Mostrando postagens com marcador Defesa Social. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Defesa Social. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Noblat critica ações da oposição a Lula e comenta visão sensata de Aécio Neves

Sina de formiga

Era um inferno. Sempre que passava por ali, o elefante esmagava a entrada do formigueiro. Então as formigas decidiram reagir.

Um dia, aos milhares, saltaram sobre o elefante e começaram a picá-lo. Com um abanão das orelhas, o elefante livrou-se delas. Restou uma agarrada ao seu pescoço.

“Esgana o bicho, esgana”, gritavam as outras em coro.

O elefante da história está mais para Lula, aprovado por oito entre 10 brasileiros, assim como as formigas estão mais para a oposição – PSDB, PPS, DEM em fase terminal e uma fatia do PMDB.
Quem será a formiga que insiste inutilmente em esganar o elefante? Arthur Virgílio, líder do PSDB no Senado?

Ora, Arthur anda sumido desde que perdeu a batalha pelo afastamento de José Sarney da presidência do Senado. Há duas semanas, voou para um café da manhã com Barack Obama em Washington. Imaginava trocar idéias com ele. Havia dois mil convidados.

O Amazonas de Arthur é fortaleza do lulismo. Ele pretende se reeleger. Sabe como é…
A formiguinha suicida seria José Agripino Maia, líder do DEM no Senado?

Agripino anda muito ocupado com o escândalo que engoliu o único governador do seu partido, José Roberto Arruda, do Distrito Federal, preso numa cela da Polícia Federal, em Brasília. O escândalo ainda ameaça engolir o vice Paulo Octávio, do DEM.

E Sérgio Guerra, presidente nacional do PSDB?

Poupemos Guerra. O coração dele bate acelerado diante da demora do governador José Serra, de São Paulo, em se declarar candidato à vaga de Lula. E bate aflito diante do risco do próprio Guerra não se reeleger senador por Pernambuco. É uma carga dupla e bastante pesada.

De Aécio Neves, outra estrela do infausto formigueiro, diga-se que jamais aprovaria o plano de um ataque em massa ao elefante.

Se dependesse dele, o formigueiro simplesmente teria mudado de endereço para escapar de eventuais danos. Como não o levaram em conta, mergulhou terra à dentro e foi cuidar de sua vida.

Tudo deu certo para Lula desde que se elegeu presidente em 2002. Seu governo sobreviveu ao explosivo escândalo do mensalão. A economia cresceu. Milhões de brasileiros ascenderam à classe C. A maioria dos partidos se rendeu aos seus encantos. E o PT à candidata que ele sacou do bolso.

Dizem que a próxima será a primeira eleição em 21 anos onde os brasileiros estarão impedidos de votar em Lula. De fato, é verdade. Mas na prática, não.

Dilma só existe como candidata porque Lula a inventou. Nada mais direto, pois, do que o apelo que orientará sua campanha: votar em Dilma significa votar em Lula.

Caberá à oposição separar os dois – fácil, não?

A ela caberá também a difícil tarefa de vender Serra como o melhor candidato pós-Lula. Melhor até mesmo do que Dilma, a quem Lula escolheu. E logo quem?

E logo Serra que concorreu contra Lula em 2002. Se Serra tivesse vencido não haveria Lula presidente por duas vezes. Oh, céus!

O ex-metalúrgico que chegou ao lugar antes privativo dos verdadeiros donos do poder deixou de pertencer à categoria dos homens comuns – embora daí extraia sua força.

Foi promovido nos últimos oito anos à condição de mito. E como tal deverá ser encarado pelas futuras gerações. É improvável que alguém como ele reprise sua trajetória.

A oposição se propõe a derrotar um mito. E tentará fazê-lo sem reunir sua força máxima.

Serra está pronto para conversar com Aécio sobre a vaga de vice em sua chapa. Quanto a isso, há duas coisas mais ou menos certas. Serra oferecerá a vaga a Aécio. E Aécio a recusará.

Descarte-se a hipótese de Serra sugerir: “Bem, nesse caso, você sai para presidente com meu apoio e eu irei disputar um novo mandato de governador”.

Aécio tem a resposta na ponta da língua: “Agora, é tarde. Quis ser candidato. Sugeri a realização de prévias dentro do partido. Não fui ouvido. Serei candidato ao Senado”.

E aí, José?

Aí José só vencerá a eleição se Dilma conseguir perder para ela mesma.

Possível, é, embora…


Fonte: Blog do Noblat – Ricardo Noblat

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Defesa Social assume a cadeia pública de Manhuaçu


A Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) assumiu, nesta terça-feira (29), a administração da Cadeia Pública de Manhuaçu, na Zona da Mata mineira. Com a ação, o sistema passa contar com 91 unidades sob sua custódia. A transferência coloca a guarda dos presos sob a responsabilidade de uma equipe formada por 69 agentes de segurança prisional (59 masculinos e dez femininos) especialmente treinada para a função. Desta forma, seis policiais civis e seis policiais militares voltarão às suas atividades de investigação e policiamento preventivo, respectivamente.

O delegado titular da 6ª Delegacia Regional de Polícia Civil destacou a importância da mudança de gestão para a Suapi, relembrando o compromisso que o Governo do Estado firmou de assumir as carceragens que estão sob responsabilidade da Polícia Civil. “A promessa está sendo cumprida, o que é uma grande vitória. A partir de agora teremos mais tranqüilidade para trabalhar e exercer nossas funções constitucionalmente previstas“, destacou.

Leia mais na integra: Agência Minas

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Centro de Referência à Gestante ganha Área de Convivência


Um espaço com paredes coloridas, repleto de brinquedos, tapetes emborrachados, andadores, carrinhos, bebês-conforto e até piscina de bolinhas, encheu os olhos das mães e, principalmente, das crianças do Centro de Referência à Gestante Privada de Liberdade, com sede em Vespasiano, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), na manhã desta terça-feira (15). A chamada Área de Convivência foi inaugurada durante uma cerimônia informal, com a presença da presidente do Servas, Andrea Neves; da secretária-adjunta de Defesa Social, Soraia Ghader; do subsecretário de administração prisional, Genilson Zeferino e da secretária de Estado Planejamento Renata Vilhena.

A solenidade foi marcada também pela assinatura de um Termo de Parceria entre a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) e o SESI/Fiemg, por meio do Instituto Minas pela Paz (IMPP), para a oferta de oficinas de geração de renda para as detentas. Outro convênio, estabelecido com o Instituto Edna Roriz, ofertará cursos de fabricação de produtos de higiene como sabonetes líquidos e desinfetantes e, numa segunda fase, pães e geleias.



Leia mais na integra: Agência Minas

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Viver em harmonia: Governo Aécio realiza ação comunitária com apoio da Secretaria de Defesa Social em praça de Belo Horizonte


Quem passou neste sábado (29) pela Praça da Lagoa Seca, no Belvedere, região Sul de Belo Horizonte, foi surpreendido pela presença de cães adestrados pulando círculos de fogo, palhaços malabaristas, equilibristas e com a performance da banda de música do Corpo de Bombeiros.

Essas atrações e outros serviços, como o de aferição da pressão arterial e dicas de segurança, passadas por bombeiros e policiais militares, fazem parte de um projeto piloto desenvolvido pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). O objetivo é valorizar a frequência das pessoas em praças, parques, jardins e ruas da cidade.

“É uma forma de nos apropriarmos dos espaços públicos de um jeito natural e permanente, contribuindo para que eles se tornem ainda mais agradáveis e seguros”, disse o secretário de Estado de Defesa Social, Maurício Campos Júnior.



Leia mais na integra: Minas em pauta

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Modelo mineiro de boletim de ocorrência será padrão no país


O secretário de Estado de Defesa Social, Maurício Campos Júnior, e o secretário Nacional de Segurança Pública (Senasp), Ricardo Brissola Balestreri, representando o Ministério da Justiça, assinaram, nesta quinta-feira (27), acordo de cooperação técnica para a realização de estudos voltados para a adoção do Registro de Eventos de Defesa Social (Reds) como sistema a ser disponibilizado para os demais estados brasileiros, com o intuito de criar um Índice Nacional de Ocorrências.

O objetivo é estabelecer o método de Integração de Gestão em Segurança Pública (Igesp) e o Registro de Eventos de Defesa Social (Reds), praticados em Minas Gerais, como a medida padrão em todo o território nacional. A parceria foi firmada durante a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), em Brasília. “Minas Gerais tem um sistema de registros de ocorrências policiais que é o mais aprimorado do país”, enfatizou Ricardo Balestreri, ao comentar a importância do documento.


Leia mais na integra: Agência Minas

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Capital recebe autoridades de segurança pública do país


A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) recebe, nos dias 4 e 5 de agosto de 2009, os secretários de Estado de Defesa Social, Segurança Pública, Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária, comandantes-gerais das Polícias Militares e chefes de Polícias Civis das 27 unidades federativas do País, em Belo Horizonte, para a 31ª Reunião Ordinária do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp) e a Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej). Esta é a primeira vez que os membros do Consesp e Consej reúnem-se para discutir políticas públicas na área de segurança.

A cerimônia de abertura oficial acontece na terça-feira (4), às 9h, no Dayrell Minas Hotel. Em seguida, o secretário de Defesa Social, Maurício Campos Júnior, fará uma apresentação sobre o modelo de Gestão Integrada do Sistema de Defesa Social de Minas Gerais.


Leia mais na integra: Agência Minas

domingo, 28 de junho de 2009

Reunião define escolha de representantes para 1ª Conseg


BELO HORIZONTE (27/06/2009) - Nos dias 21, 22 e 23 de julho será realizada em Belo Horizonte, no Hotel Ouro Minas, a 1ª Conferência Estadual de Segurança Pública - Conseg MG. Do encontro sairão sete princípios e 21 diretrizes a serem levadas à discussão na Etapa Nacional da Conseg, marcada para 27 a 30 de agosto, em Brasília, com realização do Ministério da Justiça. Na quinta-feira, dia 25, no auditório da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) , foram definidos os critérios para a participação da sociedade civil.

O regimento interno do Ministério da Justiça determina que as Conferências Estaduais, que já estão acontecendo em todo o país, devem ter a participação de 40% da sociedade civil (associações diversas, ONGs e movimentos sociais), 30% de trabalhadores em Segurança Pública (agentes prisionais, policiais civis, militares e bombeiros militares, dentre outros) e outros 30% do poder público (gestores do sistema de defesa social, poder judiciário, Ministério Público e Ouvidoria do Estado ).

O secretário de Estado de Defesa Social, Maurício Campos Júnior, participou da reunião anterior, realizada no dia 19, e ontem lembrou que “a sociedade civil é toda e qualquer forma de manifestação da sociedade” e reforçou a necessidade de que fossem estabelecidos critérios para a acolhida das inscrições desse segmento.


Leia mais na integra: Agência Minas

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Governo de Minas Gerais lança em Uberaba e Uberlândia Disque Denúncia e Alvará Eletrônico


A Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais (Seds) lançou nesta segunda-feira, dia 27, em Uberaba e Uberlândia, no Triângulo Mineiro, o Disque Denúncia Unificado 181 (DDU) e, em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o alvará de soltura eletrônico.

Ambos os municípios foram os primeiros do interior do Estado a contar com esses serviços.

O DDU é uma central telefônica que recebe informações e denúncias sobre crimes e violência durante 24 horas, todos os dias, por meio de ligações gratuitas para o número 181.

Leia mais em:
Matéria publicada: Agência Minas