sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Quinze morrem em soterramento de pousada Sankay em Ilha Grande; mortos por chuva no RJ são 30

Número de mortos por chuvas no estado chega a 30.
Equipes buscam sobreviventes na Praia do Bananal.

O subsecretário de Defesa Civil do estado do Rio de Janeiro, Pedro Machado, anunciou nesta sexta (1º) que quinze corpos foram encontrados nos escombros da pousada Sankay, soterrada na Praia do Bananal, na Ilha Grande. De acordo com ele, há cinco feridos em estado grave. Com isso, e com a morte de uma menina de 3 anos que havia sido resgatada na quinta-feira (31) em Cascadura, no subúrbio do Rio, subiu para 30 o número de mortes pela chuva que atinge o estado desde quarta (30).

Uma equipe formada por funcionários da Defesa Civil, bombeiros e integrantes da Capitania dos Portos está na Praia do Bananal. Embarcações da Marinha dão apoio à operação. O prefeito de Angra, Tuca Jordão, o vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, e o secretário estadual de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, acompanham os trabalhos na Praia do Bananal.

Quatro pessoas de uma mesma família estão desaparecidas no Morro da Carioca, na região central de Angra dos Reis, na Costa Verde do estado do Rio de Janeiro. A informação foi repassada pelo subsecretário da Defesa Civil do município, José Lucas, com base no relato de parentes dos desaparecidos.

A Defesa Civil da cidade mobilizou 80 homens para tentar atender a cerca de 150 chamados, entre deslizamentos e quedas de árvores. No fim da tarde de quinta-feira (31), o município já havia entrado em estado de emergência, mas, na manhã desta sexta-feira (1º), a prefeitura ainda avaliava a exata extensão dos danos.

Por causa dos estragos provocados pela chuva, o prefeito da cidade, Tuca Jordão, decretou luto por três dias e cancelou toda a programação do final de ano, entre elas a tradicional procissão marítima que aconteceria nesta sexta. A festa pelos 508 anos de Angra, que seria comemorada no próximo dia 6, também foi cancelada.

O sub-secretário de Defesa Civil do estado do Rio, Pedro Machado, está a caminho de Angra.

Rio-Santos

Uma queda de barreira na madrugada desta sexta-feira (1º) interdita a rodovia Rio-Santos, na altura de Paraty, no litoral Sul Fluminense. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a via encontra-se fechada nos dois sentidos.

O deslizamento aconteceu por volta das 2h, no trecho do 583 km. Há outros quatro pontos de interdição entre o km 511 e km 583. Há homens da PRF, Defesa Civil e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) trabalhando no local para tentar desobstruir a via.

Segundo a polícia, não há indicação de rota alternativa e o acesso às duas cidades está comprometido. A recomendação é que os motoristas evitem a Rio-Santos.

A Estrada do Contorno, que dá acesso a algumas das principais praias de Angra, também está interditada.

19 mortos no estado
As chuvas causaram 19 mortes no estado entre os dias 30 e 31 de dezembro. Em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, um dos municípios mais afetados, mais de 1.800 pessoas estão fora de suas casas. Uma criança de 7 anos morreu no bairro de Jardim Gramacho.

Segundo a Defesa Civil estadual, morreram também 5 pessoas na Praça Seca, em Jacarepaguá, na Zona Oeste; 2 em Cascadura, 2 em Irajá, 2 em Vaz Lobo, no subúrbio; 2 em Magé, 1 em São João de Meriti e 2 em Belford Roxo, na Baixada Fluminense; e 2 em Niterói, na Região Metropolitana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário