terça-feira, 28 de dezembro de 2010

PSDB e PSB conversam sobre 2012 e a prefeitura de Belo Horizonte, PT perde espaço e deve virar oposição

PSDB quer novas pastas em troca de apoio a Lacerda

2012. Executiva tucana cobra mais espaço na administração municipal

Com a reforma administrativa, PT perde secretarias e pode virar oposição

Membros da Executiva Estadual do PSDB se reuniram, ontem, com o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), para discutir as alianças em torno das eleições de 2012. Durante o almoço, os tucanos reafirmaram ao prefeito a intenção de o apoiarem em sua reeleição, em troca de uma maior representatividade no governo municipal já em 2011.

“Não queremos um ou outro cargo. Precisamos efetivamente ajudar Lacerda a governar”, declarou o deputado estadual Domingos Sávio. Também estiveram presentes no encontro o deputado federal e presidente estadual do PSDB, Nárcio Rodrigues, o novo presidente da Câmara Municipal, Léo Burguês (PSDB) e o vereador Henrique Braga (PSDB).

Segundo Sávio, o PSDB tem o objetivo de manter a governabilidade atuando com maior força na prefeitura. “Queremos intensificar as obras municipais, ter voz ativa nas decisões, enfim, estar mais presentes no dia-a-dia da prefeitura de Belo Horizonte”, disse. Ele definiu a parceria como institucional, e não política apenas.

Com a aprovação da reforma administrativa municipal, o PSDB pleiteia as novas secretarias previstas para serem criadas a partir de 2011. Já o PT vê reduzido seu espaço na prefeitura com a extinção de pastas tidas, tradicionalmente, como “redutos petistas”.

Presidência. A eleição do vereador Léo Burguês (PSDB) como próximo presidente da Câmara Municipal deu novo gás à aliança entre socialistas e tucanos. O aliado do senador eleito Aécio Neves (PSDB) foi indicado pelo prefeito sob consultoria do governador reeleito Antonio Anastasia (PSDB). O nome de Burguês foi interpretado pelo PT como um indício da preferência de Lacerda em se aliar ao PSDB em 2012.

Membros do PT já cogitam lançar candidato próprio para a prefeitura de Belo Horizonte. Tanto tucanos quanto petistas refutam a ideia de reeditarem a aliança que elegeu Lacerda em 2008.


Fonte: Ana Flávia Gussen – O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário