terça-feira, 26 de novembro de 2013

PT Perde Inserções Partidárias em Minas

Utilizar todos os meios para fazer propaganda eleitoral e promover seus candidatos tem sido uma constante do PT, e não é de hoje. Por usar o programa político-partidário para promover a pré-candidatura de Dilma Rousseff, em 2010, o PT em Minas Gerais foi penalizado e não poderá exibir suas inserções regionais da propaganda partidária no primeiro semestre de 2014 nas rádios e TVs de todo o Estado.

O julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aconteceu na sessão da última quinta-feira (21/11), e manteve a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, que atendeu, em junho de 2010, representação do PSDB-MG.

Para o PSDB, a propaganda exibida no Estado, nos dias 7 e 9 de junho daquele ano, teria se desviado da finalidade prevista em lei - a de divulgar os projetos e ideais do partido - para divulgar a imagem da pré-candidata e relatar feitos do governo federal.

Pela decisão, o PT foi condenado à suspensão do tempo equivalente a cinco vezes ao das inserções ilícitas. Como o partido utilizou 14 inserções de 30 segundos cada, a punição foi de 70 inserções, que equivalem a 35 minutos.

Os partidos nos estados dispõem de 20 minutos por semestre - que podem ser divididos em inserções de 30 segundos ou de um minuto. Assim, o Partido dos Trabalhadores, como punição, teve cassado todo o tempo a que teria direito no ano que vem. Por ser ano eleitoral, as inserções serão exibidas apenas no primeiro semestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário