quinta-feira, 9 de junho de 2011

Governo Anastasia prepara estudo do aquífero Guarani para melhorar abastecimento de água no semiárido mineiro

Governo de Minas assina acordo com centro de pesquisa ambiental da Alemanha

Fonte: Agência Minas

LEIPZIG (08/06/11) - A missão do Governo de Minas que está na Europa, chefiada pelo secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, assinou, nesta quarta-feira (8), mais um importante acordo de cooperação internacional. A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), a Fundação Unesco HidroEX e o Centro Helmholtz para Pesquisa Ambiental (UFZ), da Alemanha, vão se unir para promover um amplo estudo sobre o aquífero Guarani, segunda maior reserva de água doce do mundo, que está localizada, em sua maior parte, no subsolo brasileiro. O acordo também envolve estudo para melhorar o abastecimento de água nas regiões de clima semiárido em Minas Gerais.

“O aquífero Guarani é uma de nossas maiores riquezas hídricas e não podemos ser negligentes e nem irresponsáveis na convivência com suas águas. Esse é, aliás, um dos temas que norteiam a atuação da Fundação Unesco HidroEX, nosso Centro de Águas que já está funcionando em Frutal, no Triângulo Mineiro, e que fica em cima do aquífero”, explicou o secretário. A situação do aquífero preocupa muitos cientistas pela sua localização em áreas de grandes aglomerados urbanos e onde a atividade agropecuária é muito intensa, principalmente nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná.

Narcio Rodrigues esteve na cidade de Leipzig, na Alemanha, como convidado de honra do congresso “O Futuro de Áreas Degradadas – Estratégias e Tecnologias” e apresentou os projetos mineiros da Cidade das Águas e da Fundação Unesco HidroEX, ambos relacionados aos recursos hídricos e em fase de implantação em Frutal. O secretário enfatizou a importância desse acordo para Minas Gerais, uma vez que o centro alemão é referência no mundo no estudo de águas subterrâneas. “O HidroEX e a Sectes poderão contar com este aporte de tecnologia e experiência no assunto, com destaque para projetos que vão melhorar a prospecção e o abastecimento de água na região do semiárido”, comemorou.

O acordo assinado prevê cooperação técnica entre Minas Gerais e Alemanha, visando à promoção de atividades voltadas para gestão integrada das águas, superficiais e subterrâneas, com a troca de experiências e técnicas de investigação e novas tecnologias para recuperação de áreas degradadas. Também vai promover o estudo dos impactos dos processos industriais no meio ambiente subterrâneo – e sua regulamentação -, buscando a sustentabilidade no uso das águas subterrâneas.

Em Leipzig, Narcio Rodrigues esteve acompanhado de Octávio Elísio e Juliana Arantes, presidente e diretora da Fundação Unesco HidroEX, e Igor Tameirão, representante da HidroEX junto à Unesco. Eles se encontraram com Volkmar Dretz, do ministério da Educação e Pesquisa da Alemanha, e com os professores Martin Bittens e Holger Weiss, ambos do UFZ.

Transferência de tecnologia

Antes de desembarcar na Alemanha, Narcio Rodrigues esteve na Unesco, em Paris, onde visitou Lídia Brito, diretora da Unesco para políticas de ciência e sustentabilidade, e explicou detalhadamente a proposta da Fundação HidroEX de desenvolver um amplo programa de cooperação e transferência de tecnologia para a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O secretário detalhou à Lídia Brito o acordo assinado entre o Centro de Educação para Águas (ICCE), de Portugal, e o brasileiro HidroEX, para o desenvolvimento de programas específicos para a África. A diretora ofereceu total apoio à iniciativa e informou que, provavelmente, estará em Minas Gerais para a inauguração da Cidade das Águas, ao final de setembro.

Neste encontro, Narcio Rodrigues, acompanhado de Octávio Elísio Alves de Brito, também esteve com a embaixadora brasileira junto à representação da Unesco, Maria Laura da Rocha, e com a diretora-geral adjunta de Ciência da Unesco, Gretchen Kalonji, que também foram convidadas para a inauguração da Cidade das Águas. As duas se comprometeram a ajustar suas agendas para prestigiar o projeto mineiro que, de acordo com elas, é exemplo para os países emergentes em todo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário