segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Anastasia já inicia o ano com metas definidas para a saúde e educação e deve implementar o ‘professor de família’

Anastasia define as metas para início do seu novo mandato

Minas. Com prioridade para saúde e educação, tucano apresenta projetos estruturados ao primeiro escalão


Metas levam em conta os rumos que o país tomará, diz Anastasia

O governo do Estado formaliza hoje as duas principais metas deste início de gestão. Projetos nas áreas de saúde e educação, com prazos e resultados a serem cumpridos, vão nortear o governo de Antonio Anastasia (PSDB). O governador se reúne hoje, pela primeira vez, com toda sua nova equipe. O tucano dará posse aos 22 secretários e colocará na mesa os objetivos gerais do governo para os próximos quatro anos.

Na educação, que será coordenada pela ex-reitora da UFMG, Ana Lúcia Gazzola (PSB), um dos maiores e mais desafiadores programas a ser implementados pelo governo será o “professor da família”. A intenção é implementar o projeto nas cidades com menos de 30 mil habitantes, que têm índices de educação básica abaixo da média estadual.

Já a descentralização do acesso à saúde é o principal desafio da secretaria que continuará sob o comando de Antônio Jorge (PPS). O governador que fortalecer os hospitais regionais e criar novos centros de atenção especializada. Uma das metas colocadas é reduzir a taxa de mortalidade infantil para uma meta de 11 óbitos para cada mil nascidos vivos.

Apesar das metas estabelecidas nessas duas áreas, Anastasia já avisou que continuará com os chamados projetos estruturados, que tem a intenção de fazer com que as ações prioritárias sejam, de fato, cumpridas.

Perfil. O tucano também apresentará hoje aos novos secretários a sua forma de governar. Todas as propostas elencadas no plano de governo terão prazos definidos para implementação. Ele próprio, com o auxílio da secretária de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, continuará exercendo o papel de fiscalizador das metas estabelecidas, mesmo trabalho que realizou ainda como vice-governador, nos últimos quatro anos, na gestão de Aécio Neves (PSDB).

O chamado “escritório de prioridades” – um dos primeiros projetos criados por Antonio Anastasia em seu segundo mandato – ficará à frente da integração entre vários os setores do governo, ajudando a construir aquilo que o tucano chamou de redes integradas de desenvolvimento.

“O programa propõe-se a estruturar uma nova forma de governar, que leve em conta o horizonte que o Brasil enfrentará nos próximos anos”, disse o tucano, em seu plano de governo.

Foco

Promessas para as áreas social e de

infraestrutura

O governador Antonio Anastasia pretende fazer

com que o desenvol

vimento social seja

um dos principais destaques do governo durante os próximos anos. A pas

ta será dirigida por Wander Borges (PSB). Uma d

as propostas é implantar o “Programa Porta a Porta”, que busca colocar equipes para identificar famílias que precisem de apoio para sair da condição de miséria e extrema pobreza.

Assim como na gestão de Aécio Neves, Anastasia promete manter investimentos na infraestrutura ? considerada um grande gargalo pelo setor produtivo.

A área será coordenada por Carlos Melles (DEM) e terá como principal projeto o “Programa Caminhos de Minas”, que visa pavimentar mais 223 trechos de estradas por todo o Estado. Durante a campanha eleitoral, no ano passado, o governador assumiu compromisso de fazer de Minas Gerais o “Estado logístico” do país. (MJN)

Secretarias

Pela lei delegada, governador formaliza a criação de pastas

O ano mal começou e o governador Antonio Anastasia (PSDB) já usou

o poder dado a ele pela delegação de leis, aprovada pela Assembleia Legislativa, no dia 17 de dezembro. Ontem, a lei delegada número 179 foi publicada em edição extra do Diário Oficial de Minas Gerais.

Na prática, a lei determina a criação de três secretarias de Estado e três secretarias extraordinárias, que já tinham sido anun

ciadas pelo governador na última quarta-feira.

Com a lei delegada, foram criadas as secretarias de Estado de Trabalho e Emprego e da Casa Civil e Relações Institucionais. Além disso, a Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas se transforma agora em uma pasta permanente. A criação das secretarias extraordinárias da Copa do

Mundo, de Gestão Metropolitana e de Regularização Fundiária também foi formalizada pelo governador.

Segundo a lei delegada de Anastasia, a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo vai ter apoio logístico e operacional da Secretaria de Governo. A pasta de Gestão Metropolitana, a ser gerida por Alexandre Silveira, terá o apoio da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Já a Secretaria Extraordinária de Regularização Fundiária vai ser apoiada pelo Instituto de Terras de Minas Gerais.

Anastasia também definiu a nova formação das secretarias e subsecretarias. No total

, Minas passa a ter 19 secretarias permanentes e três extraordinárias. As pastas que têm o maior número de subsecretarias são Defesa Social e Saúde: cinco cada uma. (Rodrigo Freitas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário