sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

FHC sobre Mandela: “Perdemos o Maior Símbolo na Luta pela Dignidade Humana”

Fonte: Portal Terra
O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso lamentou nesta quinta-feira a morte do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela. Para FHC, o mundo perde “o maior símbolo vivo da luta pela dignidade humana, pela liberdade e pela democracia”.
"Sua altivez, seu antirracismo e sua generosidade ajudaram decisivamente a terminar com o apartheid na Africa do Sul. Eleito presidente, continuou lutando contra o atraso e a pobreza. Posteriormente, encampou a luta pela preservação das florestas úmidas e contra a disseminação da AIDS", disse o ex-presidente, que faz parte do grupo criado por Mandela chamado "Elders", os Anciões.

 

FHC lembrou da proximidade que tinha com a família de Mandela. “Desde que o conheci quando visitou o Brasil, no inicio dos anos noventa, mantive contatos com ele e com sua mulher, Graça Machel que era boa amiga da Ruth. Há cerca de seis anos, Mandela criou um grupo cujos membros escolheu, chamado os Elders, os Anciões. Tive a honra de ser indicado por ele para fazer parte desse grupo, ao lado de outros companheiros, dentre os quais sua mulher; o arcebispo Desmond Tutu, Kofi Annan, Jimmy Carter. Pude, dessa forma, vê-lo em ação”, disse.

“Aprendi mais ainda a respeitá-lo e a sentir de perto sua aura de grandeza e sua forma humilde de ser. Guardo dele as melhores recordações e presto as mais sentidas homenagens ao grande líder que foi, o mais impressionante entre todos que conheci”, afirmou FHC.

Mandela morreu nesta quinta-feira, aos 95 anos. A notícia foi transmitida à nação e ao mundo pelo presidente sul-africano, Jacob Zuma. Há muito o ex-presidente lutava contra doenças decorrentes do período em que permaneceu preso por conta de sua luta contra o Apartheid, regime segregacionista que imperou durante décadas no seu país. Ele passou 27 anos preso para depois se eleger presidente da África do Sul, de 1994 a 1999.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário