segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Cetec finalizou 2009 como potencial centro de incubação da inovação


O ano de 2009 foi de grandes transformações para a Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec). A decisão do Governo de Minas de viabilizar a criação de institutos temáticos gerou resultados, visto que está em negociação acordo para viabilizar a criação de um Instituto de Energias Renováveis no campus. A Fundação também foi escolhida para coordenar o Núcleo de Estudos Aeronáuticos no Polo de Aviação Civil que está sendo criado em Minas Gerais. O Cetec teve também sua participação aprovada nos três eixos de atuação do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec); Centros de Inovação, Serviços e Extensão.

A Área Mineral desenvolveu trabalhos tecnológicos de referência que envolveram, especialmente, caracterizações mineralógicas a pedido de diversas empresas. O Setor de Tecnologia Mineral recebeu visitas de comitivas estrangeiras de corporações, integradas por pessoas de destaque na área mineral internacional, como o administrador da empresa alemã Bokela, Matthias Hatzenbuehler, interessado no serviço de filtragem de minérios; e o grupo da Corus Consulting, da Inglaterra, composto pelos doutores Karl Houseley, Mike Smith e Alan Dixon, interessados em apoiar o desenvolvimento do Projeto Wadi Sawawin, da Arábia Saudita.

Uma das mais significativas conquistas da Área da Informação Tecnológica foi a inauguração, em novembro, da Unidade de Inovação Tecnológica em Gemas e Joias de Teófilo Otoni (Unit), em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e outras áreas do Governo do Estado. O Setor de Informação Tecnológica será responsável pela coordenação da Rede Mineira de Extensão Tecnológica para a Inovação no Segmento de Micro, Pequenas e Médias Empresas/MPME, no âmbito do Sibratec. O Cetec também desenvolveu material próprio para agregar ao conteúdo da Biblioteca Digital do Estado; a aprovação, em edital do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), implantação de um repositório institucional contendo a produção científica da Fundação; as atividades desempenhadas pelo Núcleo de Informação Tecnológica (NIT), que faz parte da Rede Mineira de Propriedade Intelectual; e os atendimentos efetuados pelo Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT).


Leia mais na integra: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário