sexta-feira, 23 de julho de 2010

Antonio Anastasia ressalta que o programa de combate às drogas de Minas é referência no país

Antonio Anastasia destaca que o governo de Minas possui programas de combate às drogas que são referência no País

Ele observa que os efeitos do tráfico e do consumo de drogas, em especial do crack, será o maior desafio a ser enfrentado pela humanidade nos próximos anos
O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição pela Coligação “Somos Minas Gerais” afirmou, nesta quinta-feira (22/07), em Belo Horizonte, que os efeitos do tráfico e do consumo de drogas, em especial do crack, será o maior desafio a ser enfrentado pela humanidade nos próximos anos. Ele também destacou que o Governo do Estado possui programas e ações de prevenção e combate às drogas que são referência no País, como o Fica Vivo!, o “Juventude e Polícia” e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), iniciativa da Polícia Militar de Minas Gerais, que já atendeu 1,7 milhão de jovens em 394 municípios mineiros.

Dados do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas, da Escola Paulista de Medicina, apontam que 12% da população brasileira precisam de atendimento em função de dependência.

“Esse tema é uma das questões mais importantes que a sociedade brasileira está enfrentando e vai enfrentar ainda mais nos próximos anos. Minas Gerais tem, já, um projeto pioneiro, considerado modelo pelos outros estados, mas é claro que temos que avançar mais. E só há uma solução para essa questão terapêutica, que é exatamente a parceria com as entidades da sociedade civil. Nós já temos parceria com muitas entidades em Minas. Nosso programa de governo vai contemplar de maneira muito efetiva essas parcerias para conseguirmos recuperar cada vez mais essa questão das pessoas que têm dependência química, com as drogas”, disse Antonio Anastasia, durante ato, no Comitê Central de sua campanha, onde recebeu o apoio das 80 principais entidades sociais do Estado que prestam atendimento a dependentes químicos e familiares.

Minas também é o único estado brasileiro que possui uma Subsecretaria Antidrogas, criada em 2005 e que já atendeu diretamente 40 mil pessoas. O Governo do Estado já investiu R$ 70 milhões nas suas políticas antidrogas. “Não existe nenhuma estrutura similar no Brasil”, destacou o subsecretário Antidrogas, Clóvis Benevides. Ele frisou que Minas age praticamente sozinha. “O investimento de público no Governo Federal nas políticas do Estado é zero. Todo o dinheiro nas instituições parceiras, campanhas de prevenção e capacitação são exclusivos do Tesouro do Estadual”, afirmou.

Programas mineiros são referência

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) é um dos mais bem sucedidos programas de prevenção à drogas do País. Com caráter social preventivo, o programa assiste anualmente 4.000 escolas públicas e particulares, oferecendo cursos que previnem o envolvimento dos jovens com as drogas por meio de métodos interativos como dramatização, discussão, reforço e as vivências em grupo.

Atualmente, o programa possui currículos que se destinam a crianças que estejam cursando a educação infantil e anos iniciais, a jovens do 5º e 7º Anos do Ensino Fundamental, como também a adultos da comunidade escolar em geral.

O Proerd é a versão brasileira do programa Drug Abuse Resistence Education (Dare), implantado inicialmente nos Estados Unidos e desenvolvido em mais de 40 países. A iniciativa é considerada pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) como um dos maiores programas de prevenção ao uso das drogas e contra a violência do mundo.


Fonte:Coligação “Somos Minas Gerais”


Nenhum comentário:

Postar um comentário