Mostrando postagens com marcador Governo Aécio Neves. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Governo Aécio Neves. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 30 de março de 2010

Antonio Anastasia toma posse como governador de Minas Gerais nesta quarta-feira


Nesta quarta-feira (31), às 11h, o vice-governador professor Antonio Anastasia toma posse no cargo de governador do Estado de Minas Gerais, em Sessão Solene da Assembleia Legislativa.

Logo em sua chegada à Assembleia, o professor Anastasia concederá entrevista coletiva. Em seguida, terá início a solenidade, com o vice-governador passando a tropa militar em revista. Ele seguirá para o Plenário Juscelino Kubitschek, onde ocorrerá a sessão solene de posse do novo governador de Minas Gerais.

Já às 15h, acontece a solenidade de transmissão do cargo do governador Aécio Neves ao professor Antonio Anastasia. A solenidade acontecerá na sacada do Palácio da Liberdade, repetindo o que foi feito em 2003 e em 2007, quando Aécio Neves tomou posse em seus dois mandatos à frente do Governo de Minas.

Serviço:

Evento: Sessão Solene de posse do novo governador de Minas Gerais


Local: Assembleia Legislativa de Minas Gerais


Data: 31/03


Horário: 11 horas


Evento: Solenidade de transmissão do cargo de governador de Minas Gerais


Local: Palácio da Liberdade


Data: 31/03


Horário: 15 horas


Governador participa de celebração de Ação de Graças


O governador Aécio Neves, acompanhado do vice-governador Antonio Anastasia, visitou nesta terça-feira (30) o Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Durante a visita, o governador assistiu, na ermida, a uma celebração de Ação de Graças, presidida pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, e agradeceu o período que passou à frente do Governo de Minas.

“Depois dessa travessia, desses sete anos, volto aqui para agradecer o privilégio que tive de contar com a companhia, com o apoio, com a solidariedade de mineiros, muito acima de partidos políticos e de disputas eleitorais ao longo de todo esse período. Fico muito feliz em olhar para trás e, da mesma forma que compreendo que temos ainda muito o que fazer, devo reconhecer que avançamos, e avançamos de forma muito consistente ao longo desse período”, afirmou.

Aécio Neves lembrou que, após se eleger pela primeira vez para o Governo de Minas, esteve no Santuário. O governador também visitou o local em 2004. As visitas ao Santuário repetem gesto do presidente Tancredo Neves, que tinha o hábito de ir ao local.


Estado e Prefeitura entregam novo trecho da avenida Antônio Carlos


O governador Aécio Neves, o vice-governador Antonio Anastasia e o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, liberaram para a população da capital, nesta terça-feira (30), novo trecho da obra de alargamento da avenida Antônio Carlos, entre o Complexo da Lagoinha e a rua dos Operários, no bairro Cachoeirinha. São 2,2 quilômetros de avenida com quatro faixas de trânsito em cada sentido, além de uma faixa exclusiva para ônibus. A obra beneficiará cerca de 3 milhões de pessoas.

O trecho liberado faz parte da segunda fase de obras de alargamento da avenida realizada pelo Governo de Minas e que inclui sete novos viadutos, dos quais, cinco estão concluídos. As obras contam com recursos de R$ 250 milhões, sendo R$ 190 milhões do Tesouro do Estado e R$ 60 milhões da Prefeitura de Belo Horizonte.

”Uma obra magnífica. Estou emocionado ao ver que em tão pouco tempo fizemos uma obra que todos que vivemos em Belo Horizonte esperávamos há décadas. É talvez uma das maiores agonias que nós, em Belo Horizonte, passávamos. Estamos dotando Belo Horizonte dos recursos e da infraestrutura necessária para ela alçar voos. É uma obra que pouca gente acreditava que ficaria pronta nesse tempo tão curto. Está aí, com todas as pistas liberadas. Dentro de 45 dias, o restante das alças dos viadutos serão concluídas”, disse Aécio Neves.


sexta-feira, 19 de março de 2010

Aécio luta para que a Petrobrás construa planta de amônia em Uberaba


O governador Aécio Neves se encontrou com o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli e com o vice-presidente da República, José Alencar e defendeu que a cidade de Uberaba é a região mais adequada para sediar uma planta de amônia da Petrobras. Aécio explicou que o setor industrial da região é o que mais consome amônia, portanto o ideal seria que a fábrica ficasse próxima ao seu mercado consumidor. Outro forte argumento apresentado por Aécio foi o anúncio da construção de um gasoduto 355 quilômetros que vai abastecer a indústria local.

Ao final do encontro, ficou acertada a criação de um grupo de trabalho do Governo de Minas e da Petrobras para aprofundar estudos e analisar a possibilidade de implantação de uma planta de uréia-amônia em Uberaba que poderá trazer mais desenvolvimento e geração de empregos na região.


sexta-feira, 5 de março de 2010

Missão do Tesouro prepara novo Programa de Ajuste Fiscal


Uma missão técnica da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) esteve nesta semana na Secretaria de Estado de Fazenda (SEF/MG), levantando informações sobre a situação financeira e fiscal do Estado. Dados preliminares do exercício de 2009 confirmam o esforço mantido para cumprir as metas estabelecidas no Programa de Reestruturação e Ajuste Fiscal e manter o equilíbrio das contas públicas mineiras.

Ao receber a missão técnica, chefiada por Gilson Duarte Ferreira dos Santos, o secretário Simão Cirineu Dias, acompanhado do secretário-adjunto e subsecretário do Tesouro Estadual, Leonardo Colombini, e do subsecretário da Receita Estadual, Pedro Meneguetti, sustentou que continua sendo feito um esforço conjunto dos órgãos públicos, capitaneados pelas secretarias de Fazenda e de Planejamento e Gestão, para a adequada administração de bens e recursos públicos e cumprimento de acordos e metas.

Simão Cirineu adiantou que os resultados apresentados à missão Técnica da STN conduzem a uma avaliação positiva das contas estaduais do exercício de 2009 e indicam os avanços na administração estadual atribuídos a ações que levaram à eficiência na qualidade do gasto, à expansão na arrecadação das receitas, ao ingresso de novas fontes de recursos e à busca por financiamentos.
Leia mais na integra: Agência Minas

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Decreto estabelece redução de carga horária para servidores da Cidade Administrativa


Decreto nº 45.312, publicado no Minas Gerais, nesta quarta-feira (24), regulamenta o art. 8º da Lei nº 18.710, de 7 de janeiro de 2010, que autoriza redução da jornada de trabalho para os cerca de 16 mil servidores transferidos para a Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves. Para vigorar a redução de 40 para 30 horas semanais, será necessária a publicação de resoluções conjuntas entre a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e a direção de cada órgão ou entidade.

Serão beneficiados todos os servidores efetivos que não tem função gratificada ou cargo comissionado. A medida tem o objetivo de facilitar a ambientação e o deslocamento dos servidores durante o ano de mudança para a Cidade Administrativa. Os servidores efetivos que possuem função gratificada ou cargo comissionado e os de recrutamento amplo dependem da definição da chefia imediata.

O objetivo da resolução conjunta é determinar o escalonamento dos horários dos servidores efetivos que possuem direito automático à medida e estabelecer quem terá direito à redução da jornada. De acordo com o subsecretário de Gestão da Seplag, Frederico Melo, o principal objetivo da medida é facilitar para o servidor durante o período de mudança.

Melo explica que a medida vai vigorar exclusivamente este ano e para os servidores que trabalham na Cidade Administrativa. “A medida será automática para os servidores públicos efetivos que não possuem função gratificada ou cargo comissionado. Todavia, todos devem esperar a publicação da resolução conjunta entre cada órgão e a Seplag”, disse.


Leia mais na integra: Agência Minas

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Sistema de transporte está pronto para atender servidor


O novo sistema de transporte que irá levar o servidor público até a Cidade Administrativa a partir do dia 22 de fevereiro já está em circulação. A linha de ônibus 6350 já está operando, partindo da estação BHBus do Barreiro até a estação Vilarinho do metrô, passando pelas avenidas Tereza Cristina, Amazonas, Anel Rodoviário, Antônio Carlos, Dom Pedro I e Vilarinho. Outras três linhas de ônibus entrarão em operação a partir do dia 22, saindo do Centro de Belo Horizonte e da estação do metrô São Gabriel e estação Venda Nova do BHBus.

A linha 65 sairá do Centro de Belo Horizonte, passando pela rua da Bahia, avenidas Amazonas, Andradas e Antônio Carlos, e com ponto final na estação Vilarinho do metrô, a partir de onde o servidor terá gratuitamente uma linha de ônibus exclusiva para a Cidade Administrativa, localizada a apenas 5 quilômetros de distância e com um tempo médio de viagem de sete minutos. Já a linha 8650 sairá da estação do metrô São Gabriel com itinerário pela avenida Cristiano Machado e rodovia MG-010. O desembarque final será na Cidade Administrativa. Nos horários de pico (das 7h30 às 9h e das 16 às 18h), o trajeto de todas as linhas de ônibus será até a Cidade Administrativa e não apenas até a estação Vilarinho.

A linha 642 partirá da estação Venda Nova do BHBus e atenderá os passageiros pelas avenidas Padre Pedro Pinto, Vilarinho e Dom Pedro I. O desembarque também será na estação Vilarinho.



Leia mais na integra: Agência Minas

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Parque Estadual do Rio Doce promove carnaval ecológico


Para aqueles que gostam de natureza e desejam passar um carnaval mais tranquilo, em contato com o verde, uma ótima opção é visitar o Parque Estadual Rio Doce, Unidade de Conservação Estadual administrada pelo Instituto Estadual de Florestal (IEF). Nesse período, várias atividades serão oferecidas aos visitantes como: rapel, oficinas de educação ambiental, arborismo, matinê, trilhas interpretativas, excursões, apresentações de vídeos, fórum de discussões, observações astronômicas e gincana.

Para os interessados em passar o feriado nas dependências da Unidade de Conservação (UC), as reservas devem ser feitas, antecipadamente, pelo telefone (31) 3822-3006 ou e-mail periodoce@meioambiente.mg.gov.br. A capacidade do Parque é de 250 barracas. A reserva será apenas de um responsável por barraca.

Além das atrações naturais, os turistas podem visitar uma exposição interativa e permanente no centro de visitantes, onde são exibidos os sons de vários animais silvestres, artesanato local e uma maquete do parque.

Segundo o gerente do Parque, Marcus Vinícius de Freitas, “por ser uma área de proteção integral, esta é uma ótima oportunidade de conscientizar o público da importância da conservação e proteção do meio ambient, no Ano Internacional da Biodiversidade declarado pela Unesco”.


Leia mais na integra: Agência Minas

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

É carnaval em BH


É comum ouvir que BH não se prepara para festejar o carnaval. Então há quem prefira curtir o certo sossego na capital mineira, enquanto alguns aproveitam o feriado para viajar. Mas engana-se quem imagina que 2010 não será um ano folião por aqui. A campanha inédita “BH espera por você“, do Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau (BHC &VB), pretende agitar a cidade até o final do mês, para os belorizontinos e visitantes.


Na abertura oficial das festividades, realizada na última sexta-feira, 30 de janeiro, foram eleitos o rei, a rainha e a princesa da Corte Momesca do Carnaval, em concurso da Belotur. Durante os dias do feriado, também estarão de volta os bailes tradicionais nas regionais do município. Confira o roteiro de folias na cidade, com música de viola, marchinha de carnaval, seresta, frevo, samba, axé e funk.


Dia 06/02/2010 : Ensaio da Bateria da Escola de Samba Portela, no Music Hall, às 23h45
Desfile da banda Santo Bando no Bairro Santo Antonio.

Dia 07/02/2010: Micareta indoor com a banda cearence Mr. Babão, no Clube Chalezinho, às 18h

Dia 08/02/2010: Aquecimento do carnaval de Diamantina com Bartucada e MC Buchecha.

Dia 13/02/2010: Ensaios da bateria da escola de samba Portela, no Music Hall, às 23h45.
Baile dos Artistas, no Lapa Multishow, às 22h.

Dia 14/02/2010: Desfiles das bandas Mole e Sagrada Folia; e dos blocos Concentra mas não Sai
e As Virgens do Formigueiro Quente, nos Bairros Santo Antonio, Centro, Barro
Preto, Sagrada Família e Mantiqueira.

Dia 15/02/2010: Aquecimento do Carnaval de Diamantina com Bartucada e MC Biju.

Dia 20/02/2010: Minas ao Luar em seresta carnavalesca, na praça Duque de Caxias, Bairro
Santa Tereza às 20h.
Bailes Populares nas regionais de BH, às 19h.

Dia 21/02/2010: Desfile dos Blocos, na via 240, às 19h.
Bailes populares de BH, às 19h.
Carnaval do Bairro Mantiqueira, às 19h.
CarnaFavela, na Barragem Santa Lucia, às 16h.

Dia 22/02/2010: Desfile das Escolas de Samba, na via 240 às 19h.
Bailes populares nas regionais de BH 18h.
CarnaFavela, na Barragem Santa Lúcia às 16h.

Dia 23/02/2010: Desfile das Escolas de Samba, na via 240 às 19h.
Carnaval do Bairro Mantiqueira às 19h.
CarnaFavela na Barragem Santa Lúcia às 16h.

Dia 24/02/2010:Carnaviola, com Chico Lobo e convidados, na Praça da Liberdade às 19h.
Carnaval do Bairro Mantiqueira às 19h
CarnaFavela na Barragem Santa Lúcia às 16h.

Cursos para deficientes


PUC Minas abre cursos gratuitos para deficientes se capacitarem para omercado de trabalho.


Pessoas com diferentes tipos de deficiência podem exercer praticamente qualquer atividade profissional. Para o pesquisador e professor de Gestão de Pessoas e Comportamento da UFMG, Antônio Luiz Marques, “parte da dificuldade de inclusão está relacionada com uma histórica cultura empresarial”.

Orientador de projetos de pós-graduação sobre o assunto, Antônio alerta que grande parte dos gerentes de empresas valorizavam candidatos jovens e inteligentes para comporem o quadro de funcionários da organização.

Mas há alternativas acessíveis de capacitação profissional e resgate da cidadania, por exemplo os cursos gratuitos oferecidos pela Proex da PUC Minas, para pessoas com deficiência física, auditiva, visual, mental ou múltipla. Entre as opções estão Informática Básica, Inclusão Digital, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Jardinagem, Auxiliar de Limpeza, Massagem Terapêutica, Drenagem Linfática, Introdução à Cidadania e Direitos Básicos.

"A iniciativa do curso é louvável. Dar emprego não é incluir. Tem que desenvolver o sentimento de inclusão, que envolve respeito e igualdade, por exemplo", explica o professor de Gestão de Pessoas e Comportamento da UFMG, Antônio Luiz Marques.

Os interessados para o Programa de Capacitação para Pessoas com Deficiência da PUC devem ter 16 anos ou mais, e pessoas de baixa renda têm prioridade na inscrição, que pode ser feita até 12 de fevereiro.

Outras informações: (31) 3319-4927 ou 3319-4977 (segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h).


IPVA Minas: começa vencimento da segunda parcela


Os contribuintes proprietários de veículos que decidiram pagar parcelado o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), relativo a 2010, precisam estar atentos às datas de vencimento da segunda parcela. Elas começam a vencer nesta quarta-feira (10) para os carros com placa de final 1. A escala de fevereiro difere da de janeiro, porque o prazo de pagamento precisa ficar dentro do mês em curso. Se avançasse para o mês seguinte, haveria cobrança da taxa Selic, conforme dispõe a legislação.

O vencimento para os veículos com placa de final 2 será no dia 11 e com final 3, no dia 12. Com o período de Carnaval, a escala será interrompida e retomada no dia 18, quinta-feira, finalizando no dia 27, sempre de acordo com o final de placa.

A diretora da Superintendência de Arrecadação e Informações Fiscais (Saif/SRE/SEF), Soraya Naffah Ferreira, lembra que fora do prazo estabelecido pela Secretaria de Estado de Fazenda (SEF/MG), incidirá multa de 0,3% ao dia. Decorrido o prazo de 30 dias e não havendo o pagamento, a multa será de 20% e a cada mês haverá uma correção pela taxa Selic.

De acordo com a diretora, o total arrecadado em janeiro superou um pouco o realizado em igual período de 2009, mas ficou dentro das expectativas da SEF/MG. A exemplo de anos anteriores, o contribuinte se sentiu motivado a pagar à vista, aproveitando o desconto de 3%, mais vantajoso que qualquer aplicação financeira, argumentou.


Leia mais na integra: Minas em Pauta

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Saúde alerta que combate à dengue deve ser intensificado


A Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) alerta para uma possível epidemia de dengue em várias cidades. Somente em janeiro deste ano foram notificados 6.013 casos da doença no Estado. Dois óbitos suspeitos para dengue hemorrágica, ocorridos em Arcos e Dores do Indaiá, estão sendo investigados. Os cinco municípios com maior número de casos são Arcos, Belo Horizonte, Uberaba, Pirapora, Carangola, Caeté e Bom Despacho.

De acordo com o superintende de Epidemiologia da SES, Francisco Lemos, "nas duas primeiras semanas epidemiológicas de 2010 tivemos 89% de casos de dengue notificados a mais que no mesmo período de 2009. Já no ano de 2009, ocorreram 1,84% casos de dengue notificados a mais do que em 2008. Nos 20 municípios que apresentam o maior número de casos notificados no Estado, estão concentrados 77% das notificações”, explicou.


Leia mais na integra: Agência Minas

Filme revela história de superação de ex-morador da CSPD


A história de um dos primeiros moradores da Casa de Saúde Padre Damião (CSPD), em Ubá, na Zona da Mata, está sendo documentada. Um vídeo sobre a trajetória de vida de José Corsino Filho que, depois de ser internado na unidade aos 12 anos de idade, foi transferido para uma colônia no Rio de Janeiro e acabou se formando em Medicina, foi rodado na unidade em janeiro. A Casa de Saúde Padre Damião pertence ao Complexo de Reabilitação e Atenção ao Idoso, da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). Por muitos anos, seu foco assistencial foi voltado para os pacientes portadores de hanseníase e se chamava Sanatório Padre Damião.

O documentário é baseado no livro escrito pelo médico, “Eu estava lá”, lançado ano passado e que revela uma história de superação e conquistas. O roteiro e direção são de Abelardo Carvalho, diretor premiado pela produção de curtas-metragens como “Fábrica de papel’, selecionado ano passado para o Festival Internacional de Filme Etnográfico e “Várias vidas de Joana”, curta-documentário que, no ano passado, levou o prêmio de melhor curta do Festival de Cabo Frio e Mostra PUC 2009. A produção é da Cavídeo, produtora carioca. A película foi feita em alta definição.

Nascido em Viçosa, Corsino foi internado, ainda jovem, em Ubá. Depois de passar por um hospital e uma colônia no Rio de Janeiro, para onde eram levadas as vítimas de hanseníase, conseguiu estudar e se formar em Medicina. Atuou como perito do antigo INPS, foi professor assistente em duas faculdades e trabalhou no Centro Municipal de Saúde Augusto Amaral Peixoto, onde foi chefe do Serviço de Epidemiologia. Atualmente, ainda atende em um consultório no bairro carioca do Acari.


Hidroex abre-se a pesquisas e capacitação em recursos hídricos


Minas Gerais marcou oficialmente o início das atividades da Fundação Centro Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada em Águas – Hidroex, nessa segunda-feira (1), em Frutal, Triângulo Mineiro. Com essa unidade, o Estado passa a integrar os vinte centros do mundo de categoria II, parceiros do Instituto de Educação para as Águas – IHE/Unesco, com sede em Delft, na Holanda.

A solenidade teve a presença do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alberto Duque Portugal, representando o Governo de Minas, acompanhado da delegação da Unesco, que veio especialmente para a ocasião, além do deputado Narcio Rodrigues, idealizador do projeto, a reitora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Janete Paiva, professores e pesquisadores e lideranças políticas da região.

A prefeita de Frutal, Maria Cecília Marchi Borges, disse que o Hidroex é muito bem-vindo ao município, pois será um exemplo para Minas Gerais e para o país, por tratar da pesquisa e da capacitação de profissionais em um tema tão importante que é água. A atriz global Cléo Pires, embaixadora do Hidroex-Unesco para as Águas, manifestou-se honrada em participar do evento e espera colaborar para que Frutal se torne um modelo para o mundo, por meio do centro.


Leia mais na integra: Agência Minas

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Projeto de registro civil do Hospital da Unimontes será adotado como modelo


O projeto de registro civil implementado pelo Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), despertou a atenção do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) que vai sugerir sua utilização como modelo para outras instituições do estado e do país. Criada em 2007, a iniciativa garante às mães a entrega das certidões de nascimento dos recém-nascidos antes mesmo da alta hospitalar.

Uma equipe do TJMG esteve no Hospital da Unimontes acompanhando passo a passo todas as etapas do serviço, que já beneficiou cerca de duas mil crianças, entre 2007 e 2009. As imagens coletadas serão transformadas em documentário sobre humanização hospitalar, que será exibido para todo o país pela TV Justiça (Distrito Federal), além da sucursal em Belo Horizonte (Canal Justiça), na primeira semana de março.


Leia mais na integra: Agência Minas

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010


Gastronomia farta, patrimônio cultural e natureza exuberante são características singulares do Carnaval em Minas Gerais, que tem atraído cada vez mais turistas de várias regiões do Brasil. Para quem procura agito, os destaques ficam por conta do resgate das tradições carnavalescas nas cidades históricas, o Carnaval a Cavalo em Bonfim e a badalação em Pompéu. Quem procura tranqüilidade, o chamado “Mar de Minas” é uma opção natural.

“O Carnaval em Minas é rico em tradição, une a folia aos atrativos turísticos de cada cidade e a hospitalidade que só o mineiro tem”, afirma a secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, para quem o Carnaval é a melhor maneira de se divulgar um destino turístico.

Agito histórico

O projeto Carnaval das Cidades Históricas, lançado na semana passada (21) e que tem o apoio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), está em sua segunda edição. Sabará, Mariana, Ouro Preto, Tiradentes, São João del-Rei e Diamantina se uniram para promover um Carnaval à moda antiga, com atrações que priorizam desfiles de blocos caricatos, marchinhas carnavalescas, shows com artistas locais e manifestações artísticas peculiares a cada município.


Leia mais na integra: Agência Minas

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Projeto Escola Viva, Comunidade Ativa já atinge 440 mil alunos


Proporcionar tranqüilidade e condições básicas de ensino a todas as escolas estaduais para que o processo de aprendizagem aconteça é uma das preocupações da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG). Por isso, em 2004, a SEE criou o projeto Escola Viva, Comunidade Ativa visando o fortalecimento das escolas que se localizam em áreas urbanas, com população de vulnerabilidade social e sujeitas a índices expressivos de violência.

Em 2010, seis anos após a sua implantação, a previsão de gastos com ações restritas ao monitoramento do projeto é de aproximadamente R$ 3,9 milhões, além dos investimentos complementares como reformas, mobiliário, material escolar que são custeados por outros setores da SEE. Outra meta do Escola Viva, Comunidade ativa para este ano é reforçar o projeto complementar “Abrindo Espaços”, que movimenta cerca de 250 escolas que desenvolvem atividades para a comunidade nos finais de semana.

Em toda Minas Gerais, 504 escolas da rede estadual fazem parte do Escola Viva. São cerca de 440 mil alunos beneficiados pelo projeto. Apenas na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o projeto atinge 221 escolas em um universo de 360 mil alunos. Entre as ações desenvolvidas dentro do projeto estão a realização de oficinas de pinturas, práticas esportivas e atividades culturais. Com o desenvolvimento dessas medidas, espera-se que haja uma identificação da comunidade com a escola que dela faz parte.


Leia mais na integra: Agência Minas

Secretaria de Saúde comemora aniversário da Associação Unificada de Recuperação


O aniversário de 12 anos da Associação Unificada de Recuperação (Aura), entidade sem fins lucrativos que cuida de crianças e adolescentes acometidos pelo câncer, foi comemorado nesta quarta-feira (27). A instituição mantém a Casa de Apoio, espaço onde os pacientes do interior se hospedam com seus familiares, quando em tratamento na capital.

O secretário de Estado de Saúde, Marcus Pestana, ressaltou durante a solenidade a importância da parceria com as instituições filantrópicas, especialmente aquelas voltadas para o terceiro setor. Pestana explicou que os tratamentos da alta complexidade, como nos casos de oncologia, são extremamente onerosos e, por isso, não é possível manter serviços em municípios menores.

“Nesse sentido, as casas de apoio como a Aura são fundamentais, uma vez que podem oferecer um ambiente familiar às pessoas em tratamento fora de seu município domiciliar. O trabalho desenvolvido por essas instituições é muito importante, pois proporcionam um suporte psicológico para essas famílias fragilizadas pela doença”, destacou.



Leia mais na integra: Agência Minas

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Pilotos dos Bombeiros se preparam para a Copa de 2014


Mais uma etapa do Curso de Comandante de Operações Aéreas, realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, começou nessa segunda-feira (25). A iniciativa, promovida pelo Governo de Minas, é mais uma estratégia de preparação para o maior evento do futebol mundial, a Copa do Mundo da Fifa, que tem como uma das sedes em 2014 Belo Horizonte. Ao todo, dez oficiais da corporação passam por aulas teóricas e práticas.

O curso, iniciado em agosto do ano passado, contempla aulas e treinamentos de sobrevivência em mata e em queda na água, salvamento aquático e em altura, atendimento pré-hospitalar, além de matérias teóricas de meteorologia e navegação aérea. O objetivo é capacitar os profissionais no atendimento a população mineira e reforçar os trabalhos durante a realização da Copa de 2014.


Leia mais na integra: Agência Minas

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Epamig inaugura fazenda experimental no município de Araxá, no Alto Paranaíba


Na próxima quarta-feira (27), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) inaugura mais uma fazenda experimental, desta vez no município de Araxá, no Alto Paranaíba.

A fazenda, que será vinculada à Unidade Regional da Epamig Triângulo e Alto Paranaíba, atenderá as demandas de Araxá e auxiliará os produtores rurais dos municípios de Tapira, Perdizes, Pratinha, Pedrinópolis, Córrego Danta, Ibiá, Tapiraí, Campos Altos, Bambuí e Medeiros.

A Fazenda Experimental de Araxá (Feax), assim como as Fazendas Experimentais de São João del-Rei, Uberlândia, Itabira e Montes Claros, foi criada através do Programa Microrregional de Desenvolvimento Tecnológico da Agropecuária (Prodesag). Este programa tem possibilitado a chegada das novas tecnologias aos municípios mineiros.

Segundo o prefeito de Araxá, Jeová Moreira da Costa, a proposta para implantação de unidade da Epamig em Araxá, surgiu com o objetivo de buscar diversificação das atividades econômicas do município. “Sabemos da vocação de Araxá para a mineração, mas entendemos que isso não é permanente. Pretendemos buscar no agronegócio uma alternativa. E para isso é fundamental a parte tecnológica”, salienta.


Leia mais na integra: Agência Minas