sexta-feira, 26 de abril de 2013

Choque de Gestão de Aécio Neves: Mais Investimentos em Segurança

Um dos mais eficientes programas de prevenção à criminalidade, criado em 2004 dentro do arco de programas do Choque de Gestão, implantado por Aécio Neves no Governo de Minas, o Olho Vivo será ampliado para as cidades com mais de 100 mil habitantes e maiores índices de violência no estado.

O sistema de vídeo monitoramento por câmeras tem ajudado a reduzir as ocorrências em até 50% nas regiões onde está instalado. Ele tem o objetivo de monitorar, 24 horas por dia, as áreas de alta incidência de crimes contra o patrimônio (roubos). O Olho Vivo já funciona em Belo Horizonte, São Sebastião do Paraíso, Itabira, Montes Claros, Viçosa, Uberlândia, Sete Lagoas e Governador Valadares.

Ao todo, o Governo de Minas investirá R$ 50 milhões para quase triplicar o número de câmeras do Olho Vivo instaladas. Atualmente são 391 delas. As cidades atendidas são: Contagem, Uberlândia, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberaba, Betim, Divinópolis, Patos de Minas, Ribeirão das Neves, Araguari, Passos, Paracatu, Unaí, Ituiutaba, Teófilo Otoni, Janaúba, Nova Lima e Pouso Alegre.

Além disto, outro importante mecanismo de prevenção à criminalidade também criado dentro do Choque de Gestão será ampliado para sete cidades do interior mineiro: os Centros de Prevenção à Criminalidade. Nestes ambientes, diversos programas são desenvolvidos como o Fica Vivo, a Mediação de Conflitos, Programa de Inclusão Social dos Egressos do Sistema Prisional e a Central de Penas Alternativas.

As cidades contempladas são Araguari, Contagem, Ribeirão das Neves, Betim, Vespasiano, Governador Valadares e Uberlândia. Os centros já existentes em Uberaba, Montes Claros e Juiz de Fora também receberão investimento do Governo de Minas para suas ampliações.

A política de prevenção à criminalidade é um dos pilares do Plano de Segurança Pública colocado em prática pelo Governo de Minas desde 2003. Este plano foi considerado pelo próprio Ministério da Justiça como o melhor do país e aglutinava os principais projetos estruturadores da área de Defesa Social do Choque de Gestão criado por Aécio Neves.


Nenhum comentário:

Postar um comentário