quinta-feira, 12 de novembro de 2015

PRÓSTATA: DIAGNOSTICAR PARA TRATAR

                                  


Olá, amigos!
Há quase um ano não escrevo aqui, mas sinto que agora é o momento de voltar. E por que voltar justamente em novembro? Simples. Novembro é um mês dedicado à prevenção do câncer de próstata, um tabu entre os homens com mais de 40 anos.

Antes que perguntem, não cheguei à idade de fazer o exame, mas espero chegar lá.
Estou escrevendo para lembrar da importância de um diagnóstico precoce, para que, se houver algum traço da doença, o tratamento seja menos doloroso possível. 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é uma dos tipos que mais matam homens no mundo todo, atrás, apenas, do câncer de pele. Essa grande incidência se dá devido à falta de informação e, principalmente, ao preconceito na hora do exame, primordialmente, de toque retal. O câncer de próstata pode ser diagnosticado também pelo exame de sangue, mas o Sistema Público de saúde não disponibiliza para a maioria da população.

É um tema extremamente complicado de se abordar, por se tratar de um assunto que mexe com a masculinidade e por vivermos em uma sociedade, ainda, muito machista.

O câncer de próstata é dificilmente curável quando diagnosticado tardiamente, então, o melhor é fazer o exame e ter a certeza de uma vida saudável, longe desta doença que assola milhares de homens. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário