terça-feira, 2 de março de 2010

Serra diz que Aécio Neves é fundamental nas eleições presidenciais

Com os resultados da última pesquisa Datafolha publicada no domingo (28/02), que apontou uma diminuição da diferença entre os candidatos José Serra e Dilma Rousseff, o governador mineiro Aécio Neves, mais do que nunca, se torna uma peça fundamental nas eleições presidenciais de 2010.

O próprio governador de São Paulo já admite que Minas Gerais terá mais importância na decisão do próximo pleito do que se imaginava. Todos estão de olho nos movimentos de Aécio Neves, que nesta semana está voltado para a cerimônia de inauguração da Cidade Administrativa Tancredo Neves, que será realizada no dia 4, quinta-feira.

Serra estará presente no evento, que também prestará uma homenagem aos 100 anos de Tancredo, pai das “Diretas” e avô de Aécio Neves. O encontro será uma boa oportunidade para os tucanos acertarem seus ponteiros.

Apesar de Aécio ter afirmado que sairá candidato ao Senado e que sua prioridade é eleger o vice Antônio Anastasia como seu sucessor, em Minas todos ainda sonham com uma candidatura de Aécio à presidência, já que seus dois mandatos à frente do Estado resultaram num grande exemplo de gestão.

O que poderá sair deste encontro? Vamos aguardar para ver.

Fonte: Blog Sou Mais Aécio

segunda-feira, 1 de março de 2010

Minas Gerais inicia a distribuição de vacinas contra Influenza A


Começou nesta segunda-feira (1º) a distribuição de vacinas contra a Influenza A (H1N1). Cerca de 230 mil doses foram encaminhadas para as 28 Gerências Regionais de Saúde (GRS) para imunizar, a partir do dia 8 de março, profissionais de saúde e a população indígena do Estado

Os municípios vão definir como será feita a vacinação para médicos, enfermeiros entre outros técnicos da saúde, sendo que primeiramente devem ser imunizados os trabalhadores da Atenção Básica, ou seja, aqueles que atendem em Unidades Básicas de Saúde (UBS). Quanto aos indígenas, a vacinação será feita por técnicos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

“É preciso destacar que o objetivo dessa campanha não é impedir a circulação do vírus, já que ele circula em 209 países desde o ano passado. A intenção é evitar que as pessoas adoeçam, bem como a ocorrência de óbitos”, ressaltou a coordenadora de imunização da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Tânia Brant. Ao todo, aproximadamente 9,3 milhões de pessoas serão vacinadas em Minas Gerais.

Os grupos prioritários foram definidos pelo Ministério da Saúde, em parceria com sociedades científicas, Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB), Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), Conselhos de Secretários Estaduais (Conass) e Municipais (Conasems) de Saúde e o Grupo Assessor do Programa Nacional de Imunizações. Entre os trabalhadores que receberão a vacina estão médicos, enfermeiros, recepcionistas, pessoal de limpeza e segurança, motoristas de ambulância, equipes de laboratório e profissionais que atuam na investigação epidemiológica.


Leia mais na integra: Agência Minas

Presidente do PSDB/MG se reúne com presidentes de partidos aliados


Deputado Narcio Rodrigues, presidente do PSDB/MG
O presidente do PSDB de Minas Gerais, deputado federal Narcio Rodrigues, convidou os presidentes dos partidos aliados para um almoço nesta segunda-feira, dia 1º de março, na sala reservada do Restaurante Vecchio Sogno, em Belo Horizonte. “Vamos discutir os rumos das eleições 2010, especialmente em torno da pré-candidatura do atual vice-governador Antonio Anastasia ao Governo de Minas”, adiantou Narcio. Ele informou ainda que a formação de chapas proporcionais é outro tema que será abordado pelos presidentes dos partidos.

O encontro, marcado para as 13 horas, contará também com a participação do secretário de Governo, Danilo de Castro. Foram convidados os presidentes do PR, PV, PDT, DEM, PTB, PPS, PP e PSB.


domingo, 28 de fevereiro de 2010

O BRASIL NÃO FOI CONSULTADO

O processo sucessório deste ano é o mais complicado de todos os registrados na história eleitoral brasileira, desde a redemocratização de 1946. A razão é simples: todas as articulações se concentraram em São Paulo, sem que as forças políticas regionais fossem ouvidas. O presidente da República não é rigorosamente um político de São Paulo, embora ali tenha sido menino e aprendido a viver. Sua sensibilidade pelas questões nacionais o fez afastar-se do PT paulista, na escolha de sua candidata, embora tampouco tivesse ouvido todas as bases regionais de seu partido e dos aliados que o apoiam.

Decidiram os tucanos de São Paulo que só ganharia as eleições de outubro, e serviria ao Brasil, uma chapa que restaurasse, com o vigor da modernidade, a aliança entre Minas e São Paulo, rompida em 1930 pelos fatos conhecidos. Tendo em vista a pujança econômica do grande estado, concluíram que a cabeça de chapa caberia ao governador José Serra, e a segunda posição ao governador de Minas. Não meditaram que essa chapa repetiria a de 1926, em que São Paulo apresentou o senador Washington Luís (seu governador até 1924) como candidato à Presidência, com o apoio decisivo de Minas, e o mineiro Fernando de Mello Vianna, como vice. Os dois não chegaram ao fim do mandato: três semanas antes, em 24 de outubro, foram depostos pela Revolução de 30.

Não entendem alguns analistas políticos que as razões de Minas não se apequenam no provincianismo. A recusa de seu governador em aceitar a posição que lhe está sendo oferecida vai além do orgulho natural do político com a popularidade que alcançou em um dos cargos executivos mais emblemáticos na História do Brasil, em dois mandatos seguidos. Há, no entanto – e essas, sim, bem maiores – as razões essenciais de Minas.

Desde seus primeiros momentos, os mineiros têm, na manifestação de suas ideias e nos atos concretos, lutado pela descentralização geográfica do poder e a construção de sistema federativo eficiente e justo. A primeira reivindicação de autonomia regional foi dos Emboabas e a primeira reivindicação federalista, dos inconfidentes. É interessante repetir que os mineiros sempre manifestaram sua simpatia com os movimentos descentralizadores, embora contribuísse com sua ação, a fim de evitar a fragmentação do país. Foi assim que ajudou a pacificação do Sul, ao contribuir com os esforços de conciliação dos Farrapos com o governo do Império. Mas, quando o jovem imperador Pedro II, mal aconselhado pelos seus áulicos, decidiu dissolver a Câmara, a fim de favorecer a renovação de acordo comercial com a Inglaterra, lesivo ao Brasil, os mineiros – unidos aos paulistas de Feijó e Tobias de Aguiar – levantaram-se em armas, em 1842.

Eles demonstraram, mais tarde, e de forma efetiva, esse compromisso com a brasilidade, na política de integração nacional, com Juscelino. A Sudene – depois desvirtuada durante o governo militar – constituiu uma iniciativa importante de nossa história, a fim de redimir a parcela mais injustiçada da nacionalidade.

Tancredo estava convencido da necessidade de uma cruzada nacional para a integração política, social e cultural do país, e isso só se realizaria mediante novo e sólido pacto federativo. Com o estadista mineiro, há 25 anos, sob a aclamação das ruas, os brasileiros esperavam realizar esse projeto e construir uma nação justa para com os cidadãos e para com as regiões brasileiras. Eles imaginavam possível obter a confiança do povo a fim de retomar o projeto nacional iniciado por Vargas e continuado por Juscelino, sem descuidar a real autonomia federativa dos estados. Agora, com Aécio, os mineiros voltaram a crer que isso será possível, mas a oportunidade lhes está sendo negada. Aécio, com o respeito e amizade que tem pelo governador José Serra, provavelmente dirá mais uma vez “não” à irritante pressão dos tucanos paulistas para que seja candidato à Vice-Presidência.

Os mineiros se encontram profundamente magoados com a forma com que trataram seu governador nestes meses. Dificilmente entenderiam a improvável capitulação de Aécio aos ucasses paulistas. Ele só pedira a oportunidade de o Brasil ser ouvido, e que o PSDB acatasse essa vontade.

Por Mauro Santayana /Jornal do Brasil

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Governo Aécio: Cidade Administrativa é destaque em publicação sobre sustentabilidade


Sustentabilidade na nova sede do governo de MG


A Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, nova sede do governo de Minas Gerais, pretende ser a primeira do Brasil a se preocupar com questões relacionadas à sustentabilidade. Parte das obras já está concluída e a sede estará em pleno funcionamento em outubro deste anoO Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, e o Palácio das Princesas, em Recife, são provas concretas de que, no Brasil, as sedes dos governos estaduais são edificações históricas, que pouco se preocuparam com questões relacionadas à sustentabilidade na época em que foram construídas.

O governo de Minas Gerais, no entanto, está realizando uma série de obras para tentar mudar essa realidade e se tornar a primeira sede governamental, no Brasil, que segue critérios sustentáveis.

Entre as medidas implantadas na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, como foi nomeada a nova sede do governo mineiro, projetada por Oscar Niemeyer, estão:

– sensores de luz fotossensíveis, que acendem apenas na presença de pessoas;– elevadores inteligentes, que funcionam de acordo com a demanda;– revestimento de vidro de máximo desempenho em toda a fachada dos prédios, o que bloqueia a entrada de calor e diminui a necessidade do uso de ar-condicionado;– sistema de esgoto sanitário a vácuo;– móveis feitos a partir de madeira certificada de reflorestamento com selo FSC;– sistema de coleta seletiva em todas as estações de trabalho– e rampas de acesso em todos os ambientes dos prédios, como uma das medidas de acessibilidade no local.

As obras principais e externas da Cidade Administrativa já estão concluídas. Hoje, dia 22 de fevereiro, funcionários de quatro secretarias se mudaram para os novos prédios. A previsão é que, em março, o governador Aécio Neves e o vice Antonio Anastásia ocupem seus novos gabinetes no prédio e, em outubro, a sede já abrigue toda a estrutura do governo mineiro.




quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Decreto estabelece redução de carga horária para servidores da Cidade Administrativa


Decreto nº 45.312, publicado no Minas Gerais, nesta quarta-feira (24), regulamenta o art. 8º da Lei nº 18.710, de 7 de janeiro de 2010, que autoriza redução da jornada de trabalho para os cerca de 16 mil servidores transferidos para a Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves. Para vigorar a redução de 40 para 30 horas semanais, será necessária a publicação de resoluções conjuntas entre a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e a direção de cada órgão ou entidade.

Serão beneficiados todos os servidores efetivos que não tem função gratificada ou cargo comissionado. A medida tem o objetivo de facilitar a ambientação e o deslocamento dos servidores durante o ano de mudança para a Cidade Administrativa. Os servidores efetivos que possuem função gratificada ou cargo comissionado e os de recrutamento amplo dependem da definição da chefia imediata.

O objetivo da resolução conjunta é determinar o escalonamento dos horários dos servidores efetivos que possuem direito automático à medida e estabelecer quem terá direito à redução da jornada. De acordo com o subsecretário de Gestão da Seplag, Frederico Melo, o principal objetivo da medida é facilitar para o servidor durante o período de mudança.

Melo explica que a medida vai vigorar exclusivamente este ano e para os servidores que trabalham na Cidade Administrativa. “A medida será automática para os servidores públicos efetivos que não possuem função gratificada ou cargo comissionado. Todavia, todos devem esperar a publicação da resolução conjunta entre cada órgão e a Seplag”, disse.


Leia mais na integra: Agência Minas

Pro-Hosp garante qualidade na assistência e gestão Hospitalar


Mais uma Santa Casa do Estado foi certificada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Desta vez, a população do Norte de Minas é quem se beneficia com a qualidade dos serviços prestados pela Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros, certificada no último dia 11, como “Hospital Acreditado” - reconhecimento oficial da qualidade de toda a sua equipe assistencial e administrativa em garantir excelência e segurança dos serviços de saúde prestados à população.

Para que a Santa Casa conseguisse o certificado, a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) viabilizou a realização de diagnóstico organizacional na metodologia ONA, identificando os pontos fracos da instituição. Por meio de uma política de qualificação, capacitação e desenvolvimento de recursos humanos, voltada para a questão da qualidade, a SES auxilia no aprimoramento do processo de gestão para todos os 130 hospitais do Programa de Fortalecimento dos Hospitais de Minas Gerais (Pro-Hosp), localizados em 112 municípios e a Santa Casa de Montes Claros, faz parte desta rede hospitalar.

De acordo com a Assessora de Melhoria da Qualidade, Lismar Campos, esse diagnóstico objetiva aumentar a segurança e o padrão dos serviços e é, de fato, um movimento de melhoria dos Hospitais da rede Pro-Hosp. “O modelo de gestão propõe a melhoria da qualidade da assistência que é prestada aos pacientes, além de contribuir positivamente para o clima organizacional. Isso motiva os profissionais da rede pública a alcançarem melhores índices de desempenho”, ressaltou.


Leia mais na integra: Agência Minas

Cohab e Cemig começam em abril instalação de aquecedores solares


Terão início no dia 6 de abril os trabalhos de instalação, sob responsabilidade da Cemig, de 15 mil aquecedores solares em conjuntos habitacionais da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab/MG), como parte de convênio assinado entre as duas empresas do Estado com esse objetivo. Os primeiros aquecedores serão instalados em Montes Claros, seguindo-se as demais cidades do Norte de Minas que dispõem de conjuntos habitacionais do Programa Lares Geraes - Habitação Popular, do Governo de Minas.

Em reunião realizada entre representantes da Cemig, Cohab/MG e Aquecemax, empresa vencedora da licitação, foram definidos critérios técnicos para a instalação dos aquecedores. A Cemig e a Cohab/MG acompanharão os serviços com o objetivo de garantir o bom desempenho dos equipamentos.

Economia

O convênio foi assinado perante o governador Aécio Neves, no dia 4 de dezembro de 2008, a Cohab/MG e a Cemig Distribuidora, no âmbito do Programa de Eficiência Energética e Combate ao Desperdício de Energia Elétrica, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), visando instalar o equipamento termossolar em todas as casas do programa habitacional do Governo de Minas, sem qualquer custo para os futuros mutuários

Os aquecedores possibilitaram a redução de aproximadamente 40% para os mutuários, gerando uma economia no orçamento das famílias que varia de R$ 34,00 a R$ 37,00 por mês no seu desembolso com gastos em energia. Os aquecedores que serão instalados possuem reservatório de 200 litros com capacidade de até cinco banhos. Mesmo com o céu nublado a água é aquecida, além de gerar uma economia de até 30% no consumo de energia.


quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Aécio Neves substitui, por modelos novos e economicos, geladeiras, lampadas e chuveiros nas comunidades carentes de toda Minas Gerais


O governador Aécio Neves e o vice-governador Antonio Anastasia inauguraram, nesta terça-feira (23), a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Rio Bananeiras, em Conselheiro Lafaiete, na região do Campo das Vertentes, que recebeu R$ 10 milhões do Governo de Minas e anunciaram mais R$ 5,2 milhões em investimentos para a construção de um novo Pronto Socorro. Durante o evento, também foi lançado o programa Conviver, que atenderá famílias de baixa renda do interior do Estado com a substituição de geladeiras, lâmpadas e chuveiros por modelos mais novos e com consumo menor de energia.A Cemig investirá R$ 15 milhões em todo o Estado por meio do programa.
O Conviver será implantado em 16 municípios nas regiões Central, Sul e Triângulo, beneficiando 59.289 famílias de baixa-renda, com a substituição de 5.188 geladeiras, 3.706 chuveiros e 296.443 lâmpadas."Estamos com ônus da Cemig, trocando equipamentos elétricos obsoletos, que gastam muita energia, por equipamentos absolutamente novos. Uma forma simples, correta e eficiente de fazer justiça social. A Cemig, ao mesmo tempo que se torna uma empresa valorizada, cumpre seu papel social. Ao lado do Conviver, o Luz para Todos, com mais de 70% de recursos do Governo do Estado, está desenvolvendo socialmente Minas Gerais. Até o final de 2010, não teremos uma só propriedade rural sem energia elétrica", disse Aécio Neves, em seu pronunciamento.Em Conselheiro Lafaiete serão atendias 4.200 famílias pelo programa Conviver.
A seleção das famílias a serem beneficiadas será feita com base no cadastro de famílias de baixa renda da Cemig cruzado com o cadastro de famílias beneficiadas pelo sistema Único de Assistência Social (Suas), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.ETEAo lado do presidente da Copasa, Ricardo Augusto Campos, o governador Aécio Neves e o vice Antonio Anastasia inauguraram a ETE do Rio Bananeiras, que terá capacidade para tratar, em média, 13 milhões litros por dia, beneficiando 60 mil pessoas. Os investimentos da Copasa foram de R$ 10 milhões. Além da estação, foram implantados 5,8 quilômetros de redes interceptoras e 3,4 quilômetros de emissários que vão impedir o lançamento de esgoto no Ribeirão Bananeiras.Com a entrada da ETE em funcionamento, será garantida a despoluição do Ribeirão Bananeiras e Ventura Luiz, que formam o rio Maranhão, um dos principais afluentes do Rio Paraopeba. "Esta ETE é um dos maiores investimentos per capita que a Copasa já fez. Uma Estaçãode Tratamento de Esgoto que atenderá cerca de 60 mil pessoas", disse Aécio Neves.
O governador afirmou que a Copasa é uma empresa de saneamento de resultados reconhecidos fora do país e referência no Brasil como melhor empresa do setor. Segundo ele, a Copasa é exemplo de como uma empresa bem administrada pode desenvolver ações concretas de melhoria de vida para a população.Nos últimos sete anos, a Copasa triplicou o número de estações de tratamento de esgoto em Minas Gerais.
O volume de esgoto tratado saltou de 22 milhões de metros cúbicos para 150 milhões de metros cúbicos.Pronto SocorroO governador Aécio Neves também autorizou liberação de R$ 5,2 milhões, de um total de R$ 13 milhões, para a construção do novo Pronto Socorro Regional em Conselheiro Lafaiete e para a aquisição de equipamentos.
Os novos serviços de Urgência e Emergência irão suprir a limitação física, de equipamentos e de pessoal. Só no ano passado foi liberado R$ 1,3 milhão para o novo Pronto Socorro. Ao longo de 2010, serão liberados os R$ 6,5 milhões restantes. A prefeitura será responsável pelas obras.O novo Pronto Socorro irá beneficiar toda a população que compõe da região de Conselheiro Lafaiete, o que representa 181 mil habitantes em 13 municípios. Será prestado, na nova unidade, atendimento imediato aos doentes, com internação adulta e pediátrica. Haverá ainda coleta e realização de exames laboratoriais, raio X, ultrassom, eletrocardiograma e tomografia.Médicos e enfermeiras vão atender 24 horas por dia nos quatro pavimentos distribuídos em 6.800 mil metros quadrados. Serão 97 leitos, sendo 77 de internação e 20 de internação intensiva (CTI).
A previsão é que fique pronto um ano e meio após o início das obras.Distrito IndustrialDurante a solenidade, o governador anunciou a doação de um terreno da Cohab, de 902 mil metros quadrados, para implantação do Distrito Industrial de Conselheiro Lafaiete. Ele anunciou ainda a liberação de recursos, via Cohab, para construção de 50 casas para famílias que vivem em área de risco no município. O governador também anunciou que a matriz de Nossa Senhora da Conceição será restaurada, numa ação conjunta do Governo de Minas e da Prefeitura de Lafaiete.


terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

PSDB de Minas Gerais: nova estrutura e projetos para este ano


O presidente do PSDB de Minas, deputado Narcio Rodrigues, explicou aos membros da Executiva Estadual, nesta segunda-feira, dia 22, a estruturação do Partido para as eleições de outubro, especialmente a criação do Núcleo de Inteligência Tucana (NIT), o Núcleo de Atendimento aos Vereadores (NAV) e a ampliação do Setor Jurídico. A explanação aconteceu durante reunião ordinária da Executiva, na sede do Partido, em Belo Horizonte.

O NIT irá planejar as ações na área de comunicação, especialmente para as plataformas oferecidas pela internet. Uma equipe do PSDB já está trabalhando no projeto, que mês a mês será expandido. “Dois setores serão essenciais nas eleições deste ano, mais até que nas anteriores: a web e o jurídico. E o PSDB de Minas está se organizando para oferecer aos seus candidatos um assessoramento de qualidade, com agilidade”, ressaltou Narcio.

O presidente adiantou ainda que a nova estrutura da assessoria jurídica do partido dará atenção às candidaturas estaduais e federais, oferecendo, entre outros, seminários para candidatos, assessores e lideranças, além de manter um canal permanente de informações. Na reunião foi apresentado o advogado Arnaldo Silva Júnior, que com sua equipe trabalhará em conjunto com o assessor jurídico do partido, Reginaldo Nunes.

Narcio também explicou outro importante núcleo criado, o NAV, que prestará assessoria aos 1.059 vereadores que o partido possui no estado.
Atividades
Durante a reunião, o deputado Marcus Pestana, presidente da seção estadual do Instituto Teotônio Vilela (ITV) , órgão de estudos e formação política ligado ao PSDB, falou sobre os eventos que estão sendo programados para este primeiro semestre. Serão promovidos painéis para discutir políticas sociais e que terão como debatedores e convidados especialistas em diversas áreas. Destes encontros, serão elaborados documentos que servirão de base aos candidatos tucanos.

O presidente da Juventude do PSDB/MG, Adriano Faria, e a presidente do PSDB Mulher de Minas Gerais, Eliana Piola, também discorreram sobre as atividades dos dois secretariados para os próximos meses.
Confira, abaixo, fotos da reunião


Veja fotos do primeiro dia de trabalho na Cidade Administrativa







segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Noblat critica ações da oposição a Lula e comenta visão sensata de Aécio Neves

Sina de formiga

Era um inferno. Sempre que passava por ali, o elefante esmagava a entrada do formigueiro. Então as formigas decidiram reagir.

Um dia, aos milhares, saltaram sobre o elefante e começaram a picá-lo. Com um abanão das orelhas, o elefante livrou-se delas. Restou uma agarrada ao seu pescoço.

“Esgana o bicho, esgana”, gritavam as outras em coro.

O elefante da história está mais para Lula, aprovado por oito entre 10 brasileiros, assim como as formigas estão mais para a oposição – PSDB, PPS, DEM em fase terminal e uma fatia do PMDB.
Quem será a formiga que insiste inutilmente em esganar o elefante? Arthur Virgílio, líder do PSDB no Senado?

Ora, Arthur anda sumido desde que perdeu a batalha pelo afastamento de José Sarney da presidência do Senado. Há duas semanas, voou para um café da manhã com Barack Obama em Washington. Imaginava trocar idéias com ele. Havia dois mil convidados.

O Amazonas de Arthur é fortaleza do lulismo. Ele pretende se reeleger. Sabe como é…
A formiguinha suicida seria José Agripino Maia, líder do DEM no Senado?

Agripino anda muito ocupado com o escândalo que engoliu o único governador do seu partido, José Roberto Arruda, do Distrito Federal, preso numa cela da Polícia Federal, em Brasília. O escândalo ainda ameaça engolir o vice Paulo Octávio, do DEM.

E Sérgio Guerra, presidente nacional do PSDB?

Poupemos Guerra. O coração dele bate acelerado diante da demora do governador José Serra, de São Paulo, em se declarar candidato à vaga de Lula. E bate aflito diante do risco do próprio Guerra não se reeleger senador por Pernambuco. É uma carga dupla e bastante pesada.

De Aécio Neves, outra estrela do infausto formigueiro, diga-se que jamais aprovaria o plano de um ataque em massa ao elefante.

Se dependesse dele, o formigueiro simplesmente teria mudado de endereço para escapar de eventuais danos. Como não o levaram em conta, mergulhou terra à dentro e foi cuidar de sua vida.

Tudo deu certo para Lula desde que se elegeu presidente em 2002. Seu governo sobreviveu ao explosivo escândalo do mensalão. A economia cresceu. Milhões de brasileiros ascenderam à classe C. A maioria dos partidos se rendeu aos seus encantos. E o PT à candidata que ele sacou do bolso.

Dizem que a próxima será a primeira eleição em 21 anos onde os brasileiros estarão impedidos de votar em Lula. De fato, é verdade. Mas na prática, não.

Dilma só existe como candidata porque Lula a inventou. Nada mais direto, pois, do que o apelo que orientará sua campanha: votar em Dilma significa votar em Lula.

Caberá à oposição separar os dois – fácil, não?

A ela caberá também a difícil tarefa de vender Serra como o melhor candidato pós-Lula. Melhor até mesmo do que Dilma, a quem Lula escolheu. E logo quem?

E logo Serra que concorreu contra Lula em 2002. Se Serra tivesse vencido não haveria Lula presidente por duas vezes. Oh, céus!

O ex-metalúrgico que chegou ao lugar antes privativo dos verdadeiros donos do poder deixou de pertencer à categoria dos homens comuns – embora daí extraia sua força.

Foi promovido nos últimos oito anos à condição de mito. E como tal deverá ser encarado pelas futuras gerações. É improvável que alguém como ele reprise sua trajetória.

A oposição se propõe a derrotar um mito. E tentará fazê-lo sem reunir sua força máxima.

Serra está pronto para conversar com Aécio sobre a vaga de vice em sua chapa. Quanto a isso, há duas coisas mais ou menos certas. Serra oferecerá a vaga a Aécio. E Aécio a recusará.

Descarte-se a hipótese de Serra sugerir: “Bem, nesse caso, você sai para presidente com meu apoio e eu irei disputar um novo mandato de governador”.

Aécio tem a resposta na ponta da língua: “Agora, é tarde. Quis ser candidato. Sugeri a realização de prévias dentro do partido. Não fui ouvido. Serei candidato ao Senado”.

E aí, José?

Aí José só vencerá a eleição se Dilma conseguir perder para ela mesma.

Possível, é, embora…


Fonte: Blog do Noblat – Ricardo Noblat

Líderes do PSDB e do DEM criticam Dilma e dizem que ela faz terrorísmo

PSDB e DEM: Dilma mente e faz terrorismo
Líderes da oposição reagem reafirmando que nunca se cogitou privatizar Petrobras, BB e CEF, como diz o PT
BRASÍLIA e SÃO PAULO. A oposição reagiu com críticas ao discurso de ontem da ministra-candidata Dilma Rousseff. Dirigentes do PSDB e do DEM negaram que no governo de Fernando Henrique tenha sido cogitada a privatização de estatais como Petrobras, Banco do Brasil, CEF e Furnas, como sugeriu Dilma.
Classificaram as afirmações da pré-candidata do PT à Presidência de delírio, mentira e até mesmo de “conversa de elefante”.
A pré-candidata petista afirmou que o Brasil escapou de um desastre maior com a crise global porque “os brasileiros resistiram a esse desmonte” e “impediram a privatização parcial e integral da Petrobras, do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal (CEF) ou de Furnas”.
- São reminiscências incorretas e imprecisas. O Brasil resistiu à crise por muitas razões que ela não citou. Quanto às privatizações, essa foi uma conversa de elefante. Nunca houve essa ideia. Isso faz parte desse terrorismo que o PT tem aplicado – disse o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE).
Na avaliação de Guerra, o PT, durante o congresso, acenou para a esquerda de forma imprecisa ao aprovar medidas radicais, ao mesmo tempo em que a ministra fez um discurso com conteúdo conservador. Para o líder do DEM no Senado, JoséAgripino, tratou-se de loucura a afirmação de que Petrobras, Furnas, Banco do Brasil e CEF só não foram privatizados porque os “brasileiros resistiram”: – O delírio da ministra está chegando às raias da mentira.
Nunca se cogitou nada disso, privatização da Petrobras, de Furnas. Isso nunca existiu.
O ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega disse que Dilma está equivocada ao dizer que as privatizações no governo de Fernando Henrique foram um desastre para o país. Segundo ele, a venda das estatais ajudaram o país e os consumidores: – Se a ministra externou essa visão ideológica (de ser contra as privatizações) ela está ultrapassada e fora de moda. Também contraria o que o presidente Lula tem defendido. Hoje o país tem mais telefone do que gente. Alguém tem dúvida de que a CSN está numa situação melhor do que antes de ser privatizada, e que a Vale se transformou numa gigante mundial? Para ele, se o governo não contar com dinheiro privado na infraestrutura, o país não terá fôlego para crescer: – O investimento do PAC é de pouco mais de 0,5% do PIB. O país precisa de 3% a 5% do PIB em investimentos para colocar a sua infraestrutura de pé. O PAC é um grande slogan.* Enviada especial
Fonte: Soraya Aggege* e Lino Rodrigues – O Globo

sábado, 20 de fevereiro de 2010

CIDADE ADMINISTRATIVA GANHA VIDA

Segunda-feira, 1,8 mil servidores estaduais estarão em novo endereço no complexo desenhado pelo gênio da arquitetura, Oscar Niemeyer
Ernesto Braga - Estado de Minas
Publicação: 20/02/2010 08:37 Atualização: 20/02/2010 08:54

Passados 70 anos da inauguração dos primeiros prédios projetados por Oscar Niemeyer em Belo Horizonte – a Casa do Baile e o Museu de Arte Moderna, ambos de 1940 e erguidos na Pampulha –, mais um empreendimento do gênio da arquitetura será aberto ao público. A Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, construída às margens da MG-010, no Bairro Serra Verde, na Região de Venda Nova, começa a funcionar segunda-feira. Três andares do Edifício Gerais, além do Centro de Convivência, estão prontos para receber 1,8 mil servidores, primeira leva dos 16 mil que serão transferidos para a nova sede do governo de Minas até o final de outubro.


Todo o mobiliário e equipamentos necessários para que os servidores das secretarias de Planejamento e Gestão (Seplag), Governo, do Gabinete Militar e do Estado para resultados comecem a exercer suas funções na segunda já estão funcionando. São computadores e aparelhos de telefone de última geração, montados em mesas individuais, separadas por divisórias com isolamento acústico. Além de gavetas para guardar documentos e objetos pessoais, cada setor conta também com arquivos deslizantes. “Cerca de 50% dos servidores não tinham acesso à internet nos seus postos de trabalho. Agora, acabou essa história de dividir mesa e computador. Cada um terá seu ambiente individualizado, padronizado para todo mundo”, disse a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena.
Os restaurantes do primeiro andar do Gerais, que vão vender comida a R$ 15 o quilo ou R$ 18 para que a pessoa se sirva à vontade, também estarão funcionando segunda-feira. “Ao todo, serão 30 lojas no primeiro andar, de conveniência, lanchonete, lavanderia e agência de viagem. A previsão é de que até abril tudo esteja pronto”, afirmou Renata Vilhena. O prédio contará ainda com caixas eletrônicos e em cada um dos 14 andares haverá dois refeitórios para os servidores que optarem por levar a comida de casa. Nos últimos dois dias foram feitos todos os testes antes da abertura da Cidade Administrativa. Amanhã, haverá um mutirão de limpeza.

Das sete novas linhas criadas pela BHTrans para o deslocamento de servidores e visitantes até a Cidade Administrativa, três começam a operar segunda-feira: a passagem da 65 (Centro de Belo Horizonte/Estação do Metrô Vilarinho) e da 8650 (Estação do Metrô São Gabriel/Cidade Administrativa) vai custar R$ 2,30, enquanto a tarifa cobrada pelo ramal 642 (estação BHBus Venda Nova / estação Vilarinho) custará R$ 1,65. Outra opção é o ramal 6350 (Estação BHBus Barreiro/Estação Vilarinho), já em funcionamento e com passagem a R$ 2,50. Também começam a rodar os quatro ônibus articulados que vão transportar os servidores gratuitamente da Estação Vilarinho à nova sede do governo, das 7h às 19h.

Leia Mais no portal Uai

Jornal do Comércio: “PSDB descarta Aécio como vice de Serra”, caminho é o Senado

A disposição do governador de Minas, Aécio Neves, de disputar uma cadeira no Senado faz parte de uma estratégia para consolidar seu nome como uma liderança nacional, afirmou nesta quinta-feira o presidente do diretório estadual do PSDB, deputado federal Nárcio Rodrigues. Aécio e o governador de São Paulo, José Serra, combinaram um encontro na próxima semana.

Tucanos mineiros asseguram, porém, que praticamente não há chance de o governador aceitar compor como vice numa chapa encabeçada pelo colega paulista. “O Aécio queria ser candidato à presidência, mas não deu. É candidato a senador e a chegar em Brasília credenciado para exercer a sua liderança nacional”, afirmou Nárcio.

Aliados do mineiro não escondem a irritação com a tese da chapa puro-sangue, considerada “deselegante” e “constrangedora”. Interlocutores de Aécio também encaram com bastante ceticismo a hipótese de Serra possa desistir da disputa na última hora, optando por concorrer à reeleição. Prova disso é que o PSDB-MG já decidiu lavar as mãos em relação à definição da estratégia presidencial do partido, com o argumento de que o diretório regional foi “derrotado” no processo interno.

Nárcio disse que não fará pressão para que Serra anuncie sua candidatura. “Não podemos questionar o time dele e nem questionar o partido, mas não podemos deixar de dizer que o partido fez a escolha que seguia a lógica do governador Serra”, ressaltou.

De acordo com o presidente do PSDB-MG, Serra solicitou uma conversa com Aécio porque vive um “momento de definição” e precisa ouvir as principais lideranças do partido. Nesta quinta-feira, o vice-governador e pré-candidato do PSDB ao governo em Minas, Antônio Anastasia, observou que a vontade de que Aécio seja candidato à presidência ainda “existe e permanece”, mas salientou que ele já manifestou publicamente que irá se candidatar ao Senado.

Porém, partidários de Aécio afirmam reservadamente que a construção de uma chapa envolvendo os dois governadores esbarra no fato de que eles possuem estilos muito diferentes, “incompatíveis para uma caminhada conjunta”. Alegam que o mineiro não tem vocação para ocupar um espaço de “submissão” que costuma ser reservado aos vices e prefere ser “dono de seu mandato”. Pela estratégia do PSDB mineiro, o governador retornaria ao Congresso liderando uma “renovação” para chegar à presidência do Senado ou mesmo da legenda tucana.



Fonte:Aecio Presidente

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Escola Viva retoma atividades em 2010 com visita à exposição


Até o dia 26 de fevereiro, cerca de 2,6 mil alunos de escolas que fazem parte do projeto Escola Viva, Comunidade Ativa, da Secretaria de Estado de Educação (SEE), vão visitar a exposição organizada pelo jornalista Bernardino Furtado. “Cumplicidade: 20 anos de reportagem, 20 fotógrafos – Olhares para o Brasil e Brasileiros” está no Museu de Artes e Ofícios (MAO), Praça Rui Barbosa, s/n, centro de Belo Horizonte. O trabalho tem curadoria de Sérgio Rodrigo Reis e reúne um acervo de 42 fotos que mostram ao público outras faces do Brasil, um país interiorano, com muitas dificuldades, pessoas simples, mas fortes, singelas e que contribuem com a sobrevivência do país. As visitas das escolas acontecem durante a manhã, tarde e noite.

Ludmila dos Anjos Oliveira, aluna do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual João Alphonsus, em Belo Horizonte, visitou a exposição com seus colegas. Segundo ela, passeios como este contribuem para a formação do aluno. “Na exposição, o jornalista (Bernardino) nos guiava e destacou o trabalho de fotógrafos que estiveram com ele em suas matérias. Tinha fotos que eu já conhecia por ter lido as matérias nos jornais”, destaca a estudante que buscou se informar também com os comentários presentes abaixo de cada imagem.


Leia mais na integra: Agência Minas

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Cai em 60% número de mortos nas rodovias estaduais mineiras durante o carnaval


O número de mortos nas estradas estaduais mineiras e federais delegadas, sob responsabilidade da Polícia Militar de Minas Gerais, caiu 60,61%, durante o feriado de carnaval deste ano em relação ao mesmo período de 2009. No ano passado 26 pessoas perderam a vida nas estradas de Minas durante o carnaval. Este ano, foram 12. Também teve queda o número de acidentes, passando de 412, no ano passado, para 361, neste ano, o que representou uma redução 13,62%.
A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) reforçou o policiamento nos 31.469 quilômetros de rodovias sob sua responsabilidade em todo o Estado, com a Operação Carnaval 2010, que teve início na última sexta-feira (12), às 18h, e término na Quarta-feira de Cinzas (17), às 8h. A ação contou com cerca de 40 mil homens, utilizando viaturas, helicópteros, avião, radares e bafômetros. O objetivo foi garantir mais segurança durante o feriado prolongado. Também foram realizadas diversas operações nas 18 regiões da Polícia Minas e blitze simultâneas em todo o Estado.

Com estas ações, a PMMG assegurou a preservação e a restauração da ordem pública, visando, principalmente, à prevenção de acidentes e de possíveis ações delituosas, além de assistir à população em casos de urgência ou emergência.


quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Sem Medo do Passado

O presidente Lula passa por momentos de euforia que o levam a inventar inimigos e enunciar inverdades. Para ganhar sua guerra imaginária, distorce o ocorrido no governo do antecessor, autoglorifica-se na comparação e sugere que se a oposição ganhar será o caos. Por trás dessas bravatas está o personalismo e o fantasma da intolerância: só eu e os meus somos capazes de tanta glória. Houve quem dissesse “o Estado sou eu”. Lula dirá, o Brasil sou eu! Ecos de um autoritarismo mais chegado à direita.

Lamento que Lula se deixe contaminar por impulsos tão toscos e perigosos. Ele possui méritos de sobra para defender a candidatura que queira. Deu passos adiante no que fora plantado por seus antecessores. Para que, então, baixar o nível da política à dissimulação e à mentira?

A estratégia do petismo-lulista é simples: desconstruir o inimigo principal, o PSDB e FHC (muita honra para um pobre marquês…).
Por que seríamos o inimigo principal? Porque podemos ganhar as eleições. Como desconstruir o inimigo? Negando o que de bom foi feito e apossando-se de tudo que dele herdaram como se deles sempre tivesse sido. Onde está a política mais consciente e benéfica para todos? No ralo.
Na campanha haverá um mote – o governo do PSDB foi “neoliberal” – e dois alvos principais: a privatização das estatais e a suposta inação na área social. Os dados dizem outra coisa. Mas os dados, ora os dados… O que conta é repetir a versão conveniente.

Há três semanas Lula disse que recebeu um governo estagnado, sem plano de desenvolvimento. Esqueceu-se da estabilidade da moeda, da lei de responsabilidade fiscal, da recuperação do BNDES, da modernização da Petrobras, que triplicou a produção depois do fim do monopólio e, premida pela competição e beneficiada pela flexibilidade, chegou à descoberta do pré-sal. Esqueceu-se do fortalecimento do Banco do Brasil, capitalizado com mais de R$ 6 bilhões e, junto com a Caixa Econômica, libertados da politicagem e recuperados para a execução de políticas de Estado. Esqueceu-se dos investimentos do programa Avança Brasil, que, com menos alarde e mais eficiência que o PAC, permitiu concluir um número maior de obras essenciais ao país. Esqueceu-se dos ganhos que a privatização do sistema Telebrás trouxe para o povo brasileiro, com a democratização do acesso à internet e aos celulares, do fato de que a Vale privatizada paga mais impostos ao governo do que este jamais recebeu em dividendos quando a empresa era estatal, de que a Embraer, hoje orgulho nacional, só pôde dar o salto que deu depois de privatizada, de que essas empresas continuam em mãos brasileiras, gerando empregos e desenvolvimento no país. Esqueceu-se por anos de “bravata” do PT e dele próprio.

Esqueceu-se de sua responsabilidade e de seu partido pelo temor que tomou conta dos mercados em 2002, quando fomos obrigados a pedir socorro ao FMI – com aval de Lula, diga-se – para que houvesse um colchão de reservas no início do governo seguinte. Esqueceu-se de que foi esse temor que atiçou a inflação e levou seu governo a elevar o superávit primário e os juros às nuvens em 2003, para comprar a confiança dos mercados, mesmo que à custa de tudo que haviam pregado, ele e seu partido, nos anos anteriores.
Os exemplos são inúmeros para desmontar o espantalho petista sobre o suposto “neoliberalismo” peessedebista. Alguns vêm do próprio campo petista.
Vejam o que disse o atual presidente do partido, José Eduardo Dutra, ex-presidente da Petrobras, citado por Adriano Pires, no Brasil Econômico de 13/1/2010. “Se eu voltar ao parlamento e tiver uma emenda propondo a situação anterior (monopólio), voto contra. Quando foi quebrado o monopólio, a Petrobras produzia 600 mil barris por dia e tinha 6 milhões de barris de reservas. Dez anos depois, produz 1,8 milhão por dia, tem reservas de 13 bilhões. Venceu a realidade, que muitas vezes é bem diferente da idealização que a gente faz dela”.
O outro alvo da distorção petista refere-se à insensibilidade social de quem só se preocuparia com a economia.
Os fatos são diferentes: com o Real, a população pobre diminuiu de 35% para 28% do total. A pobreza continuou caindo, com alguma oscilação, até atingir 18% em 2007, fruto do efeito acumulado de políticas sociais e econômicas, entre elas o aumento do salário mínimo. De 1995 a 2002, houve um aumento real de 47,4%; de 2003 a 2009, de 49,5%. O rendimento médio mensal dos trabalhadores, descontada a inflação, não cresceu espetacularmente no período, salvo entre 1993 e 1997, quando saltou de R$ 800 para aproximadamente R$ 1.200. Hoje se encontra abaixo do nível alcançado nos anos iniciais do Plano Real.

Por fim, os programas de transferência direta de renda (hoje Bolsa-Família), vendidos como uma exclusividade deste governo. Na verdade, eles começaram em um município (Campinas) e no Distrito Federal, estenderam-se para Estados (Goiás) e ganharam abrangência nacional em meu governo. O Bolsa-Escola atingiu cerca de 5 milhões de famílias, às quais o governo atual juntou outras 6 milhões, já com o nome de Bolsa-Família, englobando em uma só bolsa os programas anteriores.
É mentira, portanto, dizer que o PSDB “não olhou para o social”.
Não apenas olhou como fez e fez muito nessa área: o SUS saiu do papel à realidade; o programa da aids tornou-se referência mundial; viabilizamos os medicamentos genéricos, sem temor às multinacionais; as equipes de Saúde da Família, pouco mais de 300 em 1994, tornaram-se mais de 16 mil em 2002; o programa “Toda Criança na Escola” trouxe para o Ensino Fundamental quase 100% das crianças de sete a 14 anos. Foi também no governo do PSDB que se pôs em prática a política que assiste hoje a mais de 3 milhões de idosos e deficientes (em 1996, eram apenas 300 mil).
Eleições não se ganham com o retrovisor. O eleitor vota em quem confia e lhe abre um horizonte de esperanças. Mas se o lulismo quiser comparar, sem mentir e sem descontextualizar, a briga é boa. Nada a temer.

Publicado em 7 de fevereiro de 2010.

Zero Hora Fernando Henrique Cardoso
EX-PRESIDENTE DA REPÚBLICA

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Sistema de transporte está pronto para atender servidor


O novo sistema de transporte que irá levar o servidor público até a Cidade Administrativa a partir do dia 22 de fevereiro já está em circulação. A linha de ônibus 6350 já está operando, partindo da estação BHBus do Barreiro até a estação Vilarinho do metrô, passando pelas avenidas Tereza Cristina, Amazonas, Anel Rodoviário, Antônio Carlos, Dom Pedro I e Vilarinho. Outras três linhas de ônibus entrarão em operação a partir do dia 22, saindo do Centro de Belo Horizonte e da estação do metrô São Gabriel e estação Venda Nova do BHBus.

A linha 65 sairá do Centro de Belo Horizonte, passando pela rua da Bahia, avenidas Amazonas, Andradas e Antônio Carlos, e com ponto final na estação Vilarinho do metrô, a partir de onde o servidor terá gratuitamente uma linha de ônibus exclusiva para a Cidade Administrativa, localizada a apenas 5 quilômetros de distância e com um tempo médio de viagem de sete minutos. Já a linha 8650 sairá da estação do metrô São Gabriel com itinerário pela avenida Cristiano Machado e rodovia MG-010. O desembarque final será na Cidade Administrativa. Nos horários de pico (das 7h30 às 9h e das 16 às 18h), o trajeto de todas as linhas de ônibus será até a Cidade Administrativa e não apenas até a estação Vilarinho.

A linha 642 partirá da estação Venda Nova do BHBus e atenderá os passageiros pelas avenidas Padre Pedro Pinto, Vilarinho e Dom Pedro I. O desembarque também será na estação Vilarinho.



Leia mais na integra: Agência Minas

As gafes de Dilma: “Ela não é do ramo, confunde lugares, pessoas. Esse tipo de gafe quebra a identidade entre o candidato e o eleitor”


Sucessão de gafes municia oposição


Troca de nomes de cidades e bairros, equívocos com símbolos regionais e conceitos mal aplicados tornam-se prato cheio para críticos da ministra Dilma. Ontem, tucanos entregaram GPS e mapa de Minas para petistas


No ano passado, quando a ministra Dilma Rousseff comemorou o carnaval em Recife, perguntou ao prefeito da cidade, João da Costa (PT), se o maracatu era um bloco carnavalesco. Este ano, a pré-candidata do PT ao Palácio do Planalto volta à capital de Pernambuco para curtir a data festiva, e espera não ser alvo de críticas da oposição por mais um deslize. Na época, deputados estaduais chegaram a subir na tribuna para criticar o episódio. “Não foi nada demais. Quem não é do estado não é obrigado a conhecer. Quem está numa disputa política como essa vai ser mais observado”, minimiza o líder do PT na Câmara, deputado federal Fernando Ferro (PE). A oposição, óbvio, aproveita cada ato falho da ministra para criticar sua candidatura à Presidência.

A gafe mais recente aconteceu na terça-feira. Em visita a Minas Gerais para visitar obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Dilma chamou a cidade em que discursava de Juiz de Fora quando, na verdade, estava no município de Governador Valadares. Ao visitar o bairro Palmeiras com a comitiva do presidente, Dilma ainda chamou o lugar de Palmares. “Quem de nós nunca trocou um nome de cidade?”, rebate o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG). O petista argumenta que os deslizes não têm impacto no eleitorado e que em nada interferem a capacidade de governar da candidata.

“Ela não é do ramo, confunde lugares, pessoas. Esse tipo de gafe quebra a identidade entre o candidato e o eleitor”, afirma o líder do Democratas no Senado, José Agripino (RN). Os episódios acabam causando constrangimentos à ministra. No ano passado, em Roraima, a troca de nomes não foi bem recebida quando a mãe do PAC participava da inauguração de um terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Boa Vista. “Esse país está mudando e Rondônia mudando mais rápido que nosso país”, afirmou, para cerca de 15 mil pessoas na capital de Roraima. Em seguida, um pequeno silêncio seguido de vaia anunciou o erro. A ministra então desculpou-se pelo equívoco.

Dois meses depois, Dilma ganhou atenção involuntária em discurso no exterior. Ao abrir um dos eventos sobre a Amazônia na Conferência do Clima de Copenhague (Cop-15), a chefe da delegação brasileira afirmou que “o meio ambiente é, sem dúvida nenhuma, um obstáculo ao desenvolvimento sustentável”. O vídeo logo foi reproduzido na internet e pela imprensa brasileira. “Isso tudo é natural de alguém que não tinha muita experiência com política. Mas quem tem um professor como o Lula logo aprende”, sentencia um aliado.

Localizador

As gafes da ministra Dilma foram alvo de críticas de deputados estaduais do PSDB na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Depois de discursar no plenário, o ex-secretário de Saúde do governo de Minas, o deputado estadual Marcus Pestana (PSDB), entregou um localizador por satélite (GPS) ao líder do PT, o deputado Padre João (PT), para que a ministra se oriente e não chame mais Governador Valadares de Juiz de Fora. “Há um grande esforço dos companheiros do PT para tornar a Dilma mineira. Mas confundir minha Juiz de Fora e Valadares é uma gafe imperdoável para uma candidata que quer ser presidente. Por isso, peço ao Padre João que entregue esse GPS à ministra, para que ela se localize em Minas Gerais”, disse Pestana.

O deputado Lafayette Andrada (PSDB) pegou carona e levou a Padre João um mapa de Minas. “Confundir Guarará e Maripá, cidades pequenas na Zona da Mata, é uma coisa. Mas Valadares e Juiz de Fora, francamente, não é aceitável. São mais de 450 quilômetros de distância, dá para atravessar Portugal quatro vezes! Ela deveria, no mínimo, pedir desculpas”, atacou. O líder do PT, o deputado Padre João, levou a provocação com bom humor. “Na verdade, vou entregar isso para o PSDB, que está desnorteado com o crescimento da Dilma nas pesquisas. Que rumo o Aécio e o Serra vão tomar? Ninguém sabe. Eles é que precisam de GPS e bússola”, provocou o petista.



Fonte: Flávia Foreque e Thiago Herdy – Correio Braziliense

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Lula inaugura universidade que não funciona e é vaiado por estudantes em Minas


Lula inaugura universidade que mal consegue funcionar.


Faltam professores, água, acesso; estudantes protestaram na solenidade


A inauguração de dois prédios da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) pelo presidente Lula virou palco para protestos de estudantes que denunciavam os problemas de estrutura. Há falta de acessos ao local, déficit de professores e carência de água. No palanque, o presidente Lula e sua comitiva tiveram de enfrentar os protestos. O governo admitiu falhas e prometeu avaliar as reivindicações.

As obras de um campus avançado para a universidade começaram em 2007, com previsão de entrega em 2012. Dos dez prédios, cinco ainda estão em construção e três sequer saíram do papel, segundo a reitoria, que admite atraso no cronograma. Os dois edifícios entregues ontem abrigam desde agosto cerca de mil alunos, matriculados em seis cursos. Mas só se chega a eles por uma rua de terra ou trilhas de boi. Em dias de chuva forte, carros e ônibus não atravessam a lama, o que tem levado ao cancelamento das aulas. No semestre passado, os alunos perderam 15 dias. Ontem, as vaias dos estudantes chegaram a abafar os discursos da prefeita de Teófilo Otoni, Maria José Hauesein (PT), e do reitor, Pedro Angelo Almeida Abreu.

A UFVJM tem 54 professores, 26 a menos que o ideal, reconhece a reitoria, que atribui o problema ao MEC. Segundo a instituição, cabe ao governo abrir vagas para docentes. Os estudantes de Serviço Social, por exemplo, reclamam que, para os sete períodos do curso, há sete pessoas para ensinar.

— Estamos voltando aos tempos da escola primária, quando tínhamos uma “tia” para várias matérias — diz Marcos Antunes Lopes, de 21 anos, aluno de Serviço Social e integrante do DCE.

Os alunos reclamam da falta de itens básicos, como bebedouros. Como o sol bate todo o dia no reservatório, não raro alunos da noite bebem água quente. Ontem, representantes do Diretório Central dos Estudantes distribuíram um manifesto no qual reclamam que os prédios funcionam sem alvará do Corpo de Bombeiros.

Também reclamam da falta de água e da climatização dos ambientes.

As obras deveriam custar R$ 30 milhões, mas o orçamento deve estourar. Sobre o cronograma, a UFVJM alega atrasos no repasse de verbas. Diante do palanque, os estudantes estenderam faixas cobrando providências. O ministro da Educação, Fernando Haddad, reconheceu os problemas no palanque e prometeu ouvir as queixas numa reunião com o reitor: — Algumas obras deixaram de estar no cronograma. Vamos avaliar as reivindicações e alocar recursos. A região pode ser pobre, mas a qualidade de ensino não tem que ser pobre.

Em seu discurso, Lula se dirigiu aos estudantes e os incentivou a brigar “pelo melhor”, mas, em tom de recomendação, cobrou respeito às autoridades.

Exaltou os números de seu governo. E criticou a elite do país por, segundo ele, não se preocupar com a geração de oportunidades na educação: — A elite brasileira, por muito tempo, foi perversa, porque estudava, mas não queria que o povo estudasse — disse.



Charge do Néo: Dilma reclama com Lula “Gepeto” de FHC a ter chamado de boneco


Fonte: Charge do Néo – publicado no Blog do Noblat

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Assistência Farmacêutica da Fhemig investe em tecnologia


O Serviço de Farmácia da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) já conta com equipamentos para automatizar o fracionamento das embalagens dos comprimidos, cápsulas e drágeas. O serviço faz também a identificação dos medicamentos com etiquetas indicando o nome do fármaco, nome comercial, lote, validade e código de barras. A Fhemig investiu aproximadamente R$ 450 mil na compra de três máquinas, que embalam até 3.000 unidades por hora. As novas máquinas imprimem, ainda, etiquetas com código de barras bidimensional que garante a rastreabilidade dos medicamentos.

Essa atividade era feita manualmente até outubro de 2009 quando o Hospital Galba Velloso (HGV), do Complexo de Saúde Mental, instalou o primeiro equipamento que atende unidades assistenciais na Região Metropolitana de Belo Horizonte. “A parte manual do trabalho é colocar o medicamento na máquina. Havia uma dificuldade de recursos humanos para realizar essa tarefa, tendo em vista que a Rede tem uma demanda grande – mais de três mil leitos e, portanto, um grande volume de medicamentos para ser fracionados”, explica Tânia Azevedo Anacleto da Supervisão de Assistência Farmacêutica da Diretoria Assistencial da Fhemig.

Segundo Tânia Azevedo, o fracionamento desses medicamentos é necessário para permitir a entrega de forma individualizada, para cada paciente, e por horário de administração. Dessa forma, o processo de dispensação e administração dos medicamentos fica mais seguro com a identificação adequada.

Para o diretor hospitalar do HGV, Daniel Freitas, esse investimento significa um marco para a assistência farmacêutica e de enfermagem na Fhemig. “Além disso, esse investimento vai colaborar para a redução de doenças do trabalho devido menor produção de serviços repetitivos, e também é oportunidade para as unidades assistenciais atuarem em rede”, afirma.


Leia na integra: Agência Minas

Inauguradas Aisps nas imediações da Cidade Administrativa


Os moradores do bairro Palmital, em Santa Luzia, e do Morro Alto, em Vespasiano, fizeram questão de acompanhar de perto a solenidade de inauguração dos dois prédios, realizada nesta segunda-feira (8). A partir de agora, as pessoas das duas comunidades, ambas localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), já podem contar com importantes equipamentos de controle à criminalidade: as sedes da 56ª e 68ª Área Integrada de Segurança Pública (Aisp). Elas consideram que as novas estruturas comprovam o empenho do Governo do Estado em promover melhorias na qualidade de vida não somente dos servidores, que passarão a trabalhar na Cidade Administrativa, mas também de todo o cidadão que transita ou mora naquela área, denominada como Vetor Norte.

O primeiro prédio inaugurado foi o da 56ª Aisp, na avenida Iolanda Teixeira da Costa, 1850, no Palmital. De lá as autoridades presentes e o público seguiram para a seda da 68ª Aisp, na rua Um, 217, no Morro Alto. As duas construções seguiram um projeto padrão, feito exclusivamente para abrigar as unidades operacionais das polícias Civil e Militar. A obra da 56ª Aisp custou R$ 2,5 milhões e da 68ª Aisp R$ 2,6 milhões. Elas foram executadas com recursos estaduais e acompanhadas pelo Departamento Estadual de Obras Públicas (Deop).

29 bairros

O imóvel do Palmital passou a sediar a 69ª Companhia de Polícia Militar, com efetivo de 90 militares, e a 1ª Delegacia de Polícia Civil de Santa Luzia, com efetivo de dez policiais civis. Sua área de atuação abrange oito bairros. Já a Aisp Morro Alto passou a abrigar a 180ª Companhia de Polícia Militar e a 3ª Delegacia de Polícia Civil de Vespasiano. O quadro de pessoal é formado por 38 policiais militares e 12 policiais civis. Ela atenderá 21 bairros da região.

Nessas localidades, as atividades serão coordenadas pela metodologia de Integração da Gestão em Segurança Pública (Igesp), que prevê ações conjuntas das polícias, com metas para combater as ações criminosas. A filosofia que norteia uma Aisp parte do pressuposto de que um problema local precisa de uma gestão também local para ser bem solucionado. Isso porque considera as especificidades socioeconômicas e culturais de cada área. Dessa forma, o foco da Aisp é a comunidade, tendo as ações policiais um cunho participativo, com o objetivo de reduzir a sensação subjetiva de medo e de satisfazer a população, melhorando a qualidade de vida nos locais abrangidos.


Leia mais na integra: Agência Minas

Com a presença de Antonio Anastasia, sede do PSDB/MG é reinaugurada


O vice Antônio Anastasia foi o convidado de honra da solenidade nesta segunda feira, dia 8, que marcou a entrega, pelo deputado federal Narcio Rodrigues, de uma sede totalmente reformada e pronta para atender as necessidades estruturais do partido frente às eleições em 2010. O PSDB/MG também prestou uma homenagem a seus ex-dirigentes com a inauguração de galerias de fotos. Além de lideranças do partido em todo Estado, estavam presentes o secretário geral do PSDB nacional, deputado Rodrigo de Castro, e representantes de partidos aliados, como o presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais e do PP/MG, deputado Alberto Pinto Coelho, o deputado federal Carlos Melles, presidente do DEM/MG, e o também presidente Paulo Elisário, do PPS/MG. O governador Aécio Neves foi representado pelo Secretário de Governo Danilo de Castro, que também já ocupou a presidência do PSDB/MG, assim como o governador.

Rodrigo de Castro lembrou que este é o momento do PSDB lutar para a manutenção e para o avanço de tudo o que conquistou nos últimos anos. E reafirmou a certeza de que “Anastasia é o melhor nome para Minas Gerais”. Ao parabenizar o presidente do partido em Minas, Castro lembrou que Narcio Rodrigues, “uma liderança mineira no Congresso Nacional, é companheiro de primeira hora do Governador, e que sempre esteve ao lado de Aécio Neves. Por isso, foi convocado para assumir mais uma vez a presidência do partido num ano eleitoral de grandes desafios”, ressaltou. Ele reafirmou, ainda, o compromisso da Executiva Nacional em apoiar o novo presidente do PSDB em Minas.


segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Agora Ou Mais Pra Frente, Aécio Presidente

Chico Bicalho
A VIA


Cansei da mesma canção
De trilhar sempre o mesmo caminho em procissão
Enjoei de rezar sempre a mesma reza
De ajoelhar sempre defronte ao mesmo altar
Chega de ouvir, agora quero falar.

Dizer para estes herdeiros de ideais falidos
Que calem, silenciem, poupem meus ouvidos
Falar para aqueles que adoram um deus criado
Que se hoje dominam, logo serão destronados.

Pois breve, na aurora de um novo tempo.
Surgirá de qualquer ponto cardeal
Uma nova esperança, um novo ideal.

Ascenderá das entranhas da terra
Das cavas reais de Minas
Um simpático e valente guerreiro
Que com um ímpeto juvenil
Descobrirá novas fontes
Escalará as montanhas
E na linha de um Belo Horizonte
Erguerá bem alto, o lindo pendão do Brasil.

E eu, um pequeno poeta do povo
Como faço desde criança
Estarei convicto de novo
De ser concreta a esperança,
de agora ou mais pra frente
Ser Aécio presidente.


Chico Bicalho de Aguilar 2009

Governo Aécio Neves implementa planetário de última geração no Circuito Cultural da Praça da Liberdade


Visualizar o céu a partir de qualquer local do planeta, em qualquer época – passado, presente ou futuro. É o que permite uma das principais atrações do Espaço TIM UFMG do Conhecimento, o planetário de última geração cuja implantação foi finalizada nesta sexta-feira (5). Os equipamentos custaram cerca de R$ 3,5 milhões, de um total de R$ 13 milhões já investidos no espaço, que integra o Circuito Cultural da Praça da Liberdade e é resultado da parceria TIM, UFMG e Governo Aécio Neves

O planetário, importado da Alemanha, possui um sistema de projeção digital, com tela 360°, que permite transformar o ambiente em espaço multimídia. Sua cúpula, de 8,5 metros de diâmetro, pode ser usada para projeções astronômicas ou outros tipos de exibições artísticas e científicas. Localizado no último andar do Espaço TIM UFMG do Conhecimento, o planetário reproduzirá cenas do céu para cerca de 60 pessoas por sessão.

“O equipamento é formado por duas partes; uma é a máquina planetária clássica, que reproduz na cúpula o céu como visto de qualquer local do planeta, em qualquer época, e a outra consiste em dois projetores de imagens digitalizadas, como se fosse um cinema 360°. Como a imagem é projetada em uma cúpula hemisférica e os observadores ficam dentro dessa cúpula, tem-se a sensação quase perfeita de tridimensionalidade”, explica o astrônomo e professor de astronomia da UFMG, Renato Las Casas, que apresentou o planetário à imprensa ao lado da curadora do Espaço, Patrícia Kauark, e dos técnicos alemães e brasileiros responsáveis pela instalação. Os alemães ficaram cerca de 15 dias em Belo Horizonte finalizando a montagem do planetário e treinando os monitores no local, em conjunto com os professores da UFMG.


Leia mais na integra: Minas em Pauta

Parque Estadual do Rio Doce promove carnaval ecológico


Para aqueles que gostam de natureza e desejam passar um carnaval mais tranquilo, em contato com o verde, uma ótima opção é visitar o Parque Estadual Rio Doce, Unidade de Conservação Estadual administrada pelo Instituto Estadual de Florestal (IEF). Nesse período, várias atividades serão oferecidas aos visitantes como: rapel, oficinas de educação ambiental, arborismo, matinê, trilhas interpretativas, excursões, apresentações de vídeos, fórum de discussões, observações astronômicas e gincana.

Para os interessados em passar o feriado nas dependências da Unidade de Conservação (UC), as reservas devem ser feitas, antecipadamente, pelo telefone (31) 3822-3006 ou e-mail periodoce@meioambiente.mg.gov.br. A capacidade do Parque é de 250 barracas. A reserva será apenas de um responsável por barraca.

Além das atrações naturais, os turistas podem visitar uma exposição interativa e permanente no centro de visitantes, onde são exibidos os sons de vários animais silvestres, artesanato local e uma maquete do parque.

Segundo o gerente do Parque, Marcus Vinícius de Freitas, “por ser uma área de proteção integral, esta é uma ótima oportunidade de conscientizar o público da importância da conservação e proteção do meio ambient, no Ano Internacional da Biodiversidade declarado pela Unesco”.


Leia mais na integra: Agência Minas

PSDB de Minas Gerais reinaugura sede em Belo Horizonte


O Diretório do PSDB de Minas Gerais vai reinaugurar sua sede nesta segunda-feira, dia 8, em Belo Horizonte. Participam da solenidade, que terá início às 18h30, os parlamentares federais e estaduais da legenda e lideranças de todo estado. A solenidade contará também com a presença do vice-governador Antonio Anastasia. “Além da reforma física, o partido está passando por uma reformulação interna visando às eleições deste ano. O banco de dados está sendo reorganizado e estamos criando núcleos setoriais. Com isso, também prestaremos um melhor serviço aos diretórios municipais”, explicou o deputado federal Narcio Rodrigues, que assumiu novamente, em dezembro último, a presidência do PSDB/MG.

Dois destes núcleos setoriais, o Núcleo de Inteligência Tucana (NIT) e o Jurídico, estão fase de formação. O primeiro irá planejar as ações de comunicação, especialmente para a internet, e o segundo resultará na ampliação do atual departamento jurídico do Diretório Estadual. Também está sendo criado um Núcleo de Atendimento aos Vereadores (NAV), que prestará assessoria aos 1.059 vereadores tucanos mineiros. O Partido está presente, através de diretórios ou comissões provisórias, em 836 dos 853 municípios de Minas Gerais.

“Outra ação importante será a revitalização dos secretariados do PSDB Jovem e do PSDB Mulher”, informou Narcio. É a terceira vez que o deputado preside os tucanos em Minas Gerais. Sua primeira eleição foi para o biênio 2003/2005, quando foi reeleito para mais um mandato de dois anos.Durante o evento, Narcio Rodrigues vai inaugurar um painel com as principais lideranças tucanas.

Serviço:

Reinauguração da sede do PSDB de Minas Gerais

Local: Rua Alvarenga Peixoto, 974 – 2º andar – bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte

Data: 8 de fevereiro (segunda-feira)

Horário: 18h30



Fonte: Assessoria de Imprensa do PSDB/MG

Aécio sofre avalanche de mentiras e boatos


A cada hora aparece uma notícia de última hora , uma rede de boatos de origem "super conhecida", dizendo que Aécio vai ser vice de Serra. Uma hora é o FHC quem disse, outra hora é um aliado próximo, outra hora é alguém do grupo contrário. Enfim, uma rede de boatos, vinda sempre da Av Paulista, feita para provocar e forçar Aecio a ser Vice de Serra Aécio não quer ser Vice de Serra, por varias razões, até porque nem poderia se quisesse.

Serra ainda não é candidato a nada. Como ser Vice de alguém que não existe ?

Só na cabeça de alguns paulistas desesperados com o crescimento nas pesquisas de Dilma Roussef.

Mas Aecio nunca quis ser Vice de ninguém. Ele é o maior líder politico dos últimos anos que apareceu no Brasil. Foi eleito 3 vezes consecutivas, o melhor Governador do Brasil em pesquisa nacional feita pela Data Folha .ligado a Folha de Saò Paulo....Acho que até o Serra não gostaria de ser Vice.É tambem uma liderança importante no Brasil.O que é Vice Presidente em um país Republicano ? Muito pouco politicamente, por mais que eu respeite muito o político e o homem Jose de AlencarAlgum time gosta de ser Vice campeão ???? Vale alguma coisa ser Vice no Brasil???

Aécio desde cedo teve a coragem de se expor e por a sua pré-candidatura tanto ao partido como nacionalmente. Aécio pediu ao partido Prévias para discutir com as bases e com todos os segmentos do partido a sua proposta de Governo.Nada mais democratico do que isso. Ele não queria que só a Av Paulista decidisse o candidato. Pagou até um preço alto por isso, criado por esse mesma estrutura produtora de boatos

O Partido não deu importância as Prévias.

Aécio pediu então uma definição de candidatura até final do ano passado. O Partido, mais uma vez, não deu importância ao fato. Estamos em fevereiro e o PSDB ainda não tem candidato. Dilma esta chegando....Aécio sempre temeu esse atraso do PSDB.

Aécio então considerou que a melhor forma de servir ao Partido seria ele estar no Senado.

Isso porque se Serra for o candidato e vencer, Aécio no Senado poderá ajudá-lo muito a governar Se Serra for candidato e perder, Aécio no Senado será a voz da oposição, menos mal para o Partido e para o Brasil.E se a tal chapa pura perde da Dilma. Aécio e Serra estariam os dois fora do jogo político.

Serra teria perdido pela segunda vez e Aécio perdido de Vice.

O pior de tudo é que cada vez que essas fontes “anônimas” espalham que ele vai ser Vice, forçam ele a desmentir, gerando noticias como as de hoje do tipo “Aecio diz que nao vai ser vice de forma alguma”. Quantas vezes ele já disse isso? Cada vez que ele diz, acirra o animo interno do PSDB, criando atritos entre o grupo dele e o do Serra.e Dilma está chegando....O que Aecio sempre diz é que ele vai para o Senado se assim quiser o povo mineiro e que ele vai dar toda a sua energia para que o candidato do PSDB ganhe as eleições.

É bom que as pessoas comecem a acreditar nisso. É a palavra de Aécio. Ela nunca, mas nuca mesmo, furou uma promessa.



Fonte: Blog Aécio Presidente