segunda-feira, 5 de abril de 2010

Fundação Clóvis Salgado abre temporada 2010 do Terças Poéticas


Nesta terça-feira (6), os jardins internos do Palácio das Artes recebem a primeira edição do ano do projeto Terças Poéticas. Para abrir a temporada 2010, o projeto se uniu ao Instituto Cervantes para apresentar a performance inédita do espanhol Doménico Chiappe. Às 18h30, o poeta das imagens, como Chiappe é conhecido, divide o palco com o mineiro Marcelo Costa Baiotto. A entrada é franca.

Em 2010, quando o projeto completa cinco anos de existência, o Terças Poéticas vai fazer ainda homenagens aos poetas e escritores da literatura brasileira que deram nomes aos viadutos da Linha Verde. Na edição de estreia do projeto este ano, referências a Carlos Drummond de Andrade, Henriqueta Lisboa e Abgar Renault.

Somente no último ano foram mais de 30 apresentações de poetas consagrados no terças Poéticas, como Afonso Ramos de Sant’Anna e os músicos Márcio e Telo Borges. O palco montado nos jardins internos recebeu também os mineiros classificados pelo edital lançado em 2009: Hudson Carlos de Oliveira (Ice Band), Brenda Marques Pena, Eder Rodrigues, entre outros. Além de declamar as próprias poesias, todos os convidados homenagearam nomes que fazem parte da história da literatura. Em 2009, foram reunidas mais de três mil pessoas nas apresentações do projeto.

Para o coordenador do projeto, Wilmar Silva, com a expansão nacional e internacional do projeto Terças Poéticas, a poesia de Minas Gerais se coloca em diálogo frontal com autores do Brasil e do exterior, realizando as mais diferentes experiências de linguagens poéticas nos jardins internos do Palácio das Artes. Wilmar adianta que em 2010 será lançado mais um edital para seleção de novos poetas mineiros, além de um livro com obras e biografias dos artistas que já passaram pelo projeto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário