quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Datafolha indica que casa Erenice, ex-auxiliar de Dilma Roussef, retirou votos do PT


Datafolha: Caso Erenice mudou mais votos que temas religiosos na campanha presidencial de Dilma e Serra no primeiro turno, diz jornal


RIO – A denúncia de tráfico de influência na Casa Civil, que levou à demissão da ex-ministra Erenice Guerra, e o escândalo da quebra de sigilo fiscal de tucanos tiveram um peso quase três vezes maior na perda de votos no primeiro turno entre os candidatos à Presidência do que as questões relacionadas à religião. Segundo reportagem publicada nesta segunda-feira pelo jornal“Folha de S.Paulo” , cerca de 6% dos eleitores que votariam em Dilma Rousseff (PT) ou em José Serra (PSDB) mudaram seu voto. Deste total, a petista perdeu quatro pontos percentuais, e o tucano dois pontos percentuais.

( Entenda o escândalo da Casa Civil )

De acordo com o Datafolha, aproximadamente 75% das perdas ocorreram por conta dos escândalos. Os 25% restantes seriam por questões relacionadas a religião, mas não necessariamente por causa da posição de Dilma sobre o aborto.

( Entenda o escândalo da Receita )

Ainda segundo a “Folha de S.Paulo”, a perda de votos de Dilma foi de aproximadamente quatro milhões de eleitores. A de Serra foi de dois milhões. A petista teve 47% dos votos válidos no primeiro turno enquanto o tucano teve 33%. Como a margem de erro do Datafolha é de dois pontos percentuais, o total de votos perdidos pode ser maior ou menor na mesma proporção.

O percentual de eleitores que tomou conhecimento dos escândalos também é muito maior do que o que recebeu orientação de sua igreja para que deixassem de votar em um determinado candidato. Tomaram conhecimento do caso Erenice, 48% dos eleitores. No caso da quebra de sigilos, foram 56% dos eleitores. Apenas 3% receberam orientação da igreja para votar em um candidato.


Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário