governador, inclusive na disputa perdida para José Serra como candidato a presidente da República.

“A escolha foi uma solução natural. O presidente Alberto se articulou politicamente com diversos partidos, se articulou com vários deputados, tem um perfil adequado para o cargo, foi votado em quase todos os municípios mineiros, tem uma larga experiência legislativa, foi líder dos governos Aécio e Itamar e é muito respeitado”, resume Anastasia. Aécio Neves também destacou a convergência que levou a escolha do presidente da Assembléia para o cargo. “Foi uma decisão natural. Como não é possível chegar a mais de um nome como candidato a vice, escolhemos o nome de maior convergência, o do deputado Alberto Pinto Coelho. Quero ressaltar a naturalidade com que essa aliança foi construída, além de termos mais de 2/3 de todos os candidatos a deputados estaduais e federais que vão disputar essa chapa. Calculamos que teremos mais de 600 prefeitos ao nosso lado nesta caminhada”.
Fonte: Estado de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário