terça-feira, 27 de outubro de 2009

Minas realiza vacinação contra aftosa em novembro



A segunda etapa da vacinação contra febre aftosa será no período de 1º a 30 de novembro em Minas Gerais. A expectativa do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) é de que sejam imunizados cerca de 9,5 milhões de bovinos de 0 até 24 meses, em 336.853 mil propriedades rurais distribuídas por todos os municípios mineiros.

Conforme o diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, Minas assim como outros estados do Brasil está empenhado em transformar todo o seu território em área livre de febre aftosa sem vacinação o mais rápido possível. Para isto, o estado convoca todos os produtores, autoridades estaduais, municipais, sindicatos rurais, cooperativas e outros segmentos do agronegócio para esta derradeira batalha contra a doença. "As autoridades municipais devem incentivar os produtores a vacinarem seus rebanhos, esclarecendo a importância da prevenção para evitar que a doença retorne ao Brasil”.

O governo brasileiro aliado a outros países do continente americano e organismos internacionais está concentrando todos os esforços para conter e eliminar a febre aftosa nos rebanhos das Américas por meio de uma campanha intensa de vacinação. Este é o objetivo principal para se consolidar o status de livre da doença com vacinação, para posteriormente passar para sem vacinação. Esta é a meta estabelecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a partir do ano de 2010.


Leia mais na integra: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário