quarta-feira, 21 de abril de 2010

Governador Anastasia defende equilíbrio entre União, estados e municípios


OURO PRETO (21/04/10) - O governador Antonio Anastasia defendeu, nesta quarta-feira (21), durante a solenidade de encerramento da Semana da Inconfidência, em Ouro Preto, a distribuição mais justa e igualitária de poderes entre a União, Estados e municípios, como caminho para o desenvolvimento mais justo do país.

“A concentração de poderes na órbita da União não favorece a integridade nacional, mas, sim, a fragiliza. Concede ao governo central um poder de arbítrio que, orientado pelas razões políticas, acaba por privilegiar essa ou aquela região do país”, afirmou o governador em seu pronunciamento na Praça Tiradentes.

Acompanhado pelo ex-presidente Itamar Franco e pela ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia Antunes Rocha, o governador Antonio Anastasia lembrou que os inconfidentes foram os pioneiros na reivindicação federalista para assegurar a autonomia dos povos e unidade do país.

“Nesses anos, a federação esmaeceu. Cada vez mais anêmica e submissa, foi incapaz de combater a intensa verticalização do poder no país, que tolhe as vocações regionais e nos diminui, uns perante os outros. Como nos disse recentemente o governador Aécio Neves, jamais construiremos a Nação que sonhamos com um Brasil de joelhos”, afirmou o governador de Minas.

Dobro de investimentos nas regiões mais pobres

O governador Anastasia ressaltou que o compromisso que guia o Estado de Minas Gerais, desde 2003, tem sido o de promover o desenvolvimento com justiça social. Para cumpri-lo, o governo tem duplicado os investimentos realizados nas regiões mais pobres. Ele lembrou que a diversidade de regiões mineiras espelha a realidade do país.

“Em Minas essa visão nacional é muito mais do que crença e fé. É a causa comum que tem nos movido nos últimos anos, na busca incessante por um novo patamar de justiça e equidade. Nesse sentido procuramos avançar e avançamos como nunca. Investimos mais que o dobro dos recursos per capita nas regiões mais pobres e fragilizadas do Estado. Esse compromisso explica a essência do nosso governo”, disse o governador.

Avanços sociais

O governador Anastasia lembrou que os investimentos do Governo de Minas contribuíram para diminuir as diferenças entre as regiões do Estado, garantindo mais igualdade entre os mineiros. Segundo ele, o governo conseguiu avançar em vários setores. Como exemplo, ele citou programas como o Proacesso, que está levando a ligação por asfalto a todas as cidades de Minas; o Minas Comunica, que garantiu a telefonia celular a 100% dos municípios; e os investimentos na universalização dos serviços de energia elétrica e saneamento básico.

Homenagem a Tancredo Neves

O centenário de nascimento do ex-presidente Tancredo Neves foi celebrado durante a cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência este ano.

“Há 25 anos, nesta mesma e emblemática data de 21 de abril, choramos a perda de um dos nossos maiores homens, Tancredo Neves. Tancredo trazia, em sua personalidade, todas as grandes virtudes do homem de Minas. Foram essas virtudes que o levaram a unir o país no movimento que devolveu ao Brasil o regime democrático”, afirmou o governador.

Eleito em 15 de janeiro de 1985 presidente do Brasil, pelo colégio eleitoral, Tancredo Neves faleceu no dia 21 de abril, antes de ter tomado posse no cargo. Ele seria o primeiro presidente civil após o golpe de 1964.

“Reitero o meu compromisso com os ideais de Minas, os ideais do modesto dentista e soldado, do alferes de cavalaria e homem das trilhas estreitas e perigosas da Capitania, servidor da gente mais simples, inimigo dos tiranos, que foi Joaquim José. Os mesmos ideais de que Tancredo e Aécio se tornaram guardiães. O compromisso que assumiram com o povo mineiro e a nação de brasileiros é o meu compromisso”, declarou o governador, ao encerrar a cerimônia.

Medalha da Inconfidência

A solenidade teve, pela primeira vez uma mulher mineira como oradora oficial, a ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia Antunes Rocha. Neste ano, a Medalha da Inconfidência foi entregue a 280 personalidades que prestaram serviços relevantes e contribuíram para o desenvolvimento do Estado e do país.

Maior comenda concedida pelo Estado, a Medalha da Inconfidência é entregue desde 1952 com três designações: Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. Entre os agraciados estão ministros de Estado, parlamentares, artistas, professores e profissionais liberais que prestaram serviços relevantes para Minas Gerais.

Entre os agraciados deste ano estão políticos, ministros, empresários, professores, acadêmicos, artistas e esportistas. Entre eles, o ministro da Justiça, Luiz Paulo Teles Ferreira Barreto; senador Ademir Santana (DF); presidente da CNI, Alexandre Silveira de Oliveira; embaixador Marcelo Jardim de Moraes Andrade; ministro do TST, Maurício Godinho Delgado; presidente do TRT 3ª Região; professor Clélio Campolina Diniz, o poeta Carlos Nejar; o acadêmico Luiz Paulo Horta; o crítico literário Ivan Junqueira; o professor Plínio Salgado; os atores Odilon Wagner e Carlos Nunes; o Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Dimas Lara Barbosa; o presidente do PPS em Minas Gerais, Paulo Eliziário Nunes; o deputado federal Alexandre Silveira de Oliveira; deputado federal Humberto Guimarães Souto; deputado João Bittar Júnior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário