segunda-feira, 31 de maio de 2010

Aécio reafirma confiança nas candidaturas de Antonio Anastasia e José Serra


A pressão para que o senhor seja vice de Serra cresce cada vez mais. O senhor está irredutível?

Essa questão já está resolvida. Eu sempre tive uma convicção muito grande de que a melhor forma de ajudar na eleição do companheiro José Serra e do governador Anastasia é estando em Minas como candidato ao Senado. E o governador Serra compreende isto de forma muito clara. É hora de nós vencermos esta etapa e nos dedicarmos realmente a andar pelo país, pregar as nossas propostas e apresentar ao país as nossas propostas. Eu estou extremamente confiante na nossa vitória em Minas Gerais, com o governador Anastasia. Acredito que isto ocorrerá já no primeiro turno, e eu estou também muito confiante na possibilidade de José Serra vencer as eleições, porque eles são, no plano estadual e no plano nacional, os mais preparados candidatos, aqueles que tem as melhores condições de dar continuidade ao nosso trabalho em Minas Gerais, no caso o governador Anastasia, e introduzir um modelo de gestão mais eficiente no plano nacional, através do governador José Serra.

Qual o melhor companheiro para o Serra na atual conjuntura?

Eu tenho muita cautela com relação a esta questão, porque meu nome tem sido citado como alternativa e porque essa condução deve ser feita pelo governador José Serra, pelos líderes dos partidos que estão coligados conosco. Existem inúmeros nomes tanto dentro como fora do PSDB que podem somar. Mas nós sabemos que no Brasil a tradição, por maior que seja o apoio do candidato a vice, por mais que ele some do ponto de vista político e mesmo eleitoral, por mais que ele possa incorporar os votos à chapa, a escolha se define em razão do perfil dos candidatos. O brasileiro vota no candidato à Presidência da República. E é por isso que eu acredito que na hora, por maior que seja o prestígio do presidente Lula, que nós reconhecemos, na hora de fazer a comparação, na hora do confronto entre as personalidades, entre a trajetória, a história de cada candidato, sem demérito nenhum aos nossos adversários, o governador José Serra é o mais preparado para governar o Brasil, assim como, sem sombras de dúvidas, o governador Anastasia é o melhor nome para governar Minas Gerais. E eu estarei ao seu lado, ao lado dele, do governador José Serra, onde achar necessário, andando pelo país, principalmente andando por Minas Gerais como candidato ao Senado.

O nome tem que ser de Minas?

É uma das alternativas. Existem nomes mineiros que são citados. Eu não digo que seja uma obrigatoriedade que seja de Minas, mas obviamente os nomes de Minas devem ser avaliados. Eu tenho, repito, muita cautela para avançar nesta questão porque, no momento em que eu confirmo a candidatura ao Senado, é preciso que deixemos ao governador José Serra a liderança desse processo, até para não criarmos qualquer tipo de dificuldade.

Como os números devem ser avaliados, governador?

Os números estão sendo avaliados com naturalidade e temos que tomar cuidado para não parecer que estamos impondo nomes. Os nomes têm sido citados, o do ex-presidente Itamar Franco tem sido um dos nomes lembrados, mas, repito, essa condução deve ser do José Serra.

O do ex-ministro Pimenta da Veiga, por exemplo.
Belo nome. Este é um nome extremamente qualificado, com larga experiência política. É um nome a ser avaliado. Mas essa avaliação e essa condução não podem ser minhas. Essa condução é do candidato José Serra.

E a linha da campanha em Minas?

Minas mudou muito ao longo desses últimos oito anos. E mudou em razão de um governo de coalizão, de uma grande parceria que nós construímos aqui, e que teve no governador Anastasia a sua pedra fundamental. Anastasia foi parceiro, nesses oito anos, de todas essas profundas mudanças que tiraram Minas do processo de estagnação econômica, para sermos o Estado brasileiro que mais cresce hoje. Apenas para citar um dado, nesse primeiro semestre de 2010, nós estaremos anunciando cerca de 50 bilhões de reais de novos investimentos no Estado. Apenas para uma comparação, São Paulo, que tem uma economia três vezes maior que a economia mineira, estará anunciando cerca de 40 bilhões no período, o que mostra o extraordinário momento que nós estamos vivendo, de crescimento econômico e de desenvolvimento social. E Minas não pode retroceder. Nós não queremos uma volta ao passado. A candidatura de Anastasia significa a continuidade dessas reformas, um governo íntegro, um governo transparente, mas sobretudo um governo eficiente. Esse é o nosso discurso. E até pelos indicadores que ele apresenta nas pesquisas, mesmo tendo ainda um baixo nível de conhecimento por não ter disputado outras eleições antes da última que disputamos juntos, tenho muita confiança de que vamos vencer as eleições ainda em primeiro turno. Não porque interessa ao PSDB e aos nossos aliados, interessa a Minas Gerais. Minas não vai querer, repito, voltar atrás. Quer continuar avançando. E o avanço em Minas responde hoje apenas pelo nome do governador Antonio Anastasia.

Esta semana o PT e o PMDB decidem o nome do candidato em Minas Gerais. Existe um adversário ideal?Qual seria melhor, Pimentel ou Hélio Costa?

É difícil fazer esta análise. A nossa tranqüilidade é que nós temos consistência, nós temos conteúdo, nós temos o que apresentar à população mineira. No programa eleitoral, nós teremos oportunidade de repassar todas as ações, mostrar como Minas estava e como Minas está hoje, o trabalho que foi feito e que não pode ser interrompido. Eu acho que qualquer que seja nosso adversário, certamente terá o nosso respeito, ele terá muita dificuldade. Ele vai se contrapor a uma realidade palpável, uma realidade que mudou a vida das pessoas. Nós estamos aqui no Norte de Minas hoje, em Janaúba. Pela primeira vez na história nós investimos mais nessa região do que nas regiões mais desenvolvidas do Estado. Por isso que o Proacesso está aí ligando todas as cidades, por isso que o sistema de saúde melhorou e Janaúba é um belíssimo exemplo de como a saúde melhorou, é por isso que todas as cidades mineiras tem hoje sinal de telefonia celular, a qualidade de educação melhorou. Por que? Porque houve gestão... Então, para a população fica muito claro. Vamos continuar avançando ou vamos jogar no lixo tudo que foi feito? Vou continuar andando por Minas Gerais, ao lado do governador Anastasia, pregando a continuidade do avanço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário