segunda-feira, 5 de abril de 2010

Governador Anastasia preside primeira reunião com secretariado

BELO HORIZONTE (05/04/10) - O governador Antonio Anastasia presidiu, nesta segunda-feira (5), no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa, a primeira reunião com o conjunto dos secretários de Estado, presidentes de autarquias e empresas estatais desde que assumiu o Governo de Minas, no último dia 31 de março. No encontro de trabalho foi definido o cronograma de ações e o acompanhamento das metas estabelecidas para 2010 em cada área de atuação do governo. O governador destacou programas da educação, saúde e infraestrutura.

Segundo Antonio Anastasia, o objetivo foi avançar em relação a última reunião realizada com o secretariado, no dia 25 de março, quando o ex-governador Aécio Neves coordenou o balanço dos programas desenvolvidos no período entre 2003 e 2009.

“Vamos dar continuidade plena a aquilo que já estava sendo realizado. Reunimos o secretariado, gerentes das empresas, subsecretários, representantes das autarquias e fundações com o objetivo de estabelecer exatamente quais são esses passos de maneira muito objetiva e responsável, mostrando as questões de ordem orçamentária, de ordem financeira, as questões procedimentais, então foi feita uma reunião bastante prática com cada área recebendo mais uma vez as suas metas e as nossas recomendações de sequência do trabalho”, afirmou o governador, em entrevista.

Prioridades

Entre as prioridades fixadas, Anastasia destacou a expansão do Programa de Ensino Profissional (PEP), que no ano passado atendeu quase 100 mil jovens mineiros e até o final de 2010 deverá beneficiar 130 mil alunos. Ele também citou a consolidação do Pro-Hosp, programa que está destinando recursos para equipar e melhorar a qualidade do atendimento nos hospitais que atendem pelo SUS no Estado.

“Temos pilares em cada uma das áreas. Nós passamos aqui, secretaria por secretaria e demonstramos o que há de mais importante, na educação, na saúde, na segurança, no meio ambiente, na cultura. Na educação, por exemplo, temos a questão do Programa de Ensino Profissional”, disse o governador. E completou: “Na questão da saúde pública, a questão do nosso Pro-Hosp, que é a interiorização e a regionalização dos nossos hospitais.”

Outra prioridade é a conclusão do Proacesso, programa que está ligando por asfalto 224 municípios que ainda não contavam com esse benefício. Desse total, 145 já estão finalizados. Segundo o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman, o Proacesso é um dos maiores programas sociais do Governo de Minas.

“É um programa que leva para todas as cidades o asfalto e junto com o asfalto o desenvolvimento, melhoria da renda, melhoria da educação. Por isso, ele é vitrine, é um programa que atinge a plenitude da população da região atendida”, disse Fuad Noman.

Gestão de qualidade

Anastasia afirmou que a gestão pública de qualidade, marcada pelo planejamento das ações e a destinação correta dos recursos públicos também é prioridade do Governo de Minas.

“Durante esses anos todos, Minas Gerais se marcou por ser um estado muito bem planejado e cujas metas alcançadas foram referendadas pelo Banco Mundial. Tornou-se um caso mundial, um exemplo mundial da boa gestão pública. Então, nós vamos dar continuidade a isto e os secretários estão muito empenhados e motivados”, disse ele.

O governador convocou secretários, presidentes das estatais e autarquias a seguir desenvolvendo ações e programas que visam melhorar a qualidade de vida dos mineiros com firmeza e responsabilidade.

“O mais relevante de tudo que foi feito nos últimos sete anos, de toda revolução em curso no Estado de Minas Gerais é o patrimônio moral, é a lisura e a ética que fizeram esse governo ter credibilidade dentro e fora do país. Vamos continuar trabalhando com firmeza e responsabilidade para concluirmos bem esse ano e mostrarmos para a população que avançamos muito”, disse o governador.

Recursos garantidos

De acordo com Anastasia, os recursos para obras e ações a serem desenvolvidas estão garantidos no orçamento de 2010. Ele afirmou também que todas as ações terão acompanhamento, através de reuniões periódicas que serão realizadas com o secretariado, para garantir o cumprimento dos prazos estabelecidos.

“Com referência ao acompanhamento, é periódico, já marquei uma nova reunião para o mês de junho. Vamos fazer essas reuniões de três em três meses para acompanhar isso. Sem prejuízo das reuniões dos comitês, que são aqueles grupos menores que reunimos em relação a alguns assuntos. Hoje pela manhã mesmo presidi uma reunião de comitê e isso vai continuar. Volto a dizer, é o chamado gerenciamento intensivo, que marca positivamente o nosso governo”, disse Anastasia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário