Mostrando postagens com marcador Reinaldinho Oliveira. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Reinaldinho Oliveira. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Antonio Anastasia recebe apoio de lideranças da juventude de Minas Gerais


O governador Antonio Anastasia recebeu nesta segunda-feira, dia 9, manifesto de apoio à sua candidatura à reeleição, durante encontro, na sede do PSDB estadual, com lideranças jovens filiadas a entidades representativas de várias regiões do Estado. Além de entregar o manifesto de apoio, os jovens encaminharam documento com propostas para o Plano de Governo, como a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos medicamentos e a valorização do empreendedorismo.

Trecho do manifesto ressalta que o governo Aécio/Anastasia considerou importante a temática da juventude, criando um órgão específico que permitisse não apenas ao poder público formular ações que atingissem essa camada da sociedade, mas, principalmente, que fosse capaz de dar aos jovens mineiros o apoio necessário para que eles passassem a ser protagonistas de sua própria história.

Nos últimos oito anos, o Governo do Estado realizou importantes investimentos voltados ao desenvolvimento dos jovens mineiros. Os recursos somam cerca de R$ 500 milhões, por meio de projetos como o Poupança Jovem, Fica Vivo, PEP – Programa de Ensino Profissional e Plug Minas.



Candidato a vice-governador, Alberto Pinto Coelho, ironiza “deslize histórico” de Hélio Costa no Vale do Aço


Candidato a vice-governador ironiza “deslize histórico” de Hélio Costa no Vale do Aço


O candidato a vice-governador pela coligação “Somos Minas Gerais”, deputado Alberto Pinto Coelho ironizou, no início da noite de ontem (09/08), a declaração do candidato ex-ministro Hélio Costa sobre a região do Vale do Aço, em visita às cidades de Timóteo, Coronel Fabriciano e Ipatinga.

“Depois de achar que Salinas fica no Vale do Jequitinhonha, como demonstrou seu site de campanha, o candidato Hélio Costa dá mais uma demonstração de absoluta desinformação sobre o Estado de Minas Gerais ao dizer que vai criar a Região Metropolitana do Vale do Aço. Seus companheiros precisam ajudá-lo a conhecer melhor as coisas de Minas, pois esta Região Metropolitana já existe desde 1998”, disse o deputado.


Fonte: Coligação “Somos Minas Gerais”

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Revista Época: demissões nos Correios mostram males na gestão de Hélio Costa desde 2005


Revista Época: demissões nos Correios mostram males na gestão de Hélio Costa desde 2005

Estragos políticos via Sedex
A mudança na direção dos Correios expõe os males na gestão das empresas estatais causados pelo loteamento partidário
Na primeira entrevista coletiva concedida depois de tomar posse, o novo presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), David José de Matos, anunciou o adiamento do concurso para preencher 6.500 vagas na estatal. Matos alegou dificuldades de logística e segurança para tomar a decisão. Essa foi a primeira medida adotada pelo novo presidente para tentar resolver os problemas de gestão atribuídos a seu antecessor, Carlos Henrique Custódio. Matos ainda não tem uma exata noção dos problemas que enfrentará nos Correios.

Já se sabe, porém, que parte das dificuldades se deve ao aparelhamento político da empresa. A estatal se tornou feudo do PMDB desde o escândalo do mensalão, em 2005, quando o PT também tinha apadrinhados na cúpula da estatal. Até duas semanas atrás, o PMDB ocupava cinco das sete cadeiras de direção. A ausência de técnicos nos principais postos fez a empresa mergulhar numa crise operacional. Atrasos na entrega de correspondências, conflitos na relação com a rede de franqueados, falta de equipamentos e de funcionários são alguns dos problemas. Há quase um ano a estatal tenta realizar o concurso, mas esbarra na própria burocracia. Responsável pelo concurso, a Diretoria de Gestão de Pessoas foi comandada nos últimos dois anos por Pedro Magalhães Bifano, irmão do deputado João Magalhães (PMDB-MG), indicado pela bancada mineira do partido.

Três meses antes de ser exonerado, Bifano se envolveu numa polêmica ao defender a abertura de licitação para contratar empresas fornecedoras de tíquetes-alimentação aos mais de 100 mil funcionários, que ganham mais de R$ 700 em tíquetes por mês. Bifano afirmava que a renovação dos atuais contratos, prorrogados desde 2008 e que somam quase R$ 1 bilhão, seria ilegal.

A lei determina que contratos só podem ser prorrogados sem licitação quando as cifras não ultrapassam em 25% o valor original. Segundo Bifano, os contratos prorrogados alcançaram cifras 67% acima do preço inicial. Bifano foi o único diretor a defender essa tese, contrariando pareceres de técnicos. Um deles é Matias de Araújo Neto, que disse a ÉPOCA ter estranhado a insistência do ex-diretor no assunto. “Não pressionei ninguém”, afirma Magalhães. “Na hora de renovar eu vi que os contratos já estavam acima de 25%. E achava que tinham de ser licitados novamente.” Custódio, que comandou a reunião em que ele e outros cinco diretores aprovaram a prorrogação, afirma que se guiou por pareceres técnicos e jurídicos dos Correios e da Controladoria-Geral da União (CGU).

Em conversas reservadas, Custódio diz que um dos fatores que contribuíram para sua demissão foi a relação com os franqueados, que se queixam da remuneração pelos serviços prestados. Muitas reclamações partiram do senador Gim Argello (PTB-DF). A mulher dele é sócia da franquia mais rentável dos Correios em Brasília. Durante os quatro anos em que esteve na presidência dos Correios, Custódio esteve com Gim em seis ocasiões, duas delas no Congresso. Nessas ocasiões, Gim sempre reclamava e cobrava melhoria da remuneração para os franqueados.

Gim foi procurado por ÉPOCA, mas não atendeu aos pedidos de entrevista. A depender do novo presidente, Gim não terá dificuldades de tratar de negócios com a cúpula da estatal. “O Gim é um franqueado, pode defender os interesses de um determinado segmento”, disse David de Matos. Essa confusão de interesses políticos com negócios particulares pode levar aos mesmos erros que carimbaram nos Correios o selo da ineficiência no atendimento ao público.


quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Lideranças políticas do Norte de Minas reconhecem os avanços na região e garantem apoio a Anastasia, Aécio e Itamar


Norte de Minas unido com Antonio Anastasia, Aécio Neves e Itamar Franco

Em Montes Claros, prefeitos e lideranças de todos os partidos declaram apoio a Anastasia

MONTES CLAROS – O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição pela coligação “Somos Minas Gerais”, recebeu hoje (03/08), em Montes Claros (Norte de Minas), o apoio de 83 dos 92 prefeitos que fazem parte Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS). Um a um, cada prefeito subiu ao palanque, montado no bairro Melo, para declarar formalmente seu apoio à reeleição do governador, que estava acompanhado do ex-governador Aécio Neves e do ex-presidente Itamar Franco, candidatos ao Senado Federal.

Mais de três mil pessoas, entre lideranças políticas, vereadores, prefeitos e ex-prefeitos lotaram o evento e emocionaram o Antonio Anastasia, Aécio Neves e Itamar Franco com o clima de festa e dedicação à campanha dos candidatos da coligação “Somos Minas Gerais”.

Movimento a favor de Minas

Para o ex-governador Aécio Neves, a recepção memorável que tiveram é resultado das ações do Governo do Estado nos últimos oito anos. Segundo ele, a confiança no trabalho de Antonio Anastasia deixou de se tornar um fato eleitoral e transformou em um movimento a favor de Minas Gerais.

“Hoje é um momento histórico. Estamos aqui recebendo o reconhecimento de praticamente a totalidade dos prefeitos de todos os partidos. É algo a favor de Minas. Deixou de ser um movimento a favor de um candidato, contra outro. É a favor de Minas. É a favor da permanência da verdade, da seriedade, dos investimentos feitos com absoluta transparência. Os mineiros se orgulham muito do que foi feito ao longo do desses últimos anos”, disse Aécio Neves.

Apoio maciço dos municípios

O governador Antonio Anastasia disse que a manifestação dos prefeitos de diferentes partidos políticos demonstra que Minas quer a continuidade da parceria entre o Estado e as prefeituras. Ele reafirmou seu compromisso de, reeleito, manter o modelo de gestão do Governo de Minas, que, em oito anos, nunca fez discriminação entre partidos na liberação de recursos públicos ou na construção de parcerias. Durante a administração do PT em Belo Horizonte, estado e prefeitura realizaram juntos o maior conjunto de obras na capital nos últimos dez anos. A mesma parceria administrativa ocorreu nos outros municípios mineiros.

“Não há dúvida que tivemos, ao longo destes anos, uma parceria com os prefeitos mineiros de todos os partidos. É bom dizer sempre do caráter republicano que o governador Aécio Neves imprimiu ao governo desde o primeiro dia e que estamos dando esta continuidade. Os prefeitos, os líderes municipais, ex-prefeitos e vereadores têm um papel fundamental. Os prefeitos são gratos em razão daquilo que foi realizado ao longo desse tempo. Fico muito satisfeito com esse apoio maciço e é evidente que os prefeitos terão uma participação fundamental na nossa campanha”, afirmou Antonio Anastasia.

Governo Aécio-Anastasia mudou o Norte de Minas, declaram prefeitos

O prefeito de Varzelândia, Carlos Antunes, do PT, participou do encontro e declarou apoio aos candidatos da coligação “Somos Minas Gerais”. Ele afirmou que o trabalho feito por Antonio Anastasia e Aécio Neves está acima das questões partidárias.

“Antes de ter compromisso com a legenda partidária, tem que ter compromisso com o povo. Se eles estão me ajudando, tenho que retribuir essa ajuda que eles deram para Varzelândia, para meu povo. O governador Anastasia tem dado todo o apoio às prefeituras e não foi diferente com meu município. Antes já tinha esse trabalho feito com o governador Aécio Neves e agora deu continuidade, levando benefício para o meu povo que tanto precisa”, disse o prefeito.Para o prefeito de Patis e presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene, Valmir Morais (PTB), o Governo de Minas, nos últimos anos, tirou o município do ostracismo com a construção de postos de saúde, pavimentação de estradas, plantio de lavouras comunitárias para pequenos produtores, implantação da telefonia celular, entre outras parcerias.

“Não podemos deixar esta administração de Aécio Neves parar. E ninguém melhor para ser um gestor do nosso Estado do que o Anastasia. Prova é que Aécio afastou e colocou Anastasia no seu lugar, que já era o vice, e nós temos por obrigação de apoiar nesta caminhada de Minas para que não percamos essa evolução na administração pública. Sabemos que Anastasia como técnico, como pessoa, como ser humano é um exemplo em Minas. E Aécio Neves nunca nos deixaria na mão colocando uma pessoa que não tivesse estas qualidades”, declarou.

Antonio Anastasia é o verdadeiro governo que o Norte de Minas precisa

Há 15 anos na vida pública, o prefeito de Jaíba Detinho Araúna (PMN) disse que nunca viu em Minas um trabalho tão qualificado como o desenvolvido pelo atual governo.

“Nunca vi um governo investir tanto no Norte de Minas. Por isso, é um dos grandes motivos para nós, norte-mineiros, votarmos e apoiarmos pessoas que nos valorizaram. Foram vários ligamentos de cidades que nem tinham estrada direito e hoje tem a pavimentação. Muitas obras na área de educação. Meu município tem o maior projeto de irrigação da América Latina. Foi um benefício que a Cemig, junto com o Governo do Estado, um grande investimento para nosso município nas escolas, na área de agricultura, no setor de pavimentação. Quem for norte mineiro nunca vai ver uma administração de um Estado fazer o que eles fizeram para o Norte de Minas”, declarou Detinho.A continuidade da gestão Aécio Neves/Antonio Anastasia também foi destacada pelo prefeito de Fruta de Leite, Nixon Marlon (PR), que também vai se empenhar pela reeleição do governador.

“O Antonio Anastasia é o verdadeiro governo que o Norte de Minas precisa. E nós queremos dar continuidade ao governo Aécio que foi um governo excelente. Olhou realmente para o Norte de Minas. É um governador municipalista. Anastasia vai fechar um ciclo de desenvolvimento para a nossa região”, disse.Ainda em Montes Claros, Antonio Anastasia, Aécio Neves e Itamar Franco participam de carreta pelas ruas da cidade, fazem uma parada no tradicional Café Galo e se reúnem com representantes da Pastoral da Criança.


Fonte: Coligação “Somos Minas Gerais’

terça-feira, 20 de julho de 2010

Antonio Anastasia, Aécio Neves e José Serra inauguram comitê no Centro de Belo Horizonte


Antonio Anastasia, Aécio Neves e José Serra inauguram comitê da coligação “Somos Minas Gerais”

O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, e os candidatos à Presidência da República, José Serra, e ao Senado Federal, Aécio Neves, acabam de participar da abertura do Comitê Central da coligação “Somos Minas Gerais”. Instalado no hipercentro de Belo Horizonte (rua Caetés, 857), o comitê será ponto de referência para distribuição de material da campanha para militantes e lideranças políticas. Eles foram recebidos por centenas de pessoas no comitê, onde distribuíram panfletos e bótons.

Os candidatos caminharam pela ruas Guarani e Caetés, e foram cumprimentados e saudados por comerciantes e pedestres. Neste momento, os candidatos embarcam para Divinópolis (região Centro Oeste), onde fazem carreata pelas ruas da cidade e participam de ato político no Clube Estrela do Oeste.


Fonte: Coligação “Somos Minas Gerais”

terça-feira, 6 de julho de 2010

Patrimônio de Hélio Costa cresceu R$ 1 milhão em 8 anos e de Antonio Anastasia reduziu R$ 134 mil de 2006 para cá


Bens de Hélio Costa cresceram quase R$ 1 mi em 8 anos

O patrimônio do senador Hélio Costa (PMDB), avaliado em R$ 1,34 milhão, é quase cinco vezes o valor declarado pelo seu principal concorrente, o governador tucano Antonio Anastasia, segundo representantes de ambos os partidos.

Anastasia, que disputará a reeleição contra o peemedebista, tem patrimônio avaliado em R$ 270 mil.

Em 2002, quando se candidatou ao Senado, Costa declarara patrimônio de R$ 359 mil. Oito anos depois, o ex-ministro das Comunicações de Lula tem quase R$ 1 milhão a mais.

Já o patrimônio de Anastasia reduziu R$ 134 mil de 2006 -quando concorreu como vice-governador na chama de Aécio Neves- para 2010. Naquele ano, Anastasia declarou patrimônio de R$ 404 mil.

Os gastos para a campanha de Costa foram fixados em R$ 36 milhões. Os de Anastasia, em R$ 25 milhões.


Fonte: Folha de São Paulo

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Antonio Anastasia reduz ICMS do setor têxtil e alíquota cai para 7%


Minas reduz para 7% ICMS de setor têxtil

O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB) anunciou ontem a redução de 12% para 7% do ICMS no setor têxtil para operações intermediárias, ou seja, entre contribuintes. A redução deverá ser publicada no “Diário Oficial do Estado” até amanhã. O governador é candidato à reeleição e tem feito anúncios pontuais de alívio tributário desde que assumiu, em 30 de março.

Ainda ontem, Anastasia afirmou também que a alíquota do tributo para o galão de 20 litros de água mineral cairá de 18% para 7%. No mês passado, o governador reduziu de 25% para 22% o ICMS sobre o etanol, aumentando contudo a tributação sobre a gasolina de 25% para 27,5%.

O principal objetivo do anúncio de ontem foi o de evitar a perda de empresas para Estados vizinhos, todos com alíquota menor. Em São Paulo, o ICMS têxtil caiu de 12% para 7% em março. No Rio de Janeiro, a cobrança não passa de 2,5%. O governo mineiro começou a reagir à guerra fiscal no fim do ano passado, quando o então governador Aécio Neves (PSDB) reduziu o ICMS para empresas de todos os setores, com exceção do automotivo, desde que instaladas na Zona da Mata.

Anastasia não divulgou qual será o impacto das reduções na arrecadação estadual, mas nem o setor têxtil e nem o de água mineral são grandes arrecadadores. Mais da metade da receita tributária do Estado é proveniente de quatro setores: siderúrgico, combustíveis, telefonia e energia elétrica. Outros 30% são oriundos dos ramos de cimento, transportes, extração mineral, automotivo, bebidas, remédios e cigarro.

O governo mineiro estima que há 7 mil empresas do ramo têxtil no Estado. Já a produção de água mineral em galão reúne 58 empresas. O setor de confecções ainda não saiu da depressão econômica no Estado. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), a produção física em Minas Gerais caiu 11% em 2009. Entre abril do ano passado e este ano, a queda foi de 3,7%.


Fonte: Cesar Felicio – Valor Econômico

Quarta Erudita recebe inovação da música de câmara


O projeto Quarta Erudita, da Fundação Clóvis Salgado (FCS), recebe nesta quarta-feira (23), na Série Instrumental, o METALmorfose, composto por quatro integrantes da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. No programa estão composições de Jean-François Michel, Johann Sebastian Bach, Gioacchino Rossini, Scott Joplin, Dave Brubeck, John Lennon e Paul McCartney e Ernesto Nazareth Arr. O Quarta Erudita começa às 19h30, na Sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes. Os ingressos custam: R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia entrada conforme a lei).

O quarteto METALmorfose foi criado com a intenção de promover uma inovadora experiência de música de câmara. Foi pensando nisso que, Érico Fonseca, Marlon Humphreys, Wagner Mayer e Renato Lisboa, membros da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, decidiram se aventurar e criar o quarteto de metais. A formação inclui 2 trompetes, 1 trombone tenor e 1 trombone baixo.

As possibilidades de criações existentes em decorrência da união desses instrumentos fazem com que haja uma variação única de estilos. Desde a música renascentista a instrumentos de sopro, passando pelo barroco, transcrições e adaptações de compositores clássicos e românticos, peças originais compostas nos séculos XX e XXI até o Jazz e a MPB.

Érico Fonseca - trompete

Nasceu em Nova Friburgo, RJ, começou a estudar música na Sociedade Musical Campesina Friburguense com os professores Uldemberg Fernandes e Vinicius Lugon. Em 1999 foi escolhido como o 1º trompete da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem, sob a regência de Yeruham Scharowsky. No mesmo ano foi laureado com uma bolsa de estudos no Conservatório de Fribourg (Suíça) na classe de Jean-François Michel, obtendo Bacharelado e Licenciatura em trompete em 2003 e um Diploma de Virtuosidade em 2005. Atualmente, Érico é assistente chefe de naipe de trompetes na Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

Marlon Humphreys - trompete

Sua formação musical aconteceu com o professor Gilberto Siqueira (Trompete-Solo da Osesp) e em 2000 foi vencedor do Prêmio Weril. Marlon foi laureado com uma bolsa de estudos pela Vitae e teve a oportunidade de aperfeiçoar-se em Chicago com o professor e trompetista da Chicago Symphony Orchestra, Mark Ridenour e o legendário Aldoph Herseth. No Japão atuou como membro fundador da Hyogo Performing Arts Center Orchestra por duas temporadas como Trompete-Solo e participou do renomado Pacific Music Festival. Atualmente faz parte do grupo de artistas internacionais que formam a World Orchestra for Peace (Orquestra Mundial pela Paz) a convite de Valery Gergiev.

Wagner Mayer - trombone tenor

Começou a estudar trombone com o professor Paulo Lacerda, no Centro de Formação Artística, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Wagner atuou como membro efetivo da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais desde 1990 e como 1º Trombone desde 1995. Foi vencedor do concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), em 1192, o que garantiu o convite para solar com a Ospa e com a Orquestra Sinfônica de São Paulo.

Entre 1999 e 2003, fez apresentações pelo Brasil, Japão e Europa com a banda mineira de pop rock, Skank.

Renato Lisboa - trombone baixo

É Mestre em música (perfomance) pela Escola de Música da UFMG, onde se graduou no instrumento. Renato é especialista em Música Brasileira pela Escola de Música da UEMG e membro do quinteto de metais Itaratã e do quarteto de trombones Trombominas. Foi vencedor do concurso Jovens Solistas da Escola de Música da UFMG e atuou como solista à frente da Orquestra Sinfônica e da Banda Sinfônica dessa instituição. Atualmente é professor de trombone na Escola de Música da UEMG.

Serviço:

Evento: Quarta Erudita

Data: 23/06/2010

Horário: 19h30

Local: Sala Juvenal Dias no Palácio das Artes (avenida Afonso Pena, nº 1537, Centro, Belo Horizonte)

Valor: R$ 8,00 e R$ 4,00 (meia entrada conforme a lei)

Informações: (31) 3236-7400

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Leonardo Boff critica o maquiavelismo do ‘novo PT’, que abandonou a ética e as reformas estruturais em nome do poder


Solidariedade para com as vítimas do ‘novo’ PT

Passei um fim de semana lendo pela enésima vez O Príncipe de Maquiavel no esforço de entender a atual política da Direção Nacional do PT.

E ai encontrei as fontes que possivelmente estão inspirando o assim chamado “novo PT”, aquele que trocou o poder da vontade de transformar a realidade pela vontade de poder para compor-se com a realidade, notoriamente envenenada com o propósito de perpetuar-se no poder.

Nas palavras do candidato eleito pela convenção do partido em Minas Gerais, Fernando Pimentel e depois invalidado, em nome da aliança com o PMDB: “o PT novo é o PT que faz alianças e convive com a realidade política brasileira, buscando transformá-la… Não somos mais um partido que coloca a ideologia como uma máscara, como óculos escuros para não enxergar a realidade política; operamos com a realidade política do jeito que ela é, para transformá-la”(O Globo 12/6/2010).

Vamos traduzir esse discurso de disfarce. A ideologia básica do PT originário era a ética e as reformas estruturais. O novo PT entende este propósito como uma máscara que não permite enxergar a realidade política do jeito que ela é.

Sabemos como é o jeito da política vigente, montada sobre alianças espúrias, sobre a mercantilização das relações políticas e sobre a rapinagem do dinheiro público.

Pimentel ainda acredita que com as alianças se pretende transformar a realidade, como se para transformar uma gangue de bandidos devesse fazer parte dela. A ética foi enviada ao limbo e em seu lugar entraram os conselhos de Maquiavel.

Este teve um propósito semelhante à Direção do PT: “ir diretamente à verdadeira realidade das coisas e não ater-se a representações imaginárias” (c.XV). Para Maquiavel a verdadeira realidade das coisas é a busca tenaz do poder, as formas de conquistá-lo e de conservá-lo. E ai vale tudo; os fins justificam todos os meios: o perjúrio, o crime e até o bem se ele trouxer vantagens.

As “representações imaginárias” é a ética, o que deve ser. Ela não é posta de lado; até vale desde que favoreça o poder. Caso contrário pode ser atropelada:”não se afastar do bem quando se pode, mas saber usar o mal, se necessário” (c.XVIII).

O importante não é ser bom, mas parecer bom. Não há porquê cumprir a palavra empenhada, se ela se volta contra o príncipe pois “jamais faltarão motivos legítimos para justificar o não cumprimento de algo apalavrado”(c.XVIII).

É entristecedor ler em Pimentel:”nesse processo de renovação, alguns companheiros vão ficar no passado”. Estes, na verdade, são os portadores do futuro porque são fiéis à ética e ao sonho de uma política diferente do jeito como é feita.

A Direção do PT se rendeu a ela, fazendo alianças escandalosas para se perpetuar no poder e assim se atolando no passado. O povo não merece ser defraudado desta forma.

Não é investindo em políticas assistenciais que se possa substituir-lhe a dignidade. Mesmo assim, há tantos nas bases, deputados, prefeitos e vereadores do PT antigo e ético que mantém vivo o sonho e que não abandonam a questão: que Brasil queremos e que ética pública precisamos?

Quero me solidarizar com as vítimas do maquiavelismo do “novo” PT, especialmente em Minas Gerais e no Maranhão. Neste Estado está ocorrendo uma tragédia, bem representada pelo histórico sindicalista Manoel da Conceição, de 75 anos, fundador do PT, torturado e mutilado pela polícia das oligarquias entre as quais estão os Sarneys, sendo obrigado a votar em Roseana Sarney do PMDB.

Em carta aberta ao companheiro Lula, de fazer chorar, escreve “com ternura e amor de um irmão”: “como eleger essas figuras que me mutilaram, torturaram e mataram dezenas de meus mais fiéis companheiros… isso fere de morte a nossa honra e a nossa história”. Mas o projeto de poder não tem o mínimo sentido humanitário: Maquiavel dixit.

Da mesma forma quero me solidarizar com as vítimas de Minas Gerais, com Sandra Starling, com Patrus Ananias, dos melhores ministros do Governo, com Durval Ângelo, paladino dos direitos humanos e de tantos e tantas que estão sofrendo indignados.

Nem tudo vale neste mundo. E se Cristo morreu, foi também para mostrar que nem tudo vale e que para tudo há algum limite, válido também para o PT.

