segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Governador Antonio Anastasia institui Medalha Professor Paulo Neves de Carvalho

O governador Antonio Anastasia instituiu a Medalha Professor Paulo Neves de Carvalho, destinada a homenagear cidadãos mineiros que tenham desempenhado papel de relevância, atuado de maneira notável ou realizado trabalhos e pesquisas que contribuam com a gestão e administração pública. A medalha foi instituída por meio do Decreto 45.755, publicado na edição de sábado (8) do Minas Gerais, Órgão Oficial dos Poderes do Estado.

“O professor Paulo Neves de Carvalho é a referência emblemática da escola mineira do Direito Administrativo. Ele não só dá nome à Escola de Governo da Fundação João Pinheiro, como simboliza a própria escola de Direito Administrativo, pelo exemplo, legado e forte semeadura", afirmou o governador.

Criador e o primeiro titular da Secretaria de Estado de Administração, o professor Paulo Neves contribuiu como consultor da Comissão Constituinte da Assembléia Legislativa, em 1989. Formou-se em Direito em 1943, estudou e lecionou na Universidade da Califórnia do Sul (Estados Unidos), onde conquistou o título de Doutor. Lecionou na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) por mais de 50 anos. Foi um dos idealizadores da Copasa, supervisor e siretor dos trabalhos da Reforma Administrativa, sob o governo de Magalhães Pinto.

“Não há homenagem mais justa, porque nós que somos alunos eternos do professor Paulo Neves de Carvalho, somos testemunhas de que ele doou sua vida aos municípios de Minas Gerais, com um coração que ninguém tinha tão grande, uma inteligência mais que singular. É um homem que deixou uma imagem de dedicação pública sem pensar em qualquer tipo retribuição que não fosse fazer o correto, ensinar aos seus alunos”, ressaltou Anastasia.

A medalha, acompanhada de um diploma, segundo o decreto, será concedida anualmente pelo governador.

Também foi criado o Conselho Permanente da medalha presidido pelo vice-governador do Estado. Farão parte ainda do conselho os secretários de Governo, de Casa Civil e Relações Institucionais e de Planejamento e Gestão, além do advogado-geral do Estado, do presidente da Fundação João Pinheiro e diretor da Escola de Governo.

Membros convidados também participarão do conselho. Nesse caso será convidado um representante do Tribunal de Justiça, da Assembleia Legislativa, da Faculdade de Direito da UFMG, do Instituto Mineiro de Direito Administrativo, da Ordem dos Advogados do Brasil e da família do professor Paulo Neves.

Ao conselho, compete deliberar sobre a concessão da medalha e suas especificações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário