sexta-feira, 14 de maio de 2010

Agência Tucana: “Brasil tem problemas com liberdade de imprensa”

Brasil tem problemas com liberdade de imprensa

Prefeito Luiz Marinho (PT) pede censura de jornal paulista
Brasília (13) – Passados vinte anos do fim do regime militar, o Brasil continua enfrentando problemas de liberdade de imprensa. Uma decisão judicial proibiu o “Diário do Grande ABC” de publicar matérias sobre o descarte de carteiras escolares pela prefeitura de São Bernardo do Campo, administrada pelo petista Luiz Marinho.


O deputado Antonio Carlos Pannunzio (SP) considera a decisão inadmissível. “É um verdadeiro atentado às liberdades civis. Não podemos admitir que jornais sejam censurados porque ousam falar a verdade. Essa visão maniqueísta de setores do governo é incompatível com estado democrático de direito”, critica o deputado.


O episódio teve início em fevereiro. À época, o jornal revelou que móveis escolares, em ótimo estado de uso, estavam sendo doados para centros de reciclagem. O prefeito Luiz Marinho, ex-ministro do Trabalho, recorreu à Justiça solicitando direito de resposta. Na ação, ele pede à justiça o impedimento da publicação de reportagens que associem o tema ao seu nome.


Como conseqüência, o juiz Jairo Oliveira Junior decidiu favoravelmente ao prefeito. Dessa forma, o “Diário do Grande ABC” está sujeito a multas de R$ 500 por dia caso volte a publicar informações sobre o assunto. “O governo simplesmente não respeita a liberdade de imprensa”, assegura Pannunzio.Situação semelhante acontece com o “Estado de S. Paulo”, que há nove meses não pode veicular reportagens sobre a Operação Boi Barrica, da Polícia Federal, devido a uma liminar do Tribunal de Justiça do Distrito Federal favorável ao empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado José Sarney.


Análise apresentada pela entidade Repórteres Sem Fronteiras destaca que o Brasil sofre com os ranços do totalitarismo. De acordo com a entidade, entre os motivos estão decisões judiciais limitando o trabalho livre da mídia.

Fonte: Agência Tucana

Nenhum comentário:

Postar um comentário