Leonardo Boff junto com Mark Hathaway escreveu o livro The Tao of Liberation. Exploring the Ecology of Transformation, N.Y. 2009


Conselho Político é formado e faz sua primeira reunião


Realizada na manhã desta segunda-feira, dia 21, na sede do PSDB/MG, em Belo Horizonte, a primeira reunião do Conselho Político criado para discutir as questões que envolvem a reeleição do governador Antonio Anastasia (PSDB), além da formação das chapas proporcionais e majoritária para as eleições 2010. Estiveram presentes presidentes de partidos e representantes do DEM, PPS, PP, PDT, PR, além do presidente do PSDB, deputado Narcio Rodrigues e do secretário Danilo de Castro.

O Conselho irá se reunir semanalmente e a próxima reunião acontecerá na sexta-feira, dia 25, às 15 horas. “Este colegiado será o fórum para discutir as pendências partidárias e as estratégias de comunicação, entre outros assuntos, como também a escolha do vice e dos suplentes ao Senado. Teremos uma aliança ampla com 14 ou 15 partidos e precisamos dar noção de conjunto, de unidade, até para que não surjam problemas que possam dividir essa base”, informou o deputado Narcio Rodrigues.

Narcio explicou que as primeiras discussões estão centradas na formação das chapas proporcionais – para deputados federais e estaduais. Só depois será discutida a chapa majoritária. “Nosso objetivo é reeditar o `chapão’ e acreditamos em pelo menos seis partidos fazendo parte dele”, afirmou o presidente dos tucanos mineiros.

Na convenção do PSDB, que será realizada no domingo, dia 27, na Assembleia Legislativa, Narcio adiantou que o partido irá apresentar sua chapa completa.


Fonte: PSDB/MG

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Senado autoriza Governo de Minas a contratar US$ 461 milhões junto ao Bird

O plenário do Senado Federal aprovou, na tarde desta quarta-feira, dia 16, autorização para o Estado de Minas Gerais contratar empréstimo no valor de US$ 461 milhões com o Banco Mundial (Bird). Os recursos serão aplicados no Programa de Parceria para o Desenvolvimento de Minas Gerais II – Financiamento Adicional, que prevê ações nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, infraestrutura e controle fiscal.
O empréstimo já havia sido aprovado pela direção do banco e pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Não há contrapartida financeira por parte do Governo de Minas. Mais uma vez, o banco adota os resultados dos programas mineiros como contrapartida. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Barroso, destacou a confiança que o Bird, mais uma vez, demonstra no modelo de gestão adotado em Minas Gerais. “É muito importante Minas Gerais conseguir um empréstimo desta magnitude, sem a necessidade de uma contrapartida financeira. Além disso, vai representar um reforço fundamental no nosso orçamento para as ações sociais”, detalhou.
A primeira parcela – estimada em US$ 161 milhões – será liberada logo após a assinatura do contrato, que deve ser formalizado pelo governador Antonio Anastasia no início de julho.


Leia matéria completa Senado autoriza Governo de Minas a contratar US$ 461 milhões junto ao Bird

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Ações de Anastasia e Aécio Neves revitalizam balneário Caxambu


Quase 100 anos depois de sua inauguração, o Balneário Hidroterápico do Parque das Águas Lizandro Carneiro, em Caxambu, no Sul de Minas, foi completamente restaurado e entregue à comunidade no início de junho, em atendimento à demanda da comunidade e à determinação dos Governos Aécio Neves e Antonio Anastasia.

Construído em 1910, com projeto do arquiteto Alfredo Burnier, o Balneário passou por uma reforma completa e uma cuidadosa restauração de todo o seu patrimônio arquitetônico. Toda a obra de reforma e restauro esteve em conformidade com as orientações do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG). Iniciada em março de 2007, a revitalização do Balneário de Caxambu, incluindo as obras de engenharia, a restauração, o paisagismo e o novo mobiliário, equivalem a um investimento de R$ 7,5 milhões, recursos da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig).

As obras de engenharia incluíram a troca do sistema elétrico e de iluminação, novos equipamentos hidrossanitários, caldeiraria e de telefonia, drenagem pluvial, reforma da subestação e um sistema de adução e armazenamento de águas minerais para atender ao balneário. Dois novos sistemas de segurança foram desenvolvidos no local: o Sistema de Proteção de Descargas Atmosféricas (SPDA) e o Sistema de Prevenção e Combate a Incêndio. Foram construídos, também, um refeitório e modernos vestiários para funcionários, em total conformidade com as exigências da Agência de Vigilância Sanitária.

Mereceram cuidado especial da Codemig, as saunas e as duchas, projetadas com o que há de mais moderno nesse setor. Dezesseis novas banheiras de hidroterapia foram instaladas, com programação de tratamentos, jatos, sistema de aquecimento e iluminação multicor. E o ineditismo fica por conta de um charmoso spa instalado no local, com piscina com acessibilidade a portadores de necessidades especiais e outros recursos. O mobiliário do Balneário também foi projetado para atender às demandas do local e de acordo com o projeto arquitetônico, cuidadosamente elaborado e aprovado pelo Iepha/MG.

Obras de restauração

Os serviços de restauração foram realizados por uma empresa especializada, com acompanhamento técnico e aprovação do Iepha/MG. Responsável anteriormente pela restauração do Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, a empresa assina a restauração no prédio principal do Balneário de Caxambu e em alguns bens integrados a ele – conjunto esse que carrega quase 100 anos de história.

Na edificação central do Balneário, os serviços compreenderam a revitalização das pinturas interna e externa, assim como a recuperação de toda a sua vidraçaria e ferragens. A intervenção abrangeu também a cobertura metálica da torre do relógio, o vitral, a escadaria de mármore de Carrara, as claraboias e ainda a decoração interna do hall principal. Foram recuperados, ainda, azulejos, pisos, escadas de ferro batido e vidros aramados. Todo trabalho restabeleceu o esplendor arquitetônico do início do século XX.

O arquiteto da Diretoria de Conservação e Restauração do Iepha/MG, Miguel Capobianco, informa que o projeto de restauração foi aprovado pelo instituto em 2006 e as obras tiveram início em 2007. “Pela primeira vez, o Balneário passou por uma restauração completa, o trabalho ficou excelente, tudo que o Iepha/MG solicitou em termos de restauração foi acolhido pela prefeitura do município e pela Codemig. As obras inclusive permitem agora a acessibilidade de cadeirantes”, analisa Capobianco.

Turismo

Caxambu integra a Associação do Circuito Turístico das Águas, certificada pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG). Localizada num vale da Serra da Mantiqueira, a cidade de Caxambu concentra o maior complexo hidromineral do mundo. É da água que vem a história da cidade. São 12 fontes de água mineral de alto poder diurético e desintoxicante, cada uma com propriedades químicas diferentes da outra.

A Fonte D. Pedro, cujo nome é uma homenagem ao Imperador D. Pedro II, é a mais antiga e simbólica do Parque das Águas. O parque oferece deliciosas casas de banhos, gêiseres de água fria, lago, teleférico, jardins e alamedas, compondo um dos balneários mais charmosos do país.

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) em parceria com o Senac, promoveu em 2008, o Curso de Qualidade no Atendimento ao Turista, qualificando 27 pessoas. No mesmo ano, capacitou oito policiais em segurança turística. Em 2009, qualificou mais 56 pessoas no Curso de Hotelaria e Turismo, também em parceria com o Senac. E, por meio do Programa Especial de Sinalização Turística, os 10 municípios pertencentes ao Circuito das Águas, incluindo Caxambu, receberam 102 placas, nos anos de 2002 e 2005.

História

O Morro de Caxambum, como era denominado no século XVII, era rota de bandeirantes e já conhecido pelas “águas que borbulham”, em tupi. As fontes foram sendo descobertas aos poucos, e em 1841 já eram procuradas por pessoas para cura de problemas de saúde.

No final do século XIX, com a chegada da Princesa Isabel, que alcançou, por meio das águas ferruginosas, a cura de uma anemia e posteriormente conseguiu engravidar, Caxambu teve as virtudes curativas de suas águas reconhecidas e alcançou seu apogeu no início do século XX.

Em 1901 o povoado de Nossa Senhora dos Remédios de Caxambu se torna a Vila de Caxambu. No período foram feitos investimentos em infraestrutura e em 1915 é elevada à categoria de cidade. Recebe visitantes ilustres como Ruy Barbosa, que ajudou a espalhar a fama da cidade em todo o mundo.

Ao longo do século XX, o Parque das Águas ganhou equipamentos e elementos arquitetônicos que buscavam seu aprimoramento como espaço de tratamento de saúde, lazer e repouso. Entre essas intervenções estão as inúmeras estruturas em ferro, semelhantes a coretos de jardins públicos, construídas para abrigar as fontes de água mineral. Têm ainda destaque os trabalhos realizados pelo português “Chico Cascateiro”. São quiosques, pontes, passarelas e diversos elementos decorativos naturalistas.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Anastasia apresenta proposta de modernização e aumento salarial das carreiras da Educação


O governador Antonio Anastasia apresentou, nesta segunda-feira, dia 14, no Palácio da Liberdade, proposta que reestrutura, moderniza e cria nova política remuneratória em parcela única (subsídio) para as carreiras dos servidores da Educação. Segundo o governador, a nova proposta aumenta o salário inicial, incorpora todas as vantagens permanentes, reduz disparidades entre as remunerações de servidores com a mesma função e torna mais atraente a carreira do Magistério, com promoção a cada cinco anos e progressão a cada dois anos.

“Estamos apresentando uma nova proposta de remuneração para os professores do Estado, para a Educação como um todo. Na realidade, neste momento se apresenta também ao Sindicato essa mesma proposta e nós estamos criando um novo padrão de remuneração no Estado. Na realidade, estamos incorporando em um só padrão remuneratório, que se chama subsídio, todas as parcelas que hoje compõem a remuneração. Então, aqueles famosos e populares penduricalhos estão sendo todos extintos. Estão sendo todos incorporados e transformados em um só valor chamado de subsídio”, afirmou o governador, em pronunciamento à imprensa.


Para tucanos, candidatura de Serra é o fim da divisão do Brasil


A formalização da candidatura de José Serra à Presidência da República representa o primeiro passo para colocar um fim na divisão do Brasil entre ricos e pobres, insuflada pelo governo petista. A avaliação é dos deputados federais Rodrigo de Castro (MG) e Antonio Carlos Pannunzio (SP).Serra foi confirmado como candidato a presidente na convenção nacional do PSDB, no sábado, na cidade de Salvador (BA).

O evento realizado no Clube Espanhol contou com a participação de políticos e militantes tucanos e de partidos aliados (DEM, PPS).Para Rodrigo de Castro, chegou o momento de fazer do Brasil um País igualitário e justo, sem distinção de classe econômica, raça ou sexo. "A divisão pregada pelo governo não pode continuar.

Vamos à luta por um país justo, unido, sem distinção", disse."Foi uma convenção maravilhosa. O PSDB começa a eleição com o melhor candidato, a melhor proposta e uma militância aguerrida e disposta a se empenhar na vitória pelo Brasil. Com certeza, estamos no caminho certo, de um Brasil melhor", acrescentou o deputado.

Pannunzio também comemorou a convenção. "(A convenção) Foi uma união em torno de princípios fortes. Lembrava muito a convenção de 1994, quando elegemos o presidente Fernando Henrique Cardoso", recordou. Pannunzio destacou a experiência do candidato tucano. "O Serra é ousado, tem visão de mundo.

Ele enxerga à frente, sabe onde podemos chegar", disse. O parlamentar alertou, no entanto, que a eleição será "duríssima", porque o governo infringe a legislação eleitoral e "zomba da lei".

No lado tucano, ao contrário, "somos a favor da democracia".Participaram da convenção como oradores o candidato a governador Paulo Souto (BA), o senador Sérgio Guerra (PE), presidente nacional do PSDB, e o ex-governador Aécio Neves (MG), além de ter sido exibido um vídeo com mensagem do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso

Fonte: Agência Tucana

Aécio e Anastasia recebem apoio do PSB, através de Marcio Lacerda


O PSB, do prefeito Márcio Lacerda, vai apoiar a candidatura do governador Antonio Augusto Anastasia (PSDB) ao Palácio da Liberdade. O partido, que vinha sendo cortejado para participar da candidatura única da base aliada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no estado, fechou questão ontem, mas vai anunciar a decisão na quarta-feira. Dessa forma, a controvertida aliança entre PMDB-PT sofre mais um revés, depois da imposição do nome do senador peemedebista Hélio Costa para encabeçar a chapa mineira em prol de uma aliança nacional. A debandada começou com PR e PRB, que, depois do imbróglio na formação da aliança, desistiram de participar da coligação para concorrer ao governo.

O prefeito Marcio Lacerda e o presidente do PSB no estado, deputado Wander Borges, se reuniram ontem com Anastasia e o ex-governador Aécio Neves. Participaram também do encontro o secretário de governo, Danilo de Castro (PSDB), e o ex-deputado Mauro Lobo (PSB). Segundo Wander Borges, a coligação com os tucanos ainda não foi oficializada. “Com a ausência de Fernando Pimentel no processo, existe uma tendência muito grande pró-Anastasia. Mas o assunto ainda está sendo discutido com a Executiva nacional”, disse.

Na verdade, o acordo já foi acertado entre os caciques do partido e deve ser homologado pela direção do partido na convenção nacional marcada para segunda-feira. Em conversa com o presidente nacional do PSB, governador de Pernambuco, Eduardo Campos, Aécio Neves pediu inclusive que o partido se coligue formalmente na chapa majoritária do PSDB, trazendo com isso seu tempo de televisão no horário eleitoral gratuito. O dirigente nacional disse que, apesar de nacionalmente o partido apoiar a pré-candidatura de Dilma Rousseff (PT) ao Palácio do Planalto, no caso de Minas Gerais, entenderia que os socialistas tomassem outro rumo para compor um governo do qual já participa como base. Campos se comprometeu a autorizar a aliança na convenção do partido.

Pesou a posição da maior liderança do PSB no estado, o prefeito Marcio Lacerda, que, sem a candidatura de Pimentel ao governo, se sentiu liberado a caminhar com Anastasia, de quem foi colega de secretariado quando esteve à frente da pasta de Desenvolvimento Econômico do governo Aécio. Além da proximidade com os tucanos, Lacerda teria dificuldades de caminhar com o PMDB, com quem travou uma verdadeira batalha durante a eleição municipal de 2008. “Existe a decisão de apoiar Dilma também no plano regional e isso é nossa posição, mas, em relação à eleição estadual, é um quadro bem mais complexo. Estamos discutindo, mas há uma tendência muito forte de apoiarmos a candidatura do Anastasia”, disse Lacerda.

PIMENTÉCIO O prefeito, no entanto, não vai abandonar seu outro padrinho político, que concorrerá a uma vaga no Senado. Apoiado por petistas e tucanos ao se eleger prefeito, Lacerda pediu liberação para subir no palanque do ex-prefeito Fernando Pimentel, além do de Aécio Neves. Os dois concorrem às duas vagas disponíveis para os mineiros na eleição. “Não quero adiantar minha posição (em relação ao governo), mas já avisei meu amigo Pimentel que vou votar nele para o Senado”, disse o prefeito.

Os deputados estaduais e federais do PR também confirmaram ontem, em reunião com Anastasia, o apoio à chapa tucana. Os últimos apelos do pré-candidato do PMDB ao governo, Hélio Costa, não foram suficientes para comover as bancadas, que desistiram de se unir à candidatura única da base do presidente Lula (PT), depois de os petistas abrirem mão de lançar um nome próprio ao Palácio da Liberdade.


terça-feira, 8 de junho de 2010

Pesquisa Ibope: Antonio Anastasia lidera pesquisa quando entrevistados são informados que ele é o candidado de Aécio Neves


O Globo: apoio de Aécio já coloca Anastasia na frente das pesquisas

O governador de Minas e pré-candidato ao governo do Estado, Antonio Anastasia, já lidera as intenções de voto dos eleitores quando os entrevistados são informados que ele é o candidato do ex-governador Aécio Neves, de acordo com o instituto Ibope. A notícia foi publicada pelo jornal O Globo, no sábado (05/06/2010), pelo colunista Ilimar Franco, do “Panorama Político”. Eis os resultados: Antonio Anastasia (25%), e Hélio Costa (24%) e Fernando Pimentel (23%).

De acordo com Ilimar Franco, “o governador Antonio Anastasia (PSDB) está atrás na pesquisa do Ibope, feita para o PMDB, mas o gráfico mostra que ele se beneficia toda vez que o ex-governador Aécio Neves cola na sua candidatura. Anastasia oscila de 22% para 25%”. Entre os ouvidos, 77% disseram que votariam ou poderiam votar num candidato apoiado por Aécio. Confira aqui os detalhes desse item da pesquisa do Ibope.


Fonte: Ilimar Franco – O Globo

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Sem consenso, PT mineiro se nega a prestar apoio a Helio Costa e Lula vai intervir para fazer o casamento na marra


Reta final para PT e PMDB

O casamento político entre PT e PMDB para viabilizar o palanque único na disputa ao governo de Minas Gerais terá de ser feito na delegacia. A seis dias da data prevista para as legendas fecharem acordo, petistas e peemedebistas não se entendem nem mesmo sobre quem está na frente nas pesquisas encomendadas para medir o desempenho dos dois pré-candidatos, o ex-ministro Hélio Costa (PMDB) ou o ex-prefeito Fernando Pimentel (PT). Em meio ao tiroteio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu ontem o recado: a escolha de Hélio Costa para concorrer a governador já está encaminhada e o PT nacional está pronto para intervir, caso o impasse não se resolva.

O emissário escolhido para tranquilizar o presidente do PMDB e da Câmara, Michel Temer, foi o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Segundo ele, os partidos aguardam apenas os resultados das pesquisas para oficializar a situação. O recado de Lula veio para conter o clima de hostilidade entre as duas legendas, que ficou claro nos últimos dias com a troca de farpas feita até mesmo pela internet. Depois do encontro com Padilha, Temer se encontrou com Hélio Costa e lideranças peemedebistas. A avaliação no PMDB é de que Hélio Costa continua à frente de Pimentel e qualquer resultado diferente será no mínimo uma surpresa.

O PMDB vem pressionando a direção nacional do PT no sentido de que, sem o apoio dos petistas à candidatura de Hélio Costa, a aliança com Dilma no plano nacional pode ficar prejudicada. Em Minas, no entanto, partidários de Fernando Pimentel insistem que ele seria o melhor nome para concorrer ao Palácio da Liberdade, o que levou os peemedebistas a ameaçarem com um possível adiamento da convenção do partido marcada para o dia 12, que sacramentaria Temer como vice de Dilma. “O estado tem muita força na convenção, tem de se respeitar os mineiros antes de partir para uma decisão mais forte”, indicou o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves.

Lula pediu a Padilha que apagasse o pavio aceso em Minas Gerais e garantiu o cumprimento do acordo firmado entre Pimentel e Costa no mês passado, pelo qual foi acertado o palanque único com o escolhido conforme análise de pesquisas eleitorais. Os levantamentos devem ser entregues aos dois partidos até o fim do dia. “O PMDB vai se reunir no domingo, para analisar a decisão do partido. Se o candidato do PT tiver preferência clara do eleitorado, terá nosso apoio e colocaremos o coração na campanha. Do contrário, exigimos reciprocidade”, afirmou Costa.

O anúncio oficial sobre o candidato do Palácio do Planalto ao governo mineiro será na segunda-feira, depois de reunião entre os presidentes do PMDB, Michel Temer, e do PT, José Eduardo Dutra. Para líderes do PMDB, a escolha de Costa são favas contadas. “Ele está liderando as pesquisas, temos um acordo nacional com o PT. A tendência, até pelo que disse o Padilha e o Dutra, é de que o Hélio seja anunciado candidato”, apostou Alves.

O presidente do PT de Minas, deputado federal Reginaldo Lopes, no entanto, afirma que o jogo virou e agora Fernando Pimentel estaria à frente nas pesquisas encomendadas pelo PT. “Não há mais diferença. Do ponto de vista quantitativo, hoje o que temos é um empate técnico e no aspecto qualitativo o Fernando é o mais competitivo. Agora queremos discutir de maneira fraterna com o PMDB e entendemos que a possibilidade maior é de o Pimentel ser o candidato”, afirmou.


Fonte: Estado de Minas

terça-feira, 1 de junho de 2010

Noivo Neurótico, Noiva nervosa: Casamento do PT e PMDB em Minas mal começou e partidários lavam roupa suja no Twitter


PT e PMDB partem para disputa virtual em Minas

A falta de entrosamento entre petistas e peemedebsitas em Minas Gerais chegou a tal ponto que ontem os partidos deixaram de discutir a relação entre quatro paredes e resolveram lavar roupa suja em praça pública, ou virtual, no caso. A menos de uma semana do prazo para definir entre o ex-ministro Hélio Costa (PMDB) e o ex-prefeito Fernando Pimentel (PT) quem será o nome para unir a base aliada ao governo federal no estado, os noivos já não escondem que o casamento político não será tão consensual quanto vinham pregando. Depois de meses de negociação, o motivo é o mesmo: todos concordam com o palanque único, mas ninguém quer ceder a cabeça de chapa

O meio usado para a troca de farpas entre PT e PMDB foi o microblog Twitter. Logo cedo, o pré-candidato do PMDB postou em sua página comentários com o assunto. “PT e PMDB juntos só perdem a eleição em Minas se não tiverem juízo. A frase não é minha. Todos nós sabemos de quem é”, escreveu, se referindo a uma declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o imbróglio em Minas.

Costa disse que no fim de semana foram feitas novas pesquisas qualitativas e quantitativas sobre o cenário eleitoral em Minas que levarão a uma decisão no domingo. O pré-candidato reforça a fala de Lula e emenda: “Fala quem pode e obedece quem tem juízo, certo?”

A resposta veio do presidente do PT, deputado estadual Reginaldo Lopes, que, também em sua página virtual disse: “Ninguém faz nada se não estiver convencido”. Mais tarde, o deputado federal Lincoln Portela, presidente do PR em Belo Horizonte, postou em sua página: “Minas não é moeda de troca e o troco vem com a indignação de milhares de pimentas, ávidas por botar @pimentelminas (link para a página de Fernando Pimentel) nos olhos dos outros”

Como pano de fundo, a briga tem o mesmo viés da novela que se arrasta desde antes de os petistas realizarem prévias para escolher um candidato do partido. O problema é que nacionalmente PT e PMDB têm um acordo para tentar eleger a ex-ministra Dilma Rousseff presidente e a exigência dos peemedebistas para concretizar a aliança é o apoio à pré-candidatura de Hélio Costa em Minas Gerais

No estado, porém, integrantes da base aliada formaram comissão para escolher entre os dois nomes e negam que esteja tudo resolvido. Os partidos escolheram como critérios, além das pesquisas de opinião que devem ficar prontas até quarta-feira, o apoio das legendas que estarão no palanque de Dilma, o PCdoB, o PR e o PRB. No entanto, dentro dessas legendas haveria uma pressão para emplacar o nome de Pimentel. Conforme Hélio Costa, os líderes se encontram hoje em Brasília com os presidentes do PT, José Eduardo Dutra, e do PMDB, Michel Temer.

Apesar dos recados trocados na rede, os partidos garantem que não há dificuldade para chegar a um nome no dia 6 e que o escolhido contará com a unidade dos partidos. O prefeito de Uberaba, Anderson Adauto (PMDB), coordenador da campanha de Hélio Costa, nega o clima de hostilidade. “Temos no páreo dois excelentes candidatos para uma vaga só e todos gostariam que o candidato fosse do seu partido. É natural um momento nervoso quando se caminha para um processo de definição”, disse. Já Reginaldo Lopes afirmou que o PT está unido pela candidatura própria mas foi estabelecido o palanque único com um procedimento de escolha. “Então, é importante o PMDB respeitar o critério estabelecido”, disse.


Fonte: Estado de Minas

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Charge do Chico: Aécio Hamlet Neves ser ou não ser o cara




Projeto do deputado Eduardo Barbosa pretende democratizar concursos públicos


Preocupado com os excessos muitas vezes cometidos na elaboração das provas dos concursos públicos, o deputado Eduardo Barbosa (PSDB/MG) apresentou projeto alterando a lei nº 8.112/1990, que trata do regime jurídico dos servidores públicos federais. A proposta do tucano acrescenta parágrafo no que se refere ao grau de complexidade das provas desses certames.

Barbosa defende que o grau de complexidade, por disciplina, deve ser proporcional ao conhecimento da matéria exigido para o exercício do cargo. Isso deve ser feito porque, segundo ele, apesar de a Constituição de 1988 determinar a realização de concurso público como forma democrática de acesso a cargos na administração pública, a universalidade desejável desse instrumento é questionável. “As bancas organizadoras cobram conhecimentos muito além dos exigidos no desempenho dos cargos disponíveis”, ponderou.