PAC em Minas: a incrível história das obras que desapareceram!
As obras do Programa de Aceleramento do Crescimento (PAC) em Minas estão simplesmente desaparecendo, nunca antes na história “destepaís” a ficção se sobrepôs de forma tão definitiva sobre os anunciados investimentos do governo federal.
Inicialmente o PAC contemplava o “Contorno Rodoviário Norte da RMBH – entre Betim e Ravena”, que receberia, segundo relatório de 1º aniversário do PAC, R$ 576 milhões de investimentos, sendo R$ 419 milhões até 2010. Com o passar dos anos, o Governo Federal aparentemente desistiu ou se percebeu incapaz de realizar a obra, que passou a constar na lista de obras do PAC com o status de “estudos e projetos” e com orçamento bem mais tímido: R$ 8,2 milhões.
Fato semelhante ocorreu com a duplicação da “BR 381 – Belo Horizonte-Governador Valadares” que tinha investimentos previstos de R$ 529 milhões, sendo R$ 385 até 2010. Hoje o relatório passou a contemplar apenas “estudos e projetos”, orçados em R$ 38 milhões. A novidade, neste caso é que o governo federal inseriu a cifra de R$ 1,99 bilhão para esta mesma obra até 2010, em uma clara tentativa de inflar os valores previstos para Minas Gerais. Ocorre que o valor inserido no relatório, atualmente, se refere ao montante a ser investido no prazo de 25 anos em uma possível concessão rodoviária. Tal valor seria financiado, portanto, por meio de pedágio.
Os investimentos do PAC em Minas Gerais até 2010 foram inflados em quase 240%. Dos R$ 17 bilhões anunciados, R$ 12bilhões se referem à contabilização de investimentos que serão realizados, na melhor das hipóteses, nos próximos 25 anos, por concessionárias de rodovias, que cobrarão pedágio para tal. Ou seja, entre 2007 e 2010 o número verdadeiro de investimentos previstos é de pouco mais de R$ 5 bilhões. Porém, apenas 8, das 38 “realizações” listadas pelo PAC já constam como concluídas no relatório de fevereiro de 2010.
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