segunda-feira, 25 de abril de 2011

Governador Antonio Anastasia lança programa 'Minas São Muitas' em São Paulo


O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, afirmou nesta segunda-feira (25), em São Paulo (SP), que oGoverno de Minas irá ampliar a divulgação dos atrativos do Estado, incentivando a promoção de iniciativas culturais no Espaço Minas Gerais em São Paulo. O anúncio foi feito durante lançamento do Programa Minas São Muitas e abertura da exposição 300 Anos de Cultura nas Minas Gerais.

De acordo com o governador, não há no Brasil dois estados que são mais próximos que Minas Gerais e São Paulo, seja pela identidade cultural, pela política, e na representatividade econômica. “Toda a cultura mineira advêm da colonização, fruto do desbravamento dos bandeirantes paulistas em busca do nosso ouro. Se Minas e São Paulo são estados irmãos, o Espaço Minas Gerais é, na metrópole paulistana, a representação de uma amizade de dois estados que tanto contribuíram para a história do Brasil”, disse o governador.

Por meio do Programa Minas São Muitas, o Governo de Minas irá promover eventos com a participação de artistas mineiros, no Espaço Minas Gerais, para difundir, em São Paulo, Minas Gerais como um destino de referência internacional no segmento de turismo cultural.

“Ainda este semestre iniciaremos uma série de atividades, exposições, palestras e rodadas de negócios favorecendo a divulgação de nossas Minas para os paulistas e brasileiros”, afirmou o governador.

Durante a cerimônia que contou com a presença do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e de diversos artistas, jornalistas e empresários mineiros radicados em São Paulo, o secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho, reiterou que a cultura é matéria-prima do turismo e que este, por sua vez, pode ser um instrumento de preservação dos bens culturais do Estado.

“Queremos que o paulista que por aqui passar possa ter uma síntese, uma degustação do que são as nossas muitas Minas já proseadas por Guimarães Rosa. Queremos que o Espaço Minas Gerais incite no morador de São Paulo e nos brasileiros que por aqui estiverem o desejo de conhecer o nosso Estado” afirmou.

Para a secretária de Estado de Cultura de Minas Gerais, Eliane Parreiras, através do Programa Minas São Muitas, o Estado será apresentado em exposições temporárias temáticas que divulgarão a diversidade mineira. Ela citou parcerias já iniciadas com o Museu do Oratório e Museu de Artes e Ofícios, ambos vinculados ao Instituto Flávio Gutierrez, e com a Casa Fiat de Cultura para incremento da agenda cultural do Espaço Minas Gerais.

“Vamos promover o intercâmbio entre os estados por meio de parcerias com as Secretaria de Estado e Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e instituições como Sesc São Paulo, Instituto Tomie Ohtake e Centro Cultural do Banco do Brasil”, disse.

300 Anos de Cultura nas Minas Gerais

Nos próximos dois meses, o Espaço Minas Gerais abriga importante acervo cultural mineiro. Artes plásticas, literatura, músicas e vídeos contarão a riqueza da cultura produzida em Minas Gerais nos 300 anos de formação das vilas: Real de Nossa Senhora do Carmo, hoje, Sabará; Vila Rica, atual Ouro Preto e Vila de Nossa Senhora do Ribeirão do Carmo, Mariana.

A organização da exposição é da Superintendência de Museus e Artes Visuais da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais. Com entrada gratuita, a exposição permanece aberta ao público de terça a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, das 10h às 14h, até o dia 19 de junho.

Além de apresentar parte do acervo de importantes instituições culturais do Governo de Minas como o Museu Mineiro, Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, Arquivo Público Mineiro e Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa e de coleções privadas, a exposição 300 Anos de Cultura nas Minas Gerais conta com rico acervo da produção artística mineira, nas áreas de artes visuais, música, artes cênicas e literatura.

Dividida em núcleos com cores da bandeira de Minas Gerais - preto, branco e vermelho - a exposição “recepciona” o visitante com o "Arcanjo Gabriel", peça do século XVIII, do acervo do Museu Mineiro.

A organização criou uma sala de estar - local aonde os mineiros adoram receber suas visitas. Espaços dedicados à vídeos, músicas e literaturas foram criados para que o visitante tenha acesso ao que foi e é produzido em Minas Gerais.

No "Espaço Vídeo”, um televisor irá exibir vídeos institucionais do Governo de Minas Gerais, além de vídeos com musicais, documentários e produções de artistas plásticos. No "Espaço Literário”, o público pode assentar-se confortavelmente e ler obras de escritores como Guimarães Rosa, Alphonsus de Guimarães, Murilo Rubião, Fernando Sabino, Carlos Drumond de Andrade, Campos de Carvalho, dentre outros escritores contemporâneos. Já no "Espaço Música”, há uma vasta discoteca de bandas Mineiras, obras da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, da música barroca, e de músicos como Dea Trancoso, Marina Machado, Vander Lee, dentre outros nomes da música contemporânea produzida em Minas Gerais.

E ainda, foi instalada uma grande mesa, ao estilo mineiro, aonde foi plotada a história dos 300 anos das vilas de Minas Gerais. Nesta mesa são servidos o tradicional queijo de Minas - patrimônio imaterial de Minas Gerais - e o inconfundível pão de queijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